O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é a favor da “regulamentação” das redes sociais no Brasil. O petista deu a declaração nesta terça-feira, 16, em entrevista à TV Record.
Para Lula, é “urgente regulamentar” as plataformas digitais que operam em território brasileiro. Ele acrescentou que as redes sociais não podem continuar lucrando com a disseminação de “fake news” e de “discursos de ódio”. O presidente não apresentou provas de quais seriam as irregularidades cometidas pelas big techs.
“Sou a favor de que a gente tenha uma regulação”, disse Lula. “Uma regulação urgente, porque essas empresas não pagam imposto no Brasil. Essas empresas ganham bilhões em publicidade, têm muito lucro com a disseminação do ódio nesse país e no mundo inteiro. Então, acho que temos de tomar uma decisão.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O presidente lembrou de uma proposta, cujo relator é o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), sobre o tema. Lula referiu-se ao Projeto de Lei (PL) 2630/2020, conhecido como PL da Mordaça.
Leia também: “Vídeo: Lula diz a Haddad que, ‘se tudo der errado, vai dar certo'”
Em abril deste ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu descartar o parecer do deputado por entender que o texto era polêmico. Lira anunciou a criação de um grupo de trabalho para formular outro relatório.
Lula critica empresas de redes sociais
O presidente também criticou a conduta das empresas. Segundo ele, as big techs lucram com “disseminação de mentiras e inverdades”. “Fazem provocação, campanha contra a vacina, campanha favorável a isso, favorável àquilo, sem levar em conta nenhum compromisso com a verdade”, reclamou Lula.
Ainda, ele falou que os organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas, devem debater sobre o tema.
Leia mais: “Lula diz que não é obrigado a cumprir meta fiscal se ‘tiver coisas mais importantes para fazer'”
O petista sugeriu que o governo federal desenvolva um projeto de regulação. Lula antecipou uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir propostas nesse sentido.
Ele enfatizou que, independentemente da medida, a regulação das redes é “essencial”.
“As aberrações que assistimos com a questão climática no Rio Grande do Sul, a quantidade de mentiras, sem nenhum respeito, sem nenhum pudor, o sofrimento das pessoas”, ressaltou Lula, sobre as enchentes que atingiram o Estado gaúcho. “E eram milhares de visualizações. Ou seja, gente que ganha dinheiro com a desgraça dos outros. Então, sou favorável à regulação.”
Leia também: “Conto do vigário”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 225 da Revista Oeste
ESSE IMBECIL SEMPRE PERDE A OPORTUNIDADE DE PERMANECER CALADO. QUANDO ELE FALA, O MAL CHEIRO SE ESPALHA.
Quer “regulamentar” só as opiniões e notícias que o desagradam.
As duas maiores economias das Américas estão sofrendo , lá temos um velhote completamente senil que não consegue se expressar direito e mal anda e aqui temos um ladrao ex presidiário , burro e semi analfabeto redicularizado pelos países desenvolvidos. É muita má sorte
O descodenado tem pavor de ouvir a verdade.
Ditador pondo as manguinha de fora,
O rei da mentira, mentindo novamente para defender seus reais propósitos.
Bandido!
Rato da pior espécie.
Temos que admitir.
O cara é um gênio.
Sua capacidade de se superar, em estúpidez, toda a vez que abre a boca, é fenomenal…..
Engana-se. Não é um estúpido, é um canalha asqueroso. Estúpido é quem crê neste verme.
Urgente é seu impeachment
Ditadura vermelha a caminho . Desespero do governo corruPTo.