O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu, nesta quinta-feira, 8. A decisão ocorreu depois que o chefe do Executivo brasileiro se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O Itamaraty confirmou a informação a Oeste.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nesta quarta-feira, 7, o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, decidiu expulsar o embaixador brasileiro, Breno de Souza. De acordo com a emissora CNN Brasil, ele deixou de comparecer no aniversário da Revolução Sandinista, data comemorativa na Nicarágua. A ausência do representante brasileiro no evento teria irritado o ditador.
Ortega e Lula também tiveram um desentendimento recente por causa da pressão feita pelo Itamaraty em relação ao bispo católico Rolando José Álvarez, que estava preso no país latino-americano.
O papa Francisco chegou a pedir a ajuda do governo brasileiro nas negociações com Ortega a favor de bispos e padres sequestrados pelo regime.
Nicarágua observa reação de Lula sobre eleições na Venezuela
Segundo o portal UOL, aliados de Ortega analisam a posição de Lula em relação às eleições na Venezuela. Embora o presidente brasileiro não tenha acusado o ditador Nicolás Maduro de fraude, ainda não reconheceu a sua vitória e aguarda mais detalhes do pleito.
Os apoiadores da ditadura da Nicarágua temem que Lula não reconheça o processo eleitoral no país. Em 2026, os nicaraguenses devem ir às urnas para votar para presidente.
Um duelo ao velho estilo cowboy poderia liquidar um
dos dois! Torcendo pelo ortega!
Briguem, briguem, vermelhos fdps!
Briga de compadres!
Torço pra briga.
Imaginem O POVO estar nas mãos deste ditatorazinhos de araque.
Uma abelha dá uma picada e eles estouram como balões.
Países sem regras dá nisso.
Vixi!
Vão acabar se sujando de batom…
Boa. rsrs
Alguma coisa certa ele tem que fazer 🦑🤔👏
Peguem as pipocas que vem coisas boa por ai com essa briga!!!
Vamos ver qual deles vai levar Oscar de melhor ator!