O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cancelou a transmissão desta semana da live Conversa com o Presidente. O programa era exibido ao vivo nas redes sociais do petista.
A decisão foi tomada depois de a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), sugerir aplicar uma advertência à Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O órgão entendeu que o formato caracteriza divulgação indevida.
+ Ministério Público acusa reitor da Unesp de improbidade administrativa
O TCU apresentou o parecer em resposta a uma representação feita pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). No documento, o parlamentar afirma que os perfis oficiais do governo realizam publicações “promovendo o atual presidente da República”.
“A transmissão, retransmissão, divulgação ou compartilhamento de lives pessoais do presidente em páginas oficiais do Poder Executivo revelam uma estruturação da publicidade institucional direcionada à promoção do senhor Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu Bragança. “Ainda que sob a escusa de serem ‘meramente informativas’, violam os princípios da impessoalidade e da moralidade, devendo tal agressão constitucional ser imediatamente cessada.”
+ Lula diz que entregadores de aplicativos usam fraldão: ‘Trabalho escravo’
O que disse o TCU sobre a live de Lula
No parecer, a área técnica do TCU concordou com a reclamação do deputado da oposição. A equipe do tribunal entendeu que a live caracteriza “promoção pessoal” por parte do atual presidente da República.
Em nota, a Secom informou que o cancelamento se deu devido “à pesada agenda internacional do presidente Lula”. Nesta semana, Lula esteve em Nova York, nos Estados Unidos, onde discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão, entretanto, não informou que se a live será retomada na próxima semana.
“Gostaríamos de informar que o programa Conversa com o Presidente não aconteceu nas últimas duas semanas devido à pesada agenda internacional do presidente Lula, no G20 na Índia, na semana passada, e na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, nesta semana”, afirmou a Secom. “Neste momento, não há nenhuma decisão do TCU que impeça a sua realização, portanto o programa não está cancelado.”
Mesmo em viagem internacional, Lula tem o costume de realizar as lives semanais, adaptando os horários para o fuso horário de Brasília.
Leia também: “CPI do MST: governistas adiam votação de relatório”
Pura propaganda eleitoral em canal público, pago por nós.
Uma vergonha…!
Dinheiro nosso gasto para uma audiência PÍFIA.
Perdeu mané !
Puxa, se o presidente de um país tem que ficar de joelhos para um Deputado Federal está patente que o dinheiro público é respeitado por pessoas de bem. Parabéns ao nobre Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Não sou necessariamente monarquista, mas admiro a honestidade das pessoas.
Só restou isso para o jornazista Marcos Uchôa ??? Quem te viu e quem te vê. Viajanjo da Silva achou que poderia conseguir o mesmo sucesso que Bolsonaro, coitado. Mais um motivo para alimentar a sua inveja e o seu ódio para com o melhor presidente que o país já teve após o regime militar.
Essa desculpa foi boa hahahahah
Cancelou porque não tinha audiencia.
O TCU tá dando só um pretexto bem conveniente para encerrarem esse fracasso de programa logo de uma vez.
Ninguém assiste essa porcaria mesmo.
Então cancelaram a transmissão ao vivo de pornografia da pior qualidade. Que diferença faz cancelar ou não cancelar esta aberração? Não tem audiência mesmo!
Conversa fiada , esses caras tentaram imitar o Bolsonaro e foi um enorme fiasco e agora dizem que vai acabar por causa do TCU.
Live com audiência praticamente zero , afinal pelo que se diz lá não se poderia esperar outra coisa .
Essa historia de TCU é uma desculpa para sair de fininho escondendo o enorme fracasso .
Afinal quem , não sendo militante amestrado está a fim de ver e ouvir as mentiras e bravatas do nine?
Só podia dar no que deu mesmo .