publicidade
Política

Lula põe Bolsonaro em segundo plano e prepara ofensiva contra Tarcísio

Depois de eliminar principal rival, PT planeja melhorar a imagem do presidente e minar potencial concorrente em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas | Foto: Reprodução

A condenação de Jair Bolsonaro (PL) por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma série de perspectivas no horizonte político. Para a oposição, o julgamento desta semana consumou o verdadeiro golpe: tirar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da disputa ao Planalto em 2026.

Do ponto de vista da esquerda, com a ajuda do STF, a missão foi cumprida. Contudo, novas frentes de trabalho surgem. Uma delas é limpar o terreno e construir possibilidades de principalmente se manter no poder.

Receba nossas atualizações

Lula: salvar a reputação

Embora o PT ainda comemore o resultado do julgamento na Primeira Turma do STF, mesmo diante do clima de ‘cartas marcadas’, a orientação agora é para destinar energia a outros objetivos, ambos com vínculo às pretensões de segurar Lula da Silva no comando da Presidência. 

O primeiro movimento da esquerda aponta para a necessidade de melhorar a imagem do presidente. Pesquisas evidenciam uma reputação negativa do petista, sobretudo pelo desempenho da economia, escândalo no INSS, negligência na segurança pública e intransigência na negociação com os Estados Unidos tanto no campo político quanto econômico.

Leia também: “O cancelamento do povo”, artigo de Guilherme Fiúza publicado na Edição 287 da Revista Oeste

Um segundo compromisso é municiar a base e preparar uma manobra mais agressiva contra o que seria o principal ‘inimigo’ político: o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), visto como o novo expoente da direita e potencial candidato em 2026.

Fontes afirmam que o redirecionamento estratégico partiu de Lula. Agora, cabe aos seus principais assessores da máquina governamental, à base de apoio no Congresso e aos dirigentes partidários intensificarem as futuras ofensivas ao ex-ministro de Jair Bolsonaro.

O manual de campanha de Lula inclui turbinar a propaganda em torno de programas sociais em lançamento. Nesse contexto, surgem temas como o imposto de renda, número de empregos e outros expedientes assistencialistas. 

No front anti-Tarcísio, a ofensiva do PT já começou. Um vídeo recente, tentando associar a imagem do governador à do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, seria apenas o ponto de partida.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

4 comentários
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Todo mundo tá careca de saber que são todos ladrões terroristas narcotraficantes bandidos comunistas, é botar toda corja dos três poderes num mesmo saco e soltar entre o Brasil e a África mesmo no dorsal do atlântico

  2. Luis Roberto Pinheiro Ferreira
    Luis Roberto Pinheiro Ferreira

    Lula é um mal que em breve passará.
    Tenhamos paciência!

  3. Dario Palhares
    Dario Palhares

    Por vias tortas, a direita vai fazendo o que tem de ser feito: manter Tarcísio em São Paulo, para consolidar e afastar o tucanato de vez; a chance agora é do Zema, que, quietinho, comendo pelas beiradas, se mostra o candidato com o maior potencial de desincrustar o Luladrão do Planalto. Minas é o estado-pêndulo presidencial. Minas detesta Lula, mas ainda fica rachado com Bolsonaro. Zema ganha de Lula de 70 contra 30% dos votos. Então, é até bom para a direita que Tarcísio seja o pára-raio de Lula: já é quase outubro, vem férias, carnaval, copa… e eleição. Fora, PT!

  4. Bruno Santos Rodrigues dos Reis
    Bruno Santos Rodrigues dos Reis

    Não podemos deixar Lula no poder e nem ninguém da esquerda, o país já sofreu de mais, Fora Lula e Fora Moraes!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.