O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer petistas históricos como candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A lista de nomes inclui o ex-ministro José Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e o ex-deputado José Genoino, todos envolvidos no escândalo do Mensalão.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o site Poder360, Lula planeja reforçar sua base de apoio no Congresso Nacional em uma eventual reeleição. O petista pretende ter aliados mais preparados, tanto na campanha eleitoral quanto na Câmara dos Deputados.
Há uma crítica interna de que o partido depende muito da figura do presidente. Alguns petistas acham que há poucos nomes realmente competitivos no cenário nacional.
Os petistas “históricos” que Lula quer como candidatos ainda causam polêmicas
Um dos nomes citados por Lula defendeu o boicote a empresas de judeus no Brasil. Trata-se de José Genoíno. Ele deu a declaração durante sua participação no Sabadão do DCM, um programa no site de esquerda Diário do Centro do Mundo.
Leia também: “Lula vai passar Páscoa em São Paulo — e sem cumprir agenda oficial”
Conforme noticiou Oeste, João Paulo Cunha já havia cogitado disputar uma vaga de deputado federal em 2022. Já Delúbio Soares, que teve sua condenação anulada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em março de 2023, entregou seu livreto gratuitamente no 26 º encontro do Foro de São Paulo.
O livro chama-se Delúbio Soares, o Réu Sem Crime. O livreto tenta comprovar a inocência do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).
Leia mais: “Anielle Franco anuncia evento de filiação ao PT”
Já José Dirceu recebeu uma ação, no ano passado, de execução fiscal. O motivo foi o atraso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022. A dívida é de R$ 60 mil.
Se for verdade que o povo deste país realmente e conscientemente vota para eleger esses notórios ladrões para representá-los e as urnas eleitorais inauditáveis são confiáveis como insistem os juizes elitistas, então este país esta realmente perdido.
Candidatos para retorno no presídio.
Nada além disso.
Alguma duvida que serão eleitos? São todos filiados no STF…
Que vergonha. A que ponto chegamos. Pessoas inocentes presas e esses cr@pulas do mensalão e do petrolão todos soltos e com a ficha limpa. Por isso somos Banânia, o país da piada pronta onde p poste mija no cachorro e onde o bandido é que corre atrás do xerife pra tentar prendê-lo.
Já preparando o código fonte…
Toda possibilidade de eleger os maiores corruptos para voltarem à cena do crime, com as sacrossantas urnas do TSE.
Lula e sua turma não tem nenhum pudor. País da bandidolatria.
Grande possibilidade de se elegerem com as mesmas urnas que o Descondenado e Ex-ladrão se elegeu!