Ao contrário do que indicou a investigação da Polícia Federal (PF), o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Magno e Melo Rodrigues Alves não pilotou um drone espião nas proximidades da residência oficial do governo do Ceará, em 2021. Na época, Camilo Santana (PT), hoje ministro da Educação, era o governador do Estado.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
Nas investigações sobre a suposta “Abin paralela”, um esquema de espionagem de adversários políticos supostamente existente no governo de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal chegou a dizer que Magno foi flagrado ao pilotar um drone perto do Palácio da Abolição.
A Folha de S.Paulo revelou que quem pilotava o drone era um oficial de inteligência que havia sido deslocado de Brasília e uma servidora da Abin lotada na superintendência local.
Segundo o jornal, que teve acesso a documentos da investigação, a dupla foi abordada pela guarda palaciana, por se tratar de uma área de segurança, onde a presença de drones não é permitida. Em seguida, os policiais verificaram a placa do carro, e eles se identificaram como agentes da Abin.
+ Sem indícios, PF pede busca e apreensão contra deputado
Os agentes de inteligência informaram, então, que o voo era apenas para que a servidora de Fortaleza fosse instruída a usar o equipamento e que não sabiam que estavam perto da sede do governo.
A defesa de Paulo Magno já foi ao inquérito. Numa petição ao Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados informaram que o ex-diretor estava em Brasília — e não no Ceará — na data em que foi acusado de pilotar um drone para espiar Camilo Santana. Aliás, ele nem mesmo sabe pilotar esse tipo de equipamento, disseram os advogados na petição protocolada em 25 de janeiro, segundo a Folha.
“O peticionário não é piloto de drones da Abin, sequer sabe pilotar esse aparelho e também não tem habilitação. Aliás, Paulo Magno tampouco estava no Ceará no momento em que teria ocorrido tal episódio”, informaram os advogados, no documento. “Tal equivocada informação prestada pela PF induz o Poder Judiciário — e, depois das citadas notícias, a sociedade também — em erro, acarretando graves prejuízos à imagem e à reputação do peticionário.”
A defesa também contesta a afirmação da PF de que Magno seria “gestor do FirstMile”, o programa espião que teria sido usado pela gestão Bolsonaro para espionar adversários políticos.
Moraes determinou operação na Abin com base em informação errada da PF
A informação da Polícia Federal de que Magno pilotava o drone foi usada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre a Abin, na decisão que autorizou operações de busca e apreensão em janeiro. Segundo o ministro, o episódio comprovaria “a total ilicitude das condutas”.
Foi nessa operação que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) sofreu operação de busca e apreensão, assim como os outros investigados.
Mais erros da Polícia Federal
Na semana passada, também com documentos obtidos na investigação, a Folha revelou que a suposta tentativa do governo Bolsonaro de vincular Moraes e Gilmar Mendes à facção criminosa PCC — alardeada pela PF — “está amparada na interpretação de dois parágrafos especulativos de um documento que teria sido produzido no gabinete de um deputado federal”.
+ Abin: menção a Moraes e Gilmar se resume a dois parágrafos
Na mesma ocasião, a reportagem também mostrou que a PF pediu busca e apreensão no gabinete de um deputado federal, Gilberto Nascimento, mesmo sem ter indícios de sua participação no episódio. O argumento usado foi que a operação seria em benefício do próprio parlamentar, para comprovar cabalmente sua inocência. Moraes, nesse caso, negou a busca.
Leia também: Polícia acima da lei, reportagem publicada na Edição 207 da Revista Oeste.
E ninguém faz nada? Eles podem cometer estes abusos sem prejuízo nenhum?
Não é erro, Oeste. É perseguição mesmo, é a extrema esquerda cleptocrata lulista usando os recursos financeiros do Estado para perseguir quem pensa diferente. E vai piorar, na medida em que o povo sabe das arbitrariedades para esconder o fracasso do desgoverno Lula III. Perseguem, o Bolsonaro cresce, a velha imprensa toca o terror a soldo do Lula e isso não tem perigo de dar certo.
Que erro que nada! Tudo isso faz parte da armação da narrativa criada pelo alexandre de moraes e serve para que ele distribua as fake news que vaza para o consórcio de imprensa, alegando que tudo isso só corrobora sua teoria sobre o golpe! Afinal, como dizem ele e seus comparsas, “nós vencemos o bolsonarismo” e você “perdeu mané”!
Acossado por Sua Excelência o FATO, o Uol continua CENSURANDO através das nulidades morais Jamil Chade e Josias de Souza, entre outras funestas figuras, tudo com a CONIVÊNCIA covarde, servil ao lulismo, hipócrita e mal ajambrada do senhor Mariante, Ombudsman do Grupo Folha, pai descuidado do Uol.
” Brasil freia desmonte da democracia e vira referência, diz estudo global
Jamil Chade Colunista do UOL, em Genebra”
10/03/2024 15h02
Atualizada em
Jamil e Josias, em caso de CENSURA, este comentário será enviado para a mídia concorrente, a Congressistas e entidades. Já que vocês frearam ” o desmonte da democracia “, sugiro que você faça matérias sobre a Mynd8 e Choquei, incluindo o ” Gabinete do Amor “, com gente tipo, Joice, Alexandre Frota, Randolfe, Omar Aziz, e o perfil ” Jairmearrependi “, Janones, Felipe Neto, gente do submundo da internet e digamos assim, mais algumas surpresas. Lembrando que todas as informações já colhidas serão apresentadas no Estados Unidos e mundo afora, que mesmo a esquerda boicotando o evento no Senado Americano, já se encontrou outra possibilidade de mostrar o VERDADEIRO Gabinete do Ódio. O Inquérito ilegal das Fake News foi lastreado em perseguição, conforme vocês sabem, a ponto do Tab Uol em 23/11/2022, entrevistar o titular da conta @jairmearrependi. Isso vai engrossar o caldo de vocês nas terras do Tio Sam, coisa que o Sérgio Tavares já adiantou.
Para a régua moral do Uol, a soldo do Lula, o comentário acima merece ser CENSURADO por falar a verdade.
OS COMENTÁRIOS ABAIXO FORAM CHANCELADOS PELO UOL, TALVEZ POR ESTAREM REPLETOS DE AMOR.
Luis Carlos de Carvalho
então cara palha inútilll borzzonarista derrotado li-xxoo, o que te resta agora tão somente é fazer arminhaa borzzonarista pro teu idallo inútilll li-xxoo na frente da tumba dele na terrinha plana com direito a uma caixa de cloroquita dosada que o sofrimento diminui ANTA. direita inútilll li-xxoo que afundou com força o país recentemente, tendo à frente um palhaço covarde ,nunca mais na presidência da nação brazil. shaitann ! fecha o baillo.
Luis Carlos de Carvalho
então, se a direita inútilll li-xxoo covarde ainda alimenta a idéia de voto impresso, o eleitorado civilizado do país seguirá rindo muito da borzzoiada e do chefão dela. shaitann ! fecha o baillo.
marcus vinicius lopes camacho meyer
BOÇALNARISTA agreGADOs massa de manobra inocentes úteis e descartáveis repetem como papagaios oque MAMON o messias seu Deus proclama as Urnas são fraudadas . As Urnas são fraudadas só quando não elegem seu b ( ANDIDO ) de estimação ou sempre ? e são fraudadas para todo e qualquer cargo ou só para a Presidência ? foram fraudadas apenas em 2022 ou também em 2018 na eleição do BOÇALNARO ? também em todas as eleições anteriores ?
eri antonio babbini
Vai T O M A no K U Daverson, R E T A R D A D O.
NÃO POR ACASO, O UOL DEFINHA E A OESTE CRESCE. VIDA LONGA À OESTE!
Moraes tá precisando mandar sua GESTAPO fazer um estágio na Coréia do Norte.
A conduta errônea do servidor leva ao descrédito do sistema e a questionarmos a competência do próprio. Seria interessante rever a permanência deste senhor em suas funções atuais.
A PF e as Frouxas Armadas são as duas piores instituições do Brasil que presta.
O Moraes, já está demonstrando, que além de um ditador, mostra sintomas de debilidade mental…..
Tomara que a PF acabe derrubando o Cabeça de Ovo.
Quem sabe, né ?
O Nosferatu está sendo jantado por fofocas.
Daqui a pouco vai encontrar os seu indícios de ilicitude no Tik Tok.
Mais uma besteira da Gestapo! Investigar vom o fígado, não é o recomendável! Triste, muito triste!
As ruas já estão abarrotadas de câmeras de segurança para todos os lados, agora vem a seguinte pergunta: Que utilidade teria mais uma câmera, desta vez instalada em um drone além das fixas, já descritas? Que tipo de informação esse equipamento forneceria a não ser apanhar o tal governador petista em algum ato pouco recomendável, do tipo daquele padre de São Paulo? Essa PF ou Abin ou seja lá o que for, já desceram ao submundo da pilantragem, essa é a verdade. Pura bisbilhotagem da vida alheia e sem nenhum valor investigativo.
O Brasil, por omissão, covardia, corrupção e traição de incontáveis cidadãos, se encontra refém de quem apenas ocupe 1 único cargo federal: O Presidente do Senado!
Ora, além de aí se encontrar um erro estrutural imperdoável e até mesmo fatal para o País, o atual e o anterior ocupantes do referido cargo, também