publicidade
Política

Lula sai em defesa de ministro indiciado por corrupção e organização criminosa: 'Tem direito de provar inocência'

Presidente afirmou em entrevista que vai conversar com Juscelino Filho nesta quinta-feira, 13, e 'tomar uma decisão'

ministro de Lula Juscelino
Indiciado pro corrupção, Juscelino Filho é ministro das Comunicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/Secom

Lula (PT) saiu em defesa do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), indiciado pela Polícia Federal (PF) por participação em esquema de corrupção passiva que envolve desvio de recursos públicos destinados a obras de pavimentação. O presidente afirmou à Folha de S.Paulo que vai conversar com ele nesta quinta-feira, 13, e “tomará uma decisão”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Eu acho que o fato de o cara estar indiciado não significa que o cara cometeu um erro”, defendeu o petista. “Significa que alguém está acusando e a acusação foi aceita. Agora, eu preciso que as pessoas provem que são inocentes. E ele tem o direito de provar que é inocente. Eu não conversei com ele. Vou conversar hoje e vou tomar uma decisão sobre esse assunto.”

Ministro das Comunicações rebate acusações

O ministro criticou a atuação da Polícia Federal. Em nota, ele afirmou que o inquérito devassou sua minha vida e a dos seus familiares. Ele alegou ainda que a apuração não encontrou provas que justifiquem as acusações feitas contra ele. Segundo Juscelino, “a investigação revira fatos antigos e que nem sequer são de minha responsabilidade enquanto parlamentar”.

Entenda a acusação

Juscelino Filho foi indiciado pela PF em um inquérito que investiga desvio de emendas parlamentares para pavimentar ruas de Vitorino Freire (MA). Os crimes imputados são de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A cidade em questão é governada por Luanna Rezende, irmã do ministro. Ela chegou a ser afastada do cargo, em setembro do ano passado, em virtude da investigação.

Essas obras foram bancadas por emendas parlamentares indicadas por Filho, no período em que ele atuava como deputado federal.

+ Obra com emendas de ministro de Lula tem pagamentos indevidos, informa auditoria

Um dos elementos utilizados pela polícia para indiciar o ministro de Lula é um relatório da Controladoria-Geral da União, sobre uma das obras ter beneficiado propriedades da família de Juscelino.

O caso foi enviado para o ministro Flávio Dino, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal. O processo tramita lá porque, como ministro, Juscelino tem foro para responder a processos criminais na Corte.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    COMO SERIA ESSA CONVERSA ENTRE QUEM TEM 3 CONDENAÇÕES POR CORRUPÇÃO TER QUE DEMITIR UM MINISTRO POR CORRUPÇÃO ?

  2. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Qualquer pessoa indiciada tem o direito ao devido processo legal e amplo direito de defesa, embora este procedimento jurídico tenha sido enterrado pelo STF.
    Político com a proteção do sistema nunca será condenado mesmo que para um PeTralha ou aliado seja difícil provar um fio de inocência.
    Flavio Dino relator do processo no STF. A raposa está cuidando do galinheiro.

    1. R Fortes
      R Fortes

      Prezado Donizete. Parece que meu comentário em apoio ao seu texto foi censurado.

      1. R Fortes
        R Fortes

        Vou tentar postar novamente. Vamos ver do que a Oeste é feita: de patriotas resolutos ou de covardes.

      2. R Fortes
        R Fortes

        Repostando: nas circunstâncias atuais, somente ações disruptivas surtirão efeitos em favor do Povo, e contra essa quadrilha que TOMOU o poder, com as garras sinistras das urnas batizadas do tse.

      3. R Fortes
        R Fortes

        – Paralização Geral e Nacional Já!
        – Impeachment de iluministros fora da lei Já!
        – Fora Omisso Pacheco, prevaricador-mor da República
        – PEC da reforma do Judiciário e M Público Já! Câncer a ser extirpado.
        – Comprovantes impressos dos votos Já!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.