O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento médico para evitar um novo sangramento na cabeça. Segundo a equipe médica, o petista está “neurologicamente perfeito” depois de passar pela cirurgia, realizada na manhã desta quinta-feira, 12.
Lula foi levado às pressas para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira 9, depois de sentir fortes dores de cabeça. Os exames de imagem mostraram que o petista apresentava uma hemorragia intracraniana, decorrente da queda que sofreu no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O petista passou pelo procedimento cirúrgico para estancar a hemorragia tardia. Nesta quarta-feira, 11, a equipe médica explicou que Lula seria submetido a uma nova cirurgia para evitar novos sangramentos.
“O que importa é acabar com o sangramento perto do hematoma”, disse o neurocirurgião Marcos Stavale. “Injetamos como se fosse uma gelatina, que entope o vaso, que é uma artéria, para impedir o sangue de chegar a esse lugar. O cateter é pequeno e é um procedimento relativamente simples.”
O neurocirurgião afirmou que o presidente da República está “neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”. Ainda de acordo com a equipe médica, o petista foi sedado para o procedimento, mas não precisou de anestesia geral para a cirurgia.
+ Lula encontra-se estável e não vai ter sequelas, diz equipe médica
Stavale sinalizou: “Ele teve o procedimento de hoje para evitar esse novo sangramento, a estatística é desprezível”. O médico neurologista Rogério Tuma também confirmou o baixo risco de hemorragia.
“Foi um procedimento preventivo”, explicou Tuma. “Diminui-se muito o risco de o hematoma se refazer, e esse risco diminui a cada dia que passa. Com todo o procedimento, a probabilidade de se refazer é 5%. O outro lado tinha um hematoma que já tinha sido absorvido, ali a chance de se refazer é praticamente nula.”
Lula deve receber alta na próxima semana
Ainda conforme Rogério Tuma, Lula está “normal e muito bem, apto para uma vida civil”. “O presidente está cognitivamente íntegro. A recomendação é que ele não se esforce física e mentalmente, mas está apto para exercer qualquer tipo de trabalho”, declarou.
O cardiologista Roberto Kalil afirmou que o petista apresenta uma “evolução muito boa” do quadro clínico. Lula segue monitorado na UTI e deve ter o dreno retirado no fim desta tarde. “A partir de amanhã, já não vai ser monitorado continuamente”, disse.
O petista deve sair da UTI nesta sexta-feira, 13. A previsão de alta médica é entre 16 e 17 de dezembro. “O que se espera é que semana que vem o presidente já esteja no Palácio da Alvorada. Vai precisar de um repouso relativo, talvez pelas próximas semanas”, explicou.
“No hospital, o presidente não está trabalhando e nos próximos dias também não”, esclareceu Kalil. “Mas logo poderá retomar algumas atividades. O início das atividades físicas vai estar postergada. Lula vai continuar acompanhado pela equipe em Brasília.”
Deve estar mesmo já que todo dia bota no rabo dos manés …
Muito estranho alguém passar por uma cirurgia destas e, logo em seguida estar “falando”… parece que cada boletim é só para “dourar a pilula” da situação e alegrar os cumpanheiros. Esse já está com o pé na cova faz tempo, Torcendo para logo empurrarem ele… mas parece que nem o capeta o quer por perto.
Perfeito????? Nunca foi e jamais será
NUNCA ESTEVE.
não sei quem é que está afirmando, mas não deve entender nada de psiquiatria.
o que deve estar acontecendo, de verdade, é um AVC (absoluta vontade de cachaça)
é simples assim.
Acho que ele precisa de uma cachaça.
Pós operatório é muito bom para a recuperação
A cada dia, o Partido dos Transloucados (pt), consegue se superar na jumentice… .
Só acredito no “neurologicamente perfeito”, se ele estiver contando uma mentira ao falar. Caso, contrário, é grave.
Tal e qual jargão do futebol: o técnico está prestigiado. Ou seja o substituto já foi escolhido.
A insistência do boletim médico é o que mais nos conforta.
Torço pela mentira, mas não deixa de ser uma péssima notícia esta.
Neurologicamente nunca esteve, pois sempre houve desvio de CARÁTER E FALAR A VERDADE!
Meu Deus do Céu!! O sujeito está operado e em uma UTI Hospitalar e quem está no comando do País? Só em Republiquetas acontece um troço desses !!
Q
Mas esse véio-ladrão nunca foi “neurologicamente perfeito”.. OU conseguiram drenar todas as fezes que havia ali dentro…
Mas na verdade, conseguiram achara um novo sósia…quem sabe
Foi a mesma equipe que fez a análise neurológica da Dilma….
Neurológica MENTE perfeito ? ÇEI …
Perfeito como estava após o primeiro procedimento sem intercorrências e sequelas. Equipe médica fala o que o partido manda. Nada que envolva essa gente tem qualquer compromisso com a verdade.