O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que prefere esperar a investigação que será feita pelas autoridades russas acerca da morte de Alexei Navalny, principal opositor de Wladimir Putin, na prisão antes de fazer qualquer pré-julgamento.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
O Ocidente atribuiu ao governo de Vladimir Putin a responsabilidade pela morte de Navalny, considerado um preso político. O governo brasileiro não se manifestou e Lula, em entrevista coletiva neste domingo, 18, em Adis Abeba, na Etiópia, também não respondeu a essa pergunta.
+ Navalny estava ‘saudável e feliz’, diz mãe do opositor de Putin que morreu na prisão
Questionado se considerava a morte suspeita, ele disse: “É uma questão de bom senso. Se a morte está sob suspeita, nós temos que primeiro fazer uma investigação para saber do que o cidadão morreu. Vamos esperar os médicos-legistas para não fazer um pré-julgamento”, disse. “Para que essa pressa de acusar alguém? Você sabe há quantos anos estou esperando o mandante do crime da Marielle? Seis. E não estou com pressa de dizer quem foi.”
Ele prosseguiu: “Não quero especulação: o sujeito morreu numa prisão. Eu não sei se ele estava doente, se tem algum problema, como morreu um cidadão no avião que veio para a Etiópia trazendo a delegação brasileira. A gente vai culpar quem?”
Ao finalizar a resposta, ele disse que até compreende “os interesses de quem acusa imediatamente: Foi fulano! Mas esse não é meu mote.”
Ocidente culpa Rússia por morte de Navalny, opositor de Putin
Representantes de países do Ocidente condenaram a Rússia pela morte de Alexei Navaly. Líderes destacaram o corajoso enfrentamento de Navalny ao líder russo e expressaram indignação diante de sua morte.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar indignado e responsabilizou Putin pela morte de Navalny. Além dos Estados Unidos, a União Europeia também atribuiu a Putin a responsabilidade pela morte do ativista.
+ Rússia: Relembre outras mortes misteriosas de críticos de Putin
Até o momento, o Brasil não se manifestou sobre o falecimento do líder da oposição russa. No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criticado na imprensa mundial por equiparar “agressor” e “agredido” na guerra da Ucrânia, invadida pela Rússia. Lula também chegou a dizer que Vladimir Putin, o líder russo acusado de crimes de guerra, não seria preso se viesse ao Brasil.
O maior opositor de Putin morreu na sexta-feira 16. Ele estava detido na prisão de segurança máxima de Kharp, na Sibéria. O Serviço Penitenciário da Rússia afirmou que Navalny passou mal e perdeu a consciência durante uma caminhada.
O Cachaceiro está de rabo preso com o Putin.
Nunca vi uma NULIDADE diplomática como a dele.
Merece e desafia mais um pedido de impeachment em razão de não ter condenado o assassinato do Navalny pelo ditador russo. Ele já havia sido envenenado com substância radioativa alguns anos atrás e sobreviveu. Há poucos meses foi transferido para essa prisão em região remota e gelada justamente para encontrar a morte com mais rapidez, por ação ou omissão do Kremlin Não condenar a morte dele é algo digno Dênis Maduro, Ortega e outros do mesmo tipo , como
Esse descondenado corrupto que
Foi colocado na presidência do país .
Para ele é normal, o pt que o diga com os assassinatos não esclarecidos
Viver e respirar não é seguro sob uma ditadura totalitária. Putin acaba de matar mais um de seus rivais. O Moraes colocou mais inocentes na prisão com 17 anos de condenação. A única maneira de se manter seguro é acabar com a ditadura totalitária.
Se você é justo, se você é humano, se você é consciencioso, por que deveria ter medo dos bárbaros – por que deveria ter medo das ameaças dos lobos? Procure JUSTIÇA.
Justiça? Que justiça, aqui é o Brasil. —Você obtém justiça no outro mundo, neste mundo você tem a lei do consórcio Luladrão – STF, aqui você será assimilado, sua cultura e sua mente se adaptará para servir-lhes, usam sua distinção e trabalho duro, para suprir as necessidades dos juizes e políticos corruptos, força é irrelevante, resistência é fútil.
Aqui no Brasil, também teve morte de um preso político e o vagabundo nem ligou
Matemática do PT e assemelhados: Celso Daniel e Toninho do PT… se não há pressa para esclarecer, por que haveria pressa para um opositor de Putin?