O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista nesta terça-feira, 21, que a privatização da Eletrobras foi um “crime de lesa-pátria”. Ele disse ainda que entrou na Justiça contra a possibilidade de recompra de ações da companhia. O objetivo é restabelecer o controle da empresa pelo Estado.
“O processo de privatização foi feito para proibir a gente de tomá-la de volta”, disse Lula. “Não vai ficar por isso.”
Hoje, a companhia tem em seu estatuto um mecanismo conhecido como “pílula de veneno”. Esse entrave burocrático dificulta a recompra da empresa pelo governo. Em caso de compra de ações pelo Estado, seria necessário o pagamento do triplo do valor de mercado.
O petista já teria acionado a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União (AGU) para modificarem o estatuto da Eletrobras, a fim de garantir mais poder ao governo. Técnicos dos órgãos envolvidos trabalham para elaborar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que deve ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal.
A intenção do presidente é derrubar o dispositivo que estabelece que qualquer acionista deve ter no máximo 10% do poder de voto nas assembleias, ainda que tenha participação maior na empresa. O mesmo critério vale para a União, que tem 42,6% das ações. Como tem maior participação, o Estado poderia rever o processo de privatização.
No entanto, como o dispositivo foi criado por uma lei no Congresso, a única forma de derrubá-lo seria aprovar outra lei ou recorrer ao Supremo.
Ele quer de volta a estatal, não tem lugar onde colocar os cabides prometidos
Quem daria um palpite sobre a posição do STF? Como já se pode ter uma antecipação da decisão? Isso não é justiça que beneficie uma sociedade livre e produtiva!
Quando haverá uma ação pedindo o impedimento do lula? Terá que ser no congresso, porque na “justiça”……….
Esse lixo saiu da cadeia pra fude com tudo.
Quando esse “duende megalomaníaco” cair, todos esses atos tresloucados serão revogados. O cadafalso do cabeça de ovo está em construção. Não vai escapar.
Quando for liberado tudo a China compra, como fez com a energia em SP e ES.
Devia entrar numa caverna e desaparecer…
Esse é o partidão ideológico.
Imprevisibilidade total aos investidores em um lugar aonde o passado e o trânsito em julgado é incerto.
Para fazer a cortina de fumaça, o consórcio usará o método de Goebbels pautando as suas notícias em três espantalhos a fim de ocupar a discussão.
1- Pauta de gênero
2- MST vs Bacen
3- Jair Bolsonaro que não querem esquecer de forma alguma.
É só recorrer aos amigos do STF que, com uma canetada, tudo se resolve, principalmente Lewandowski que está passando a boiada no final de carreira!