publicidade
Política

Lula ficou entre o zero e o zero absoluto neste ano e terá mesmo desempenho em 2024

A única ideia que orientou o governo nos últimos doze meses, e que parece resumir a soma total de suas capacidades, foi gastar com a máquina estatal

Lula live
Lula passou o ano inteiro fazendo uma coisa só: distribuir o dinheiro do Orçamento Federal para as 'emendas parlamentares', afirma Guzzo | Foto: Reprodução/Twitter/X

(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 27 de dezembro de 2023)

Ao completar o primeiro ano de um governo que esteve entre o zero e o zero absoluto em matéria de produzir alguma coisa útil para o país e para os brasileiros, o presidente Lula se despede de 2023 mostrando a intenção de fazer mais do mesmo em 2024. A única ideia que orientou o governo nos últimos doze meses, e que parece resumir a soma total de suas capacidades, foi gastar com a máquina estatal, seus beneficiários e seus clientes. “Gastar”, aí, significa consumir tudo o que o Estado arrecada dos brasileiros — e mais ainda. É a religião da era Lula-3. “Gasto é vida”, sobretudo gasto com nós mesmos e os nossos lençóis de linho egípcio. Não se produz nada; só se consome. Quem tem de produzir é a população. Tem de trabalhar, pagar imposto — foram 3 trilhões de reais em 2023 — e encher o nosso bucho. É a ideologia do parasita-raiz.

Receba nossas atualizações

Lula passou o ano inteiro fazendo uma coisa só: distribuir o dinheiro do Orçamento Federal para as “emendas parlamentares”. É o que eles chamam de “governabilidade”. Entrega-se o Erário público para a compra do apoio de deputados e senadores – que umas vezes vem e outras não vem, o que leva a pagar de novo e cada vez mais. É isso. O resto da ação presidencial este ano foi passar 72 dias viajando para o exterior, através de 24 países diferentes, hotéis “padrão Dubai” e uma coleção sem precedentes de declarações cretinas. O tempo que sobrou ficou para comícios em circuito fechado (o presidente da República não pode sair à rua neste país), na presença e sob o aplauso das ministras e ministros que se especializam em não produzir nada, nunca – dos “indígenas”, das “mulheres”, dos “direitos humanos” e por aí afora.

Lula, na sua versão atual, tem um pensamento só, e ele está errado. Diz todos os dias que o crescimento do Brasil depende do gasto público — acha que isso é “investimento”, e que quanto mais o governo gasta mais o país cresce. Déficit, segundo este tipo de entendimento, é uma exigência do progresso. É objetivamente falso. Como diz o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “De dez anos para cá, a gente fez 1 trilhão e 700 bilhões de reais de déficit e a economia não cresceu”. Xeque-mate, mas e daí? Lula não está ligando a mínima para os fatos; não se dá sequer ao trabalho de acreditar naquilo que ele mesmo diz. Não lhe interessa que o déficit é só déficit, e que o “investimento” real não existe. O que conta para ele é a caneta que autoriza gasto do governo, e só isso.

Não poderia haver uma maneira pior para o Brasil encerrar ano, em termos de lógica e de intenções na economia, do que o acesso de neurastenia que Lula teve diante do último relatório bianual da OCDE sobre a economia brasileira. A organização, que reúne os países mais prósperos do mundo e é reconhecida pela competência técnica de suas análises econômicas, disse que a dívida pública do Brasil neste momento pode levar à uma situação “claramente insustentável”. Lula se declarou “irritado” com as realidades expostas pela OCDE e chamou a análise de “palpite” — como se ele tivesse alguma ideia do que está falando. É uma grosseria e, de novo, uma estupidez. O Brasil poderia começar a pensar em si mesmo como um país desenvolvido se conseguisse, um dia, ser admitido na OCDE. Lula acha ruim. Não abre mão de continuar no Terceiro Mundo.

