O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o alto número de pessoas que são formadas em Direito no país. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 6, durante a cerimônia de credenciamento do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Me parece que o Brasil é um dos países que mais formam advogados no mundo”, disse o presidente. “Nem a China e a Índia juntos, que formam 2,6 bilhões de habitantes, formam mais advogados que o Brasil.”
Leia também: “Países ricos têm queda histórica em exame de educação; Brasil segue entre os piores”
Além disso, Lula defendeu a ampliação na formação de estudantes em ciências exatas. De acordo com o petista, essas matérias são consideradas “primordiais para o desenvolvimento de uma nação”.
Ao todo, um em cada 164 habitantes no Brasil é advogado
O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante no mundo. Para cada 164 habitantes, um atua naquela profissão.
Leia mais: “Apenas 41% dos moradores das periferias brasileiras afirmam ter fácil acesso a educação financeira”
Em números absolutos, o país perde apenas para a Índia, que tem 2 milhões de advogados. O Brasil tem 1,3 milhão de profissionais formados em Direito.
Lula quer mais gastos com educação
O presidente lembrou que os críticos da atual educação brasileira tendem a elogiar o nível educacional de países do Sudeste Asiático, que investiram no setor e ampliaram as vagas.
Leia também: “A OAB decidiu falar sobre as violações do STF depois de anos de silêncio”
“A gente cita Singapura como exemplo, e Taiwan, que é um ‘paisinho’ pequeno”, disse Lula. “E, no Brasil, toda vez que você tenta dar oportunidade para todos, dizem: ‘A gente vai cair de qualidade’.”
Alguém tem que soprar no ouvido do MOLUSCO LADRÃO que o excesso de Advogados no Brasil é diretamente proporcional a obesidade do Estado Brasileiro e a burocracia que sai das suas entranhas!! Nos últimos 20 anos o PT do MOLUSCO LADRÃO e seus comparsas, turbinaram o tamanho do Estado Brasileiro ou seja, eles são os culpados pelo excedente de ” Adevogados” na praça!!
É perfeitamente compreensível tantos advogados no Brasil (e eu sou um deles). Isso é porque os brasileiros são vítimas de tantas arbitrariedades, há tantos anos, em tantos setores da sociedade, que as pessoas, além dos próprios advogados, precisam tanto ou mais de advogados do que engenheiros ou matemáticos. Por exemplo, para proteger seis clientes da sanha arrecadatória desse governo de inúteis ou para defender inocentes presos há quase 1 ano sem o devido processo legal, sofrendo tortura e, eventualmente, a morte.
É o curso naus inútil do Brasil, pois nada que se é ensinado se pode por em prática, pois o STF criou um curso de direito que não está em nenhum livro de direito que os bacharéis estudaram.
O L não precisa de advogados, tem o STF.