Durante uma entrevista à GloboNews, o presidente Lula mandou um recado para os militares. “Quem quiser fazer política, que tire a farda, renuncie a seu cargo, crie um partido e vá fazer política”, disse, na quarta-feira 18.
Adiante, o petista disse que o Brasil precisa de “Forças Armadas preparadas e fortalecidas”. Na sequência, lembrou que os militares têm de “seguir a Constituição”. “Precisam cuidar da defesa do povo brasileiro contra qualquer possível ataque externo”, observou. “Ou seja, nós estamos tranquilos.”
Em entrevista ao programa gaúcho Pampa Debates, o general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Temer, respondeu a declarações de Lula, sobre os militares. Para Etchegoyen, demonstram “profunda covardia”.
Segundo Etchegoyen, Lula sabe que os generais não vão convocar a imprensa para responder à ofensa. “Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo”, observou o militar. “Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados.”
Desde que saiu da cadeia, o petista tem subido o tom com as Forças Armadas. Recentemente, contudo, os comentários têm sido mais frequentes. Lula revelou não ter confiança em parte dos militares. Esse sentimento levou o chefe do Executivo a manter em sua segurança agentes da Polícia Federal, em vez da equipe do Gabinete de Segurança Institucional.
Lula disse ainda que os militares não são o Poder Moderador da sociedade.
Da mesma forma grosseira deveria esse idoso senhor se dirigir áqueles togados, se assim estes desejarem militar e usar da política que abandonem o STF e fundem um partido, ou ingressem no que melhor simpatizarem, aproveitando e liberando o código fonte , o STE para, aí sim um término digno do processo eleitoral
O nine é o todo poderoso, tiraram da cadeia, descondenaram e colocaram de presidente agora ele pode tudo…!! Deram isso a ele de presente…..agora só fazer o L.
..!!
Pois é, este é o país em que o militar não pode ser político, mais o ladrão descondenado pode ser Presidente.
O sr. Luiz deveria saber que militares da ativa não falam de política mas os da reserva tem total direito a isto e não se omitem dando-lhe bons avisos de serenidade em busca da pacificação e equilíbrio não do confronto que poderá lhe ser fatal tantas as barbaridades que comete já no início de governo e afirmo sem receio que a melhor coisa que pode ocorrer a Lula é que o sr. CAPAcheco não seja reeleito para presidir o Senado pois se isto acontecer seu governo a continuar nesta toada não chega ao fim do ano e destrói o país … juízo cara e vá governar para todos como é do seu dever e não cave tolamente a sua sepultura.
É, milicos. A reputação de vocês está lá embaixo. Sem moral nenhuma com povo, e agora até com o ladrão. Agora são vistos apenas como capachos de corruptos. Talvez este seja o capítulo mais infame da história das fa brasileiras.É o preço da covardia.
Revista Oeste, é simplesmente repugnante vocês se referirem ao ex-presidiário descondenado como presidente. Isto não é de forma alguma necessário ou mandatório. Coloquem apenas Lula, que todos já entenderão. Não reconhecemos este criminoso como nosso presidente e sabemos que vocês tampouco. Portanto, parem de colocar o “presidente” na frente do codinome do bandido.
Obrigada.
Plenamente de acordo, Alix.
Ou a Oeste assume seu papel de lider da direita ou feche logo, antes que “alguem” o faça. Ainda não me sinto a vontade para assinar a revista. Falta mais força!
Alix. Nome completo seria mais correto, na minha opiniao. PB
Pelos comentários, conclui-se que a direita vai acabar conseguindo fazer com os militares aquilo que a esquerda vem tentando fazer desde o início do século passado sem muito sucesso.
Como eu costumo dizer (sem qualquer originalidade), nenhum governo se sustenta sem apoio militar. Enfraquecer ainda mais as Forças Armadas solapando-as indiscriminadamente, inviabilizará qualquer iniciativa civil para, eventualmente, restaurar a República e o regime constitucional. Pior que isso, abrirá brechas na defesa do país contra ameaças externas, que existem e estão atentas ao que está acontecendo aqui dentro. “Bater” nos milicos é fácil, pois não revidam. São disciplinados. São o bode expiatório perfeito. Estão apanhando da direita e da esquerda. Se de fato “lavarem as mãos”, cansados de tanto apanhar, qual dos lados sairá mais prejudicado? A direita ou a esquerda? Há um consenso de (e é visível) que a grande maioria dos militares, em todos os níveis, é contra o Estado de Coisas atual e contesta a forma como a eleição foi “tomada”. Penso eu que, se não agem, é porque ainda têm esperança de preservar a Constituição e o Estado Democrático de Direito, mas, em algum momento, irão perceber que isso já não é possível. Se nesse momento estiverem sem prestígio junto à sociedade, aí sim, serão inócuos, seja para liderar ou seja para sustentar uma mudança.
Pensem bem. O alvo prioritário deveria ser outro.
parece que vai ter uma nova gratificacao para os militares, estao estudando. tudo vai se acalmar.
Você tem razão! Quem tem capacidade de conquistar o poder, ainda que por meios ilícitos, manda e o restante da lama de girau obedece
Gostaria de ter o prazer em apreciar a prisão desses militares de meia tigela. Seria ótimo vermos esses traidores levarem pau!
Acho é pouco! Tomara que o PT persiga e prenda militares e crie uma guarda formada por mercenários exterminadora de militares brasileiros. A covardia terá seu preço
O regime petralha pode ser derrotado e não precisamos de militares para acabar com o regime de nossos inferiores. Se cada um agir de acordo com suas convicções, agir como um indivíduo único e raro, dono de si próprio e independente, tendo como regra nunca colaborar com seus antagonistas, não participar de nada que fortaleça o regime, isso inclui deixar de ser produtivo, consumir somente o básico necessário para sobreviver, esse regime que nada produz, mas que vive da confiscação dos frutos do nosso trabalho, logo sofrerá um colapso sobre seu próprio peso. Todos nós juntos possuímos mais poder do que qquer exército armado incapaz de usar suas armas.
Realmente se as Forças Armadas tivessem coragem de cuidar do povo ,ele já estaria preso junto com seus comparsas do STF
Milicos=covardes
Lula sempre desrespeitou as FFAA, graças a covardia e a falta de representatividade da mesma, um militar é um cidadão com direito a ter opinião política e ética, nos USA os militares participam das demandas da sociedade, sem desrespeitar hierarquia e obediência, é a opinião de cada cidadão. Aqui os integrantes das FFAA se acovardam diante das humilhações de um ex condenado. Lula diz o que quer, humilha e ofende, uma pessoa só não tem confiança em quem não presta. Portanto Lula considera as FFAA uma instituição desprezível e imprestável.
Nenhuma ditadura no mundo foi implantada sem a cooptação ou adesão das Forças Armadas, e elas não o foram. O maior obstáculo à implantação de uma ditadura no Brasil continuam sendo as nossas Forças Armadas e, por isso mesmo não devemos de forma alguma contribuir para o seu enfraquecimento.
Tem que fazer isso com esses frouxos. Nunca vi um exército covarde que deixa seu povo na mão. Qualquer ignorante sem conhecimento nenhum sabe que as eleições foram fraudadas. Exército covarde. Pobre Villas Boas vai morrer vendo esses covardes fazendo isso c a nação.
Sou oficial da reserva não remunerada (R/2) da arma de Artilharia, do que ainda me orgulho. Mas, devo dizer, sou velho, isso foi no Exército do início da década de 60. Esse Exército, que grafo com “E” maiúsculo.
Naquele tempo os militares com frequência saiam fardados às ruas. Depois, a vergonha veio se abatendo sobre eles. Hoje, são o que são: inúteis e caros. Merecem a reprimenda até de um corrupto condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Concordo plenamente!
Vai me dizer que a Dilma na ditadura tratava seus policiais reféns capturados com flores?!…
NÃO A NECESSIDADE DE MANDA RECADOS PARA OS MILITARES, JÁ TEMOS VÁRIOS MILITARES DE VALOR NA POLÍTICAS PARTIDÁRIA NACIONAL.
Fico me perguntando se tudo isso não é proposital, digo com relação ao posicionamento do Exército. Estão esperando esse filho de lúcifer colocar mais lenha na fogueira.
Prezada Líliam, permito-me discordar. Estão deixando, não esperando, o filho de lúcifer colocar mais lenha. Mas, não para impedi-lo um dia, mas para levar-lhe gasolina para atiçar o fogo onde estarão os perseguidos da ditadura.
Está no texto: “Precisam cuidar da defesa do povo brasileiro contra qualquer possível ataque externo” e ainda há mais: “Ou seja, nós estamos tranquilos.” Sábias palavras. Não há ataque externo ao povo brasileiro, e, quanto ao ataque interno, “estamos tranquilos” porque não é assunto das forças armadas. Deu para entender, ou vamos todos pedir ao Lula para desenhar? Quanto aos militares, fica bem claro na prática, que aos lacaios restam as palavras de desdém de quem puxaram o çaco
Os generais pediram isso. Agora é agachar e deixar o Lula montar e passar a espora.
Dessa vez não posso culpar o Lula, pois os generais não possuem mais a confiança da população também.
Quero ver esse nove dedos vagabundo falar o mesmo do STF
“Quem quiser fazer política, que tire sua TOGA, renuncie a seu cargo, crie um partido e vá fazer política”,
Fala molusco vagabundo… Fala ..
Uma coisa podemos dizer em favor do STF quando comparados às forças armadas; no STF não há covardes. Ninguém mexe com eles.
Vdd, pau que dá em Xico da no Francisco
Boa, Verusca!
Ditadura do STF em pleno vigor, ninguém ousa falar mal.
Não adianta tirar a farda, formar um partido político e disputar as eleições. Os petralhas a exemplo de outros esquerdopatas ao redor do mundo, sabem como roubar as eleições. E continuarão roubando até e qdo forem destronados pelo povo, não por Generais mas o povo sofrido que não aguenta mais tanto despotismo. Qdo o povo teme o governo temos a Tirania. Qdo o governo teme o povo, temos a Liberdade.
…o senil cocalero já está falando demais. O péssimo nessa história toda, é que, não possuímos forças armadas. Infelizmente, isso aí está mais para Fracassadas Armadas composta por covardes, irresponsáveis e omissos. Atualmente, estes rechonchudos generais e coronéis que compõem as FAs ,só pensam no que será servido durante o almoço lá na caserna e no futebolzinho da tarde lá na quadra do QG. Totalmente diferente do meu período como militar…onde…Selva era Selva!…E tenho dito…
Do bom e do melhor no cassino dos oficiais. Mesa de sinuca, ping pong, mesa farta… Fora isso, um montão de praças que não custam nada para eles, para passar e engomar as fardas, limpar as privadas, serem ordem ao comando para servirem ao comandante como pajens e garçons, engraxarem os coturnos, pintarem os meio-fios, varrerem o pátio, etc.. Por acaso vão se mexer para arranjarem encrenca para defender o povo e o país? nem pensar.
Sempre com bravatas!!
Se os militares tivessem seguido a Constituição, ele não estaria no Poder!!
Não consigo acreditar como este senhor pode falar verborragicamente e ficar sempre sem ser tocado. Teria ele tanto cash para calar todos?
Temer, temer sempre!!!
Tudo o que diz respeito a Temer, à escuta telefônica, ao “isto não ´pode…”
A história revelará o quanto mal esse indivíduo vem fazendo ao País.
Joga dentro e fora das 4 linhas, dentro de portos, interfere em todas as instituições, seu general pode desafiar a cantilena, a chicana.