Em viagem à Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar em um compromisso de última hora com a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni. O encontro entre ambos os políticos deve ocorrer na quarta-feira 21.
A princípio, Lula e Meloni não iriam se reunir, por “incompatibilidade de agendas”. Ela está na França, para defender a candidatura de Roma como sede da Expo Mundial de 2030. Contudo, o encontro foi organizado pelas equipes dos dois políticos no último momento.
Como será o encontro de Lula com a primeira-ministra italiana
Depois de chegar à capital italiana, Lula foi direto para o hotel, sem falar com a imprensa. Sua primeira agenda oficial em Roma foi um encontro com o sociólogo de esquerda Domenico de Masi, auto do livro O Ócio Criativo. O escritor visitou o presidente durante o período em que esteve preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.
Na quarta-feira 21, Lula se encontra com o presidente da Itália, Sergio Matarela, na residência oficial do italiano. Por se tratar de um país parlamentarista, o presidente tem apenas funções cerimoniais. A figura política de maior de relevância no país é Meloni.
Lula também deve ir ao Vaticano se encontrar com o papa Francisco. No encontro, o petista pretende voltar a abordar seu “plano de paz” para o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, no Leste Europeu.
Quem é Giorgia Meloni?
Com apenas 46 anos, Meloni foi a grande vencedora das eleições no país. Com ela, o partido Irmãos da Itália foi alçado ao centro político em pouco menos de dez anos.
VAI CAIR NESSA BESTEIRA DE SE ENCONTRAR COM DITATOR, CORRUPTO DE UM NARCOESTADO??!!
PONTO NEGATIVO PRA VC PRIMEIRA MINISTRA
Não é conflito de agenda. Ele está com medo de receber uma saraivada da Pimeira Ministra, que por sinal, não mede as palavras quando está descontente.
Não duvido que cancelem este encontro de última hora.
Os brasileiros e os italianos de bem, com certeza esperam que a primeira ministra Meloni, apenas seja cortes e educada nesse encontro inútil, mas que não dê qualquer palanque ou visibilidade para o cachaceiro descondenado
Ninguém quer saber de ser visto com o molusco , todo mundo sai fora , ele é tóxico para a imagem de qualquer político sério tanto cá como lá.
Ele ainda não se ligou que o negocio dele se restringe aos ditadorezinhos de plantão , e olhe lá..
O PT fica mandando ele viajar por aí , para se livrar de sua presença tóxica por aqui , só que os outros também não querem o estorvo por lá , triste sina.
As únicas agendas compatíveis que ele vai encontrar serão com caras tipo, Maduros, Fernandes e Ortegas da vida , e olhe lá .
Só falta ele começar a falar bobagens sobre facismo , justamente na Itália sem ter ideia que lá isso é tema sensível.
A água que passarinho não bebe e o vinho se encontram mas provavelmente não se misturam
Conversa-fiada sobre conflito de agendas.