Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorreu mais de 247 mil quilômetros em viagens pelo Brasil e pelo exterior, segundo levantamento detalhado do site Metrópoles divulgado nesta terça-feira, 31.
A pesquisa utilizou a base de dados da agenda oficial de Lula. Ao longo do ano, o petista visitou 59 cidades em 18 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No cenário internacional, o presidente esteve em 15 destinos. Com o objetivo de priorizar o interior brasileiro por causa das eleições municipais, as viagens de 2024 foram mais centradas no Brasil. A ação também ocorreu depois de críticas contra Lula em 2023, quando ele priorizou viagens ao exterior.
Segundo o Metrópoles, São Paulo e Rio de Janeiro foram destinos frequentes e receberam o presidente 18 e dez vezes, respectivamente. Em novembro, Lula participou da Cúpula do G20, no Rio, que reuniu líderes mundiais para discutir questões globais.
Entre os compromissos internacionais, Lula esteve na Cúpula do G7, na Itália; na 112ª Conferência Internacional do Trabalho, na Suíça; e na 79ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, nos Estados Unidos. O presidente brasileiro também visitou Etiópia, Egito, Guiana, Bolívia e outros países.
Lula visita locais de desastres
Tragédias naturais, como as enchentes no Rio Grande do Sul, demandaram atenção do presidente. Lula visitou Porto Alegre, Lajeado, Canoas, São Leopoldo, Santa Maria, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, para acompanhar esforços de socorro e reconstrução no Estado gaúcho.
Em julho, o presidente foi a Corumbá, em Mato Grosso do Sul, para acompanhar as ações contra queimadas no Pantanal, área que não havia visitado no ano anterior.
Leia também: “Casal Lula & Janja já deu seis voltas ao mundo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 198 da Revista Oeste
Durante uma viagem ao México, onde Lula compareceu à posse da presidente Claudia Sheinbaum, o avião presidencial enfrentou problemas técnicos e ficou cinco horas sobrevoando o espaço aéreo mexicano antes de retornar ao Brasil. A viagem também teve uma escala no Panamá para reabastecimento.
O levantamento das viagens de Lula utilizou ferramentas como Google Maps e Distance.to para calcular a distância percorrida.