Leia mais sobre:

15 comentários
  1. Laercio Stella
    Laercio Stella

    Se ao menos aceitasse as suas fraquezas, incompetência, inépcias, etc., poder-se-ia esperar alguma mudança rumo ao desenvolvimento para 2024 e, daí em diante . Como não aceita, já é possível prever que o que está por vir não será nada bom, ao contrário, será nefasto! Sem projeto, sem vontade de assumir a sua parte no que deve ser feito, só trabalhando para O BEM ESTAR da sua turminha, MUITO MAL INTENCIONADA, só bravatas, só mentiras, só olhando para a retrovisor, só querendo calar a boca da mídia (…a que não reza a sua cartilha) e das redes sociais, sempre com a ajuda suprema, com ajuda do instituto de beleza IBGE e dos poucos lunáticos que o apoiam.

    1. Marco Polo Gerard Bondim
      Marco Polo Gerard Bondim

      Triste realidade em consequência de um golpe de Estado!

  2. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Infelizmente a tendência é de que as coisas continuem piorando. É bem daí pra pior. Vejam a Argentina e a Venezuela.
    Somos um projeto fracassado e inacabado de Nação…
    Veja! Já tenho uma certa idade e não acredito que viverei pra ver um Pais melhor.
    O Brasil já era!

  3. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Por formação matemática me utilizo, em certas ocasiões, dos atributos de Verdadeiro ou Falso pertinentes à lógica aristotélica (matemática).
    É assim que, na imensa maioria das vezes não necessito ler e não me interessa ler, acerca dos prejuízos de determinada bactéria que, definitivamente, não poderia e nem deveria estar num organismo vivo o prejudicando.
    Assim é com Lula e sua trupe de desonestos, covardes, delinquentes e criminosos que tomaram o poder via fraudes patrocinadas pela Corte Superior, induzidas pela imprensa venal, cantada em prosas por seus artistas medíocres e com a anuência covarde e traidora dos principais chefes das FA.
    Diante disso, minha posição é de não admitir, sob hipótese alguma, o bandido invadir minha casa e eu, ainda julgar se é bom ou não, justo ou não, quaisquer de seus atos em relação a mim, minha família e propriedades!
    Sinto muito.

  4. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Em um pais sucumbido a éra da mediocridade, onde a verdade significa muito pouco e a teimosia preconceituosa parece ser o que realmente importa, um pais que funciona às avessas com uma mediocridade atroz e uma moralidade degenerada, que tipo de esperança ainda resta às palavras e comportamentos racionais?
    Qual é a necessidade de criar-se um incomensurável cabide de empregos dentro do governo federal, ditatorial, socialista e corrupto do Brasil? Ao ponto de levar o país a insolvência?
    Afinal de contas todos sabemos que o governo não produz absolutamente nada, ele simplesmente vive da confiscação dos frutos do nosso trabalho, então porque empregar tantos parasitas improdutivos? Isso somente honera a folha de pagamento e se essas pessoas estivessem no setor privado, estariam de alguma forma produzindo alguma coisa.
    Então qual é a explicação?
    Luladrão invoca fraudulentamente a democracia de direitos, para acumular legitimidade imerecida. E como ele faz isso?
    A explicação é simples, a horda de funcionários, em sua maioria arrogantes e prepotentes, são também ativistas políticos e estão no governo com a finalidade única de manter o ditador no emprego, como uma mão lava a outra, o ditador os matem empregados e eles em contrapartida mantem o ditador empregado, é um Qui Pro Quo. Então você pergunta, mas como assim?
    É simples, o restante da população já percebeu a trapaça, sabem que as eleições são fraudadas através de urnas inalditáveis sem um comprovante impresso que possibilitaria uma recontagem dos votos e também temos a confissão do presidente do STF que disse: ““Eleições não se ganha, se toma”, ou em outras palavras, – essencialmente se rouba. O Juiz elitista Barroso demonstrou, a plausibilidade das alegações contidas na exordial acusatória, em face da circunstanciada exposição dos fatos. Os funcionários do alto escalão possuem um padrão de vida milionário e não hesitam em fazer qualquer coisa, incluindo o roubo das eleições para manterem suas mordomias, o prestígio e o privilégio que o governo oferece. Os eleitores perceberam que temos um governo comprometido com ilicitudes e decidiram que não serão mais usados como idiótas úteis, portanto decidiram ficar ausentes de futuras eleições, e muitos decidiram também ficar fora do mercado de trabalho, deixar de ser produtivo, pois sabem que estão sendos usados como animais de sacrifício com 50% do seu salário sendo confiscado todo mês para garantir uma vida de luxo, aqueles que vivem as nossas custas, essa é uma inclinação psicológica do ser humano, quando ao perceber o engodo, o golpe, ele se retrai e mantem-se à distância, esse é um ato de consciência. E vir aqui e expôr como somos ludibriados, também é um ato de consciência e patriotismo.
    Mas o ditador precisa manter as aparências e os aplausos, então ele promove eleições para dar a ilusão de normalidade e manter a farsa, bombardeando-nos com propagandas, dizendo que vivemos em uma “Democracia de Direitos”, alguém já percebeu a frequência que os líderes do governo repetem essa frase? Ela tem o valor de ouro líquido para um tirano e esse é o ponto crítico do engodo, para manter a verossimilhança, ele faz uso dos eleições e do incomensurável cabide de empregos, os parasitas que vivem as nossas custas comparecem as urnas, fazendo uma enorme festa e celebrando seu mestre, desta forma dando a impressão de vitória e levantando uma cortina de fumaça branca como o final de um conclave, onde o amor sempre vence. O ladrão de eleições sabe que o povo é facilmente enganado por aparências lisonjeiras e propagandas enaltecedoras e confortantes.
    Quando a razão é abandonada e a fantasia estúpida glorificada, monstros impossíveis são produzidos.

    1. Antônio Sérgio Maciel de Carvalho
      Antônio Sérgio Maciel de Carvalho

      Brilhante Ed Camargo! Parabéns. Perfeito comentário.

    2. Luiz Fraga
      Luiz Fraga

      Endosso, Ed Camargo! Expressou muito bem o que nós também sentimos e visualizamos. Permita-me acrescentar, à essa corja de corruptos-parasitas da Nação, os nossos atuais chefes militares.

  5. Reinaldo Terribelli
    Reinaldo Terribelli

    Esse pessoal sabe que não vai longe com esse projeto porque tem vicio de origem , porem dá para perceber que eles não estão nem aí para o que vai acontecer no país , o negocio deles é surrupiar o maximo que puderem no menor tempo possivel e quando acabar acabou quem pegou pegou e quem não pegou não pega mais e eles somem na névoa, simples assim .

  6. Rodrigo Otavio Xavier Leão
    Rodrigo Otavio Xavier Leão

    Mestre Guzzo impecável, como sempre.
    É lamentável que ainda estejamos com um nível de educação política e econômica tão ruim. Eu considero que a liberdade econômica é essencial para o exercício de demais liberdades. E é aí que o bicho pega. A sanha de Lula em manter o Brasil no terceiro mundo é para não perder o poder.

  7. FRANCISCO RODOLFO EDUARDO PESSERL
    FRANCISCO RODOLFO EDUARDO PESSERL

    Será que a “Turma do L” lê os artigos do Guzzo? Não? Nem mesmo os “intelectuais”? Bem… é verdade que esses se submeteram à “lavagem ideológica”, adoradores que são do Gramsci – e classificam qualquer crítica ou dissidência como “fake antidemocrática”, sem se dar ao trabalho de refletir sobre os fatos apontados.

  8. MNJM
    MNJM

    Excelente artigo Guzzo, sempre preciso e corajoso. O que Lula apresentou na msg de Natal foi uma mentira deslavada, como se o seu governo estivesse no rumo certo. . Pura balela.

  9. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Guzzo perfeito seu comentário, tenho apenas uma questão, você diz que o Lula não se preocupa com a questão do déficit, mistura gastar ou melhor torrar o dinheiro público com os gatões gordos do congresso e outras instituições como sinônimo de investir para o bem do país…….fico pensando será que ele sabe o que é déficit?????

  10. José Garcia
    José Garcia

    Sr. Guzzo, belíssimo artigo, bem pertinente ao momento atual. Parabéns pela coragem de mostrar as feridas e os tumores que estão levando o país em estado de coma para a UTI, com risco de morte em elevado sofrimento !!
    Será que devemos deixar o país perecer e ficarmos inertes ??

  11. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Grande Guzzo! O Brasil saiu muito bem da pandemia e agora está afundando com a ‘petemia’.

  12. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Países com déficits gigantes quebraram. É só ler o relatório do FMI de 2007 a 2020. A ARgentina está aí ao lado e o Lula ainda não sabe que o Pampa é um bioma que integra os hermanos, mais o Uruguai.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade