O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja mapear os funcionários com cargos comissionados durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, identificar os “bolsonaristas” e excluí-los do governo. A “triagem” ocorrerá por meio da análise das declarações públicas dos possíveis alvos e da avaliação do posicionamento dos funcionários sobre as manifestações em Brasília.
“Estamos no momento de fazer uma triagem profunda”, disse o presidente, neste domingo, 22, em café da manhã com jornalistas. “Porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares. Estamos vendo se a gente consegue corrigir, para colocar funcionários de carreira — de preferência, funcionários civis que estavam aqui e foram afastados, transferidos de departamento. A ideia é transformar isso aqui num gabinete civil.”
Na terça-feira 17, o governo dispensou 40 militares que cuidavam do Palácio da Alvorada. Na quarta-feira 18, mais 13 militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram liberados.
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, as trocas serão intensificadas na segunda-feira 23. “O governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o governo que entrou”, afirmou. “É um pensamento em todas as áreas muito diferente. Portanto, não poderíamos conviver com os mesmos assessores. Não tem nenhuma novidade com isso. Ou alguém achava que iríamos entrar no governo e manter os assessores?”
Lula não esconde sua desconfiança das Forças Armadas. A demissão do general Júlio César Arruda, por exemplo, simboliza o clima de tensão entre o Executivo e a caserna.
O partido Nacional Socilaista do trabalhadores Alemães também tomou essas medidas logo que chegou ao poder na Alemanha contra os judeus. Não suportavam a ideia de ter ao seu lado pessoas mais inteligentes e preparadas do que eles.
Não deu certo lá, não vai dar certo aqui.
Coloca JANJA, aí ela faz a alegrias dos índios.
O padrão de conduta do suposto eleito é de um criminoso procurado
Não pode sair na rua
Não pode morar em endereço fixo
Troca do hotel todo dia
Tem medo de ficar perto de pessoas fardadas
Persegue seus supostos desafetos
Só confia no seu bando
Apartir de fevereiro as manifestações irão voltar e quem vai sair do governo e ter que sair do Brasil é esse bandido com sua quadrilha e seus comparsas do STF
Realmente fica bastante dificil…bandidos não conseguem ficar em um ambiente com militares.
Quer colocar os ratos de volta
O projeto não é eliminar bolsonaristas do Governo, é eliminar todos que pensam diferente do que está sendo imposto.Vai ser difícil Excelentíssimo Sr Presidente Lula ,por baixo são ,58 milhões de cidadãos que podem ser humilhados, maltratados mas não ficarão de joelhos por seu ideário.