O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mentir sobre os números da fome no Brasil, desta vez durante a abertura da Cúpula do G20. O evento começou nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante discurso no início da reunião, Lula alegou ter “acabado com a fome” no Brasil em 2014 e sugeriu ter encontrado o país na mesma situação depois de seu retorno à Presidência, em 2023.
“Conseguimos sair do Mapa da Fome, da FAO, em 2014, para o qual voltamos em 2022, em um contexto de desarticulação do estado de bem-estar social”, disse Lula. “Foi com tristeza que, ao voltar ao governo, encontrei um país com 33 milhões de pessoas famintas. Em um ano e 11 meses, o retorno desses programas já retirou mais de 24,5 milhões de pessoas da extrema pobreza. Até 2026, novamente, sairemos do Mapa da Fome.”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mentir sobre os números da fome no Brasil, desta vez durante a abertura da Cúpula do G20. Enquanto discursava, Lula voltou a alegar ter "acabado com a fome" no Brasil em 2014 e sugeriu ter encontrado o país na mesma situação… pic.twitter.com/8vUGXZNhyW
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 18, 2024
No discurso, Lula disse que os dados sobre a fome são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A FAO, no entanto, não usa mais o Mapa da Fome para divulgar informações sobre subalimentação, já que adota outras abordagens.
Essas informações constam no 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pessan).
Esta não é a primeira vez que o presidente utiliza esses dados para falar da fome no Brasil. No mês passado, Lula citou as mesmas informações durante um encontro com o magnata e fundador da Microsoft, Bill Gates.
Leia também: “Despesas com o funcionalismo no governo Lula são as maiores desde 2008”
Pesquisa tem erros estatísticos
Conforme exposto pela Edição 152 da Revista Oeste, a pesquisa que cita o número de 33 milhões de pessoas com fome possui erros estatísticos. Para afirmar que o Brasil tem 33 milhões de famintos, a Penssan comparou dois inquéritos encomendados a ela mesma.
O primeiro levantamento aconteceu em dezembro de 2020, no início da pandemia, em 2.180 lares em todo o Brasil. Ele mostrou que 9% da população, ou 19 milhões de brasileiros, enfrentava insegurança alimentar.
A segunda pesquisa, mais ampla, foi feita entre novembro de 2021 e abril de 2022, com 12.745 domicílios visitados. O resultado mostrou que 15% dos brasileiros estavam passando fome, totalizando 33 milhões de pessoas.
Realizada durante a pandemia de covid-19, a pesquisa usou oito perguntas focadas no que os entrevistados sentiram nos últimos três meses. No entanto, a representatividade da amostra é questionável, já que o documento publicado não traz informações detalhadas. A pedido de Oeste, o cientista de dados Leonardo Dias analisou a amostra.
De acordo com o especialista, houve uma sucessão de erros. “Em primeiro lugar, foi usada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, sendo que já está disponível a PNAD 2021, que tem uma proporção de amostra de salário bem diferente”, afirmou Dias. “Na edição mais recente, 38% da população ganhava até dois salários mínimos; 40%, de dois a cinco; e 22%, acima de cinco salários”, disse.
Os dados indicam a possibilidade de uma amostragem superestimada nas Regiões Norte e Nordeste, onde a situação da insegurança alimentar é mais grave, e subestimada nas Regiões Sul e Sudeste, onde o problema é menor.
Relatório da própria ONU desmente Lula
No Brasil, cerca de 8,4 milhões de pessoas enfrentaram a fome entre 2021 e 2023, de acordo com um estudo de cinco agências da Organização das Ações Unidas (ONU). O relatório também revela que 39,7 milhões de brasileiros viveram em insegurança alimentar durante o mesmo período, sendo 14,3 milhões em estado severo.
As informações são do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, da FAO e agências parceiras, divulgado em 24 de julho.
Globalmente, a fome permaneceu estável nos últimos três anos, depois de um aumento durante a pandemia.
Leia também: “Lula, depois de Janja ofender Elon Musk: ‘Não temos que xingar ninguém”
Em 2023, entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas podem ter passado fome, o equivalente a uma em cada 11 pessoas no mundo. A insegurança alimentar global (moderada ou severa) afetou 28,9% da população mundial.
De acordo com a FAO, a desnutrição no Brasil foi de 3,9% entre 2021 e 2023, enquanto a insegurança alimentar atingiu 18,4%.
PHD EM MENTIRAS E EM NARRATIVAS !!! VERGONHA MUNDIAL !!! TENTA SER AGRACIADO COM O PRÊMIO NOBEL DA PAZ DISTRIBUINDO MENTIRAS E NARRATIVAS !!!
Ele é mestrado e tem doutorado em mentir !
Ok. Fala, fala e fala, mas quando esse palhaço vai alimentar os famintos que ele criou desde o seu primeiro governo. Se esse preguiçoso se der ao trabalho de dar uma volta pelas ruas das cidades do Brasil, dá para escolher os famintos que vai alimentar primeiro. Mas ele prefere alimentar os parasitas e “artistas” que ele fez questão de entupir no governo.
O lula mente tanto que ainda vamos descobrir que o nome dele não é Lula.
“Lula mentir” é pleonasmo!
O Lula MENTE como respira. Se ele não mentir a toda hora, não tem NADA para apresentar, ou para se gabar. Todas as “realizações” dele são exclusivamente fruto de números manipulados, dados fictícios e informações irreais. Ou seja, é uma fraude sustentando um mentiroso.
Tem que ver se essa pesquisa sobre a fome não foi feita pouco antes da hora do almoço.
Um evento desse tamanho e o Brasil sendo representado por bandidos. Isso é surreal. Como ficar orgulhoso? Olhem os nossos representantes nesse encontro. Condenados por corrupção soltos representando uma nação como a nossa. Não é apenas não me representar. Sei aceitar derrotas, mas essa de um criminoso recebendo honras de chefe de estado é algo que não dá para engolir. Não consigo olhar para as forças de segurança preocupados com a escolta de bandidos (digo aqui dos representantes do Brasil). Eu nunca votei em politicos do PT e nem dos considerados de esquerda. MENTIROSOS desde sempre!!!! uma pena chegar aos 51 anos de idade e perder completamente a confiança em 100% das instituições.
Será que este personagem, mente, por falta de caráter, por ignorância, ou por demência congênita!?….
Felizmente os brasileiros e o mundo todo sabe que este comunista é mentiroso ao extremo, é Hamas, é corrupto, é ladrão, é Irã, é China, é Rússia, é Venezuela e Nicarágua além da Coreia do Norte. Ama e idolatra ditadores. Então ninguém acredita nele.
Eita veio safado mentiroso !
E daí? Vai ficar por isso mesmo quando o ladrão mente que nem sente? Não existem jornalistas para questionar tudo isso, a não ser matérias aqui e acolá?
Qto ao mapa da fome, sempre esteve. O país apenas foi incluso no mapa das DROGAS. Libera aí mais 40g que assim, ninguém me pega no novo voo do dia.
Cinico e mentiroso, Presidente sem povo e sem moral.
Como diz o nove dedo tem que mentir e mentir até a mentira se tornar verdade no cérebro de muitos!
Como diz o nove dedo tem que mentir e mentir até a mentira se tornar verdade no cérebro de muitos!
NÃO TEM NINGUÉM PARA CHECAR O Q ESSE CACHACEIRO DIZ .
Volta não, nunca deixou de ser cachaceiro , FDP e mentiroso!