O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, nesta sexta-feira, 10, ao Senado os nomes dos dois indicados para a diretoria do Banco Central (BC). Se aprovados pelos parlamentares, o professor de economia Paulo Picchetti e o servidor Rodrigo Alves Teixeira devem assumir depois de 1° de janeiro de 2024.
Ambos terão de ser sabatinados e aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Depois, serão submetidos ao voto no plenário da Casa.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Os nomes já haviam sido confirmados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos foram indicados para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, respectivamente.
Com os dois nomes, serão quatro diretores nomeados por Lula no total das nove cadeiras da cúpula do Banco Central, incluindo o chefe da instituição, Roberto Campos Neto.
+ Haddad anuncia dois novos diretores do Banco Central
Apesar de os mandatos vencerem apenas no fim de dezembro, o governo Lula optou por antecipar as indicações para que a tramitação no Senado terminasse antes do recesso parlamentar.
Assim, eles garantem que os novos integrantes participem do primeiro encontro do Comitê de Política Monetária do Banco Central em 2024, marcado para 30 e 31 de janeiro.
Indicados pelo Molusco?
O Senado tem que ser RIGOROSO na sabatina.