O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o programa Bolsa Família voltará a exigir que os pais comprovem a vacinação dos filhos para continuar recebendo o benefício.
“O Bolsa Família está voltando e volta com uma coisa importante, volta com condicionantes. As crianças têm de estar na escola. Se não estiverem na escola, a mãe perde o auxílio. As crianças têm de ser vacinadas. Se não tiverem atestado de vacina, a mãe perde o benefício”, afirmou Lula, durante a inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na cidade do Rio de Janeiro.
Durante a campanha, Lula já tinha dito que a vacinação seria exigida, e, durante a transição, o senador Humberto Costa (PT) também fez declarações sobre as condições do programa Bolsa Família.
Acompanhado da primeira-dama, Rosangela da Silva, a Janja, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do governador Cláudio Castro (PL), Lula também afirmou que o programa voltará a exigir o acompanhamento pré-natal das mulheres grávidas, quando beneficiárias do auxílio.
O presidente não explicou se a vacina contra a covid também será exigida das crianças ou apenas as doses das vacinas tradicionais, que fazem parte do calendário de vacinação infantil. Numa de suas falas, ele mencionou tanto a vacina contra a covid quanto campanha de vacinação infantil, que terá de volta do Zé Gotinha e participação da apresentadora Xuxa Meneguel, apoiadora de Lula na campanha eleitoral.
“Agora vai começar a campanha do Zé Gotinha. A gente não pode vacilar, não pode brincar. É uma questão da ciência. Eu, se tiverem dez vacinas da covid, 50 para tomar, eu tomo quantas forem necessárias, porque eu gosto da minha vida. Eu acho que cada um tem de gostar da vida dos seus filhos, levar as crianças [para vacinar] na idade certa”, discursou Lula.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também discursou, mas não explicou quais vacinas serão exigidas. “Vacina é um direito da criança”, declarou Nísia, sobre a exigência do comprovante de vacina para receber o Bolsa Família.
A vacinação infantil — incluindo as doses contra poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tuberculose — tem caído desde 2015. Em 2021, por exemplo, a cobertura vacinal da pólio não chegava a 70%, quando o recomendado é 95%.
O Bolsa Família deixou de exigir a vacinação de crianças até 6 anos quando foi reformulado pelo governo Bolsonaro, em 2021, e passou a ser chamado de Auxílio Brasil. As demais condições para a manutenção do benefício, como a frequência escolar e o cumprimento do pré-natal pelas beneficiárias grávidas, também deixaram de ser exigidas.
O Bolsa Família manterá o valor de R$ 600, pago no governo Bolsonaro, e criou um adicional de R$ 150 por criança com até 6 anos.
Relacionadas
E os mais pobres, como de praxe, são sempre os primeiros a se ferrar!
Há vacinas e vacinas. Todo mundo tem direito à informação e a conhecer os efeitos colaterais de remédios em seu organismo. Para isso existem as bulas. Ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Fora daí não há civilização.
Se for a vacina da covid é porque esse demônio genocida está com ódio dos brasileiros mesmo. Ele quer matar nossas crianças com essa vacina que causa mais mal do que bem. Ainda mais agora que não há mais nenhuma justificativa para tal ato insano, haja vista que a pandemia não existe mais e que já se conhece medicamentos muito mais eficientes e sem efeitos colaterais do que essas vacinas covid que provocam, problemas cardíacos, tromboses, AVCs e vários outros problemas com danos permanentes e irreversíveis nos infelizes que tomaram essas vacinas para a covid-19.
Se obrigar crianças a tomar vacina de COVID, assina atestado/confissão de MONSTRO.
As vacinas obrigatórias devem ser aplicadas, com certeza. Agora, condicionar isso ao recebimento de algum benefício social, já soa como chantagem. Enfim, isso só se aplica a vagabundos que dependem de dinheiro de programas sociais. Digo que são vagabundos, porque não se viram por sí próprios para não dependerem dessa corja.
o que mais????
Não existe bonus sem onus. As vacinas reconhecidas mundialmente do calendário das crianças devem ser exigidas para receber o bonus do bolsa família assim como o pré- natal para as grávidas que recebem o benefício.
Mas a vacina da Covid ainda é considerada EXPERIMENTAL. Não existe bula para falar sobre as contra indicações nem os efeitos colaterais. Alguém recebeu a bula destas vacinas de Covid quando fomos vacinados ?????
Algo ou alguém teria que para esse crápula.
Existem vídeos disponíveis onde o CEO da Pfizer é interpelado para informar sobre a ação do laboratório para manipular o vírus COVID e então criar novas variantes. Fora isso tem a questão da própria vacina que terá seus estudos conclusivos somente a partir de 2026. Há inúmeros registros de complicações e até mortes causadas por efeitos colaterais desta vacina. Sempre vacinei meus filhos e recomendo que vacinem meus netos com as vacinas do calendário oficial e conhecidas dos usuários e autoridades. Empurrar para a população uma mistura que ainda ninguém sabe dos seus efeitos com exatidão, para mim corresponde a genocídio.
Se essa decisão for realmente aplicada, Mula comete crime, genocídio, age como Hitler agiu…Crime hediondo contra inocentes…
Difícil de entender como esta pessoa foi eleito…um disparate aos olhos do povo.
Foi uma tramoia, não foi uma eleição
Não preciso ser de direita para ser contra a obrigação de vacinar contra COVID adultos e crianças. Já se sabe que essas vacinas ainda estão em estudos e podem causar reações adversas perigosas. Os políticos que tomarem essa decisão responderão no futuro com seus CPFs, devendo desde já assumir a responsabilidade de tais medidas obrigatórias. A conta virá.
Vc acha que com a nossa Injustiça vai acontecer alguma coisa aos esquerdopatas? Já aconteceu de tudo aqui nos anos que eles estiveram no poder, dinheiro 💰💰💸💸 para o foro são paulo, copa, olimpíada e o povo aqui morrendo pq não construíram um único hospital, mas eles não são genocidas, eles amam o povo, afinal é o povo que é o escravo moderno para eles viverem na mordomia
Renata, não tem “soldato” nesta terra santa que faça bandidos responderem por seus crimes, apenas gente de bem hoje é suspeita.