publicidade
Política

Lula suspende férias de Haddad para discutir Orçamento

Lei Orçamentária Anual de 2025 ainda não foi votada

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tirou férias em janeiro | Foto: Ricardo Stuckert
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tirou férias em janeiro | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 6. Os petistas se encontraram para discutir o atraso no Orçamento de 2025, que não foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Depois do encontro, o ministro disse que o atraso na votação do texto deverá impor algumas restrições ao governo, mas não prejudicará o funcionamento da máquina pública. “Temos que falar com o relator [senador Angelo Coronel (PSD-BA)] para ajustar o Orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal”, destacou.

Segundo Haddad, a prioridade do governo neste começo de ano é garantir a aprovação do Orçamento de 2025. Em tese, a votação poderá começar em fevereiro, depois da eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, mas poderá ficar para março, porque a formação das comissões leva algumas semanas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva para explicar o impacto do pacote fiscal na economia | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva para explicar o impacto do pacote fiscal na economia | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Fazenda, a decisão de cancelar o período de descanso foi tomada depois do “pronto restabelecimento” de sua mulher, Ana Estela Haddad, que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União, o ministro também sairá de férias de 11 a 20 de julho.

O final do ano foi conturbado para o ministro. 2024 ficou marcado por uma alta expressiva do dólar, que encerrou dezembro a R$ 6,18. Além disso, Haddad teve que aprovar, na última semana do ano passado, os projetos de cortes de gastos.

Nísia Trindade também cancela férias

Assim como Haddad, a socióloga Nísia Trindade, ministra da Saúde, também retornou de suas férias nesta segunda-feira, 6. Nísia estava de folga desde 20 de dezembro e retornaria somente no dia 13 de janeiro.

Leia mais:

Segundo nota do Ministério da Saúde, a antecipação ocorreu “para o cumprimento de agendas oficiais previstas para esta semana”. No entanto, até a publicação desta reportagem, sua agenda oficial está em branco.

Nísia Trindade está à frente do Ministério da Saúde do governo Lula | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Nísia Trindade está à frente do Ministério da Saúde do governo Lula | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nísia foi alvo de uma denúncia do jornal O Estado de S.Paulo, que flagrou o carro oficial da ministra em um centro comercial de Brasília no último sábado, 4. Naquela data, ela ainda estava oficialmente de férias.

Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que Nísia Trindade retornou à capital federal no sábado e que é permitido o uso do carro oficial para todas as movimentações da ministra dentro do território nacional.

Leia também: “Ibovespa volta à Era Dilma”, coluna de Carlo Cauti publicado na Edição 250 da Revista Oeste

1 comentário
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Que foto linda , eles formam um lindo casal.
    Burro falante e o menestrel maldito.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.