publicidade
Política

Lula recua e diz que vai continuar tentando negociar tarifas com Trump

Presidente havia afirmado que não se humilharia para negociar com os EUA, mas agora aposta no diálogo

durante cerimônia de assinatura da Medida Provisória 'Brasil Soberano'
durante cerimônia de assinatura da Medida Provisória 'Brasil Soberano' | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 13, que seu governo continuará tentando negociar com os Estados Unidos a redução das tarifas de 50% a produtos brasileiros. O presidente norte-americano Donald Trump impôs a medida, que começou a valer neste mês.

Essa declaração do petista contrasta com o que ele disse em 7 de agosto, quando descartou a possibilidade de diálogo e afirmou que não iria se “humilhar” para Trump.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“O dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele”, disse Lula. “Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar. Um presidente da República não pode ficar se humilhando para outro.”

Nesta quarta-feira, no entanto, Lula disse que segue tentando negociar com os EUA. Afirmou também que quer negociar questões como o comércio de etanol. Segundo ele, a decisão de não adotar por enquanto medidas de retaliação visa evitar que as relações bilaterais piorem.

As declarações ocorreram durante cerimônia para assinatura de medida provisória “Brasil Soberano”, voltada a setores afetados pelas sobretaxas.

Governo Lula anuncia ‘plano de contingência’

Também nesta quarta-feira, o governo Lula anunciou um “plano de contingência” para reduzir o impacto das tarifas e apoiar as empresas. Entre as medidas estão uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, aumento de compras governamentais, adiamento de impostos e reforma do Fundo de Garantia à Exportação.

Leia também: “Lula: ‘Falei ao Trump que ele seria julgado se o caso do Capitólio tivesse sido aqui'”

Nesta terça-feira, 12, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o custeio das ações será via crédito extraordinário, fora do limite de gastos do arcabouço fiscal, mas com impacto na meta fiscal.

Saiba mais:

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
    Rubens Mário Mazzini Rodrigues

    Quer negociar o mercado do etanol porque está com medo de ficar sem cachaça.

  2. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Essa carniça, além de todos adjetivos relacionados com ladroagem e senilidade, é também um CAGÃO !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade