O presidente Lula afirmou que tem divergências políticas com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à CNN, Lula afirmou que “teria o direito” de brigar com o presidente do BC, porque eles não têm a mesma “cabeça política”.
“Não cabe ao presidente da República ficar brigando com o presidente do Banco Central. Eu até teria direito, porque ele não foi indicado por mim, ele foi indicado pelo [ex-presidente Jair] Bolsonaro, ele foi indicado pelo [ex-ministro Paulo] Guedes. Então significa que a cabeça política dele é muito diferente da minha cabeça e daqueles que votaram em mim”, declarou à CNN. “Mas ele está lá, tem um mandato, a única coisa que eu quero é que ele cumpra o que está na lei, que ele tem que cuidar da inflação, do crescimento, tem que cuidar do emprego.”
Lula começou a fazer críticas públicas ao BC há algumas semanas e subiu o tom, com ajuda de aliados, depois que a autoridade monetária manteve a taxa anual de juros a 13,75%.
Na entrevista, ele voltou a criticar a independência da instituição, a taxa de juros e as metas de inflação e afirmou que, se a economia não melhorar, poderá propor o fim da independência do órgão de política monetária.
Questionado se poderia rever a lei que estabelece a independência do BC, Lula disse que “se a autonomia trouxer uma coisa extremamente positiva não tem problema nenhum de ele ser independente”. “Isso nunca foi uma coisa de princípio para mim. O que eu quero saber é o resultado. Um Banco Central autônomo vai ser melhor, vai melhorar a economia? Ótimo, mas, se não melhorar, nós temos que mudar”, declarou Lula.
Ele também fez questão de ressaltar que o BC não é independente, mas autônomo. “Ele tem autonomia, mas não é independente. Ele tem compromisso com a sociedade, com o Congresso, com o presidente da República.”
Relacionadas
A divergência não é por “cabeça política”. É por nível de conhecimento e seriedade.
Já sabe que seu governo é um fracasso e já está achando um para colocar a culpa pela sua incompetência e de seu ministro Haddad.
Tem mas e daí? o TrapaLHadrão temd e entender que é presidente de uma ainda república institucional democrática e o Banco Central é órgão de Estado não se submetendo aos caprichos do sátrapa da vez que está claro tenta ser ditador deste galinheiro de políticos irresponsáveis tristemente cooptados pelo bando no poder e submissos ao STF por rabo preso nas cortes de justila esperando punição por seus muitos ccrimes contra a nação … não há mais dúvida o destino deste país é negro e choraremos sangue.
Lula tem divergências com todos aqueles que são honestos e pessoas de bem.
Deixa eu entender, se o Banco Central é o responsável pelo controle da inflação, do desemprego e do crescimento do Brasil, de acordo com o Nine Fingers, pergunto: Não seria então melhor que acabassemos com o executivo e o Legislativo e deixássemos somente o Banco Central comandando o Brasil?
Boa Lulinha paz e amor, tô adorando sua gestão!!! Continue neste batidão!!!
Quanto mais o ex-presidiário bate no presidente do Bacen, mais relevante se torna o papel deste. Só a lamentar que vai ficar até 2024. Expansão de crédito para consumo não leva a crescimento sólido e acaba levando inflação com endividamento e baixa produtividade. essa fórmula já sabemos que não deu certo..
Quanto mais o ex-presidiário bate no presidente do Bacen, mais relevante se torna o papel deste. Só a lamentar que vai ficar até 2024. Expansão de crédito para consumo não leva a crescimento sólido e acaba levando inflação com endividamento e baixa produtividade. essa fórmula já sabemos que não deu certo.
Cabeças diferentes… Mas que bidu! Com um presidente esperto assim logo, logo estaremos ingressando no primeiro mundo… SQN!
Deixem ele pegar o BC e aguardem a tragédia. Como disse o seu vice: “ele quer voltar a cena do crime”, ou não disse?
PAREM de CONSUMIR gente!,!!
Estou avisando desde novembro 2022. A economia vai quebrar….POUPEM…comprem dólares …e preparem-se para fugir. Portugal Itália Espanha Uruguai EUA Bretanha …enfim.
NÃO CONSUMAM! Façam essa forcinha…o Brasil honesto agradece e vc não precisa ir nas portas dos quartéis implorar para praticantes de odiosa PERFÍDIA salvarem o Brasil honesto. Tá no sangue de militares serem truculentos e BURROS. São traídos facilmente por políticos.
Só vi uma situação dessa na época da queda de DILMAnta…. Uma quantidade enorme de comércio, casas, edifícios para vender ou alugar…gente mais esperta está fechando seus negócios.
Passeiem pela cidade de SAMPA e vcs verão facilmente isso ….vocês não prestam atenção e por isso são pegos com a quebra da economia…. São mal informados pela VELHA mídia globo lixo..band chinesa e foice de SP.
ACORDEM! A economia está quebrando rapidamente
Concordo com tudo que disse, Marcelo.
Esse condenado tem divergências ” politicas” com tudo que dá certo.
Nossa como a idade está aparecendo
Largue tudo e vai pescar
bebum senil
Para o mal existir, basta que pessoas de bem não façam nada! “EU não vim trazer a paz! Vim trazer a ESPADA!
Perfeito!
O cargo de presidente do BC não é um cargo político, é um cargo administrativo que exige um técnico, não um militante. Quanto à arrogância do Lula, nada a acrescentar. É Lula sendo Lula. Lula acha que pode fazer tudo. Logo vai perceber que não pode fazer quase nada, porque é apenas um testa de ferro.