publicidade
Política

Lula vai entrar em campo para ajudar Messias no Senado

Ainda em busca por votos, AGU será sabatinado em 10 de dezembro

Jorge Messias
Jorge Messias, indicado por Lula para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) I Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 26, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que o presidente Lula “entrará em campo” para que o seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, consiga os votos necessários para ser ministro.

A indicação de Messias enfrenta resistência no Senado, principalmente do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que queria o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Receba nossas atualizações

“O presidente Lula vai entrar em campo como prioridade central do governo”, disse Farias, durante evento no Palácio do Planalto. “É prioridade para o governo.”

Para relatar a indicação de Messias, Alcolumbre nomeou o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que agora é responsável por elaborar um voto.

O candidato deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além de ser aprovado por maioria simples pelo plenário — ao menos 41 dos 81.

Sabatina de Messias já tem data

jorge messias
O AGU, Jorge Messias, durante compromisso na sede da pasta – 1/7/2025 – Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

O tempo para o Senado avaliar o nome de Messias é curto, já que falta menos de um mês para o recesso parlamentar.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A data dá apenas duas semanas para o Planalto articular o apoio à indicação de Lula, que promete ser decidida voto a voto.

No STF, Messias tem o apoio de André Mendonça e Nunes Marques, que têm feito ligações a outros congressistas. O clima para aprovação, contudo, permanece difícil.

Leia também: “A vez da segurança pública”, reportagem publicada na Edição 297 da Revista Oeste

1 comentário
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Mais despesas para o pagador de impostos

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade