O presidente Lula voltou a defender uma ajuda financeira à Argentina, que atravessa uma grave crise econômica, com a inflação anual chegando a 104% e a desvalorização constante da moeda. A pobreza já alcança 40% da população.
“Mais do que querer ajudar a Argentina, a gente quer ajudar os exportadores brasileiros que exportam para a Argentina. Esse é o dado concreto”, disse Lula a empresários em um evento na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na quinta-feira 25, segundo informou a Agência Brasil.
Desde que foi eleito, Lula já se encontrou pessoalmente com o presidente argentino, Alberto Fernández, pelo menos três vezes. Na última vez, no começo de maio, Lula recebeu Fernández em Brasília, e prometeu articular algum tipo de socorro ao país vizinho com o Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Segundo o governo, uma das medidas em estudo é a abertura de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino. A Argentina sofre restrições no comércio exterior para pagar suas importações. Em desvalorização constante, o peso sofre restrições nas transações internacionais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi ao Japão para interceder pela Argentina. Ele também anunciou há uma semana que iria à China para participar de uma reunião do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, atualmente comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ele pediria ajuda à Argentina, mas a viagem acabou cancelada por falta de agenda.
Vamos tirar dinheiro dos ‘220milhões” de brasileiros na linha da pobreza, né malina silva? Para ajudar os hermanos, palhaçada
A Dilma recebe 290 mil como presidenta do banco do Brics, mais 40 e poucos mil como ex presidenta, bem que poderia juntar os petistas e socialistas do Brasil e emprestar o dinheiro(deles próprios)pra Argentina.
Mais uns 20mil como ex terrirista
Os ajude com o seu dinheiro, VAGABUNDO!!!
Esse sujeito precisa de tratamento psiquiátrico, ele tá com problema sério.
E a esmola do G7 que Luladrao disse que ia conseguir para Argentina, não deu certo?
quando esse congressinho omisso e retrógrado irá proibir essa aberração?
Não conseguem fazer nada pelo nosso país e aínda querem ajudar um país quebrado pelos companheiros! Devia se candidatar a presidente da Argentina!
Ajudar os exportadores brasileiros para um mercado que encolhe todos os dias?
É verdade esse bilhete?
É mais lúcido e produtivo desenvolver novos mercados.
Mas o SISTEMA quer o poder e dane-se a economia.
Alguém tem dúvida de que o contribuinte irá financiar a linha de crédito?
Seria interessante conhecer quais são os “empresários” que estão ávidos para exportar para a Argentina.
Tenho certeza de que, caso um presidente de direita seja eleito na Argentina este ano, o Ladrão cara de porco muda radicalmente o discurso e vai cancelar qualquer possível ajuda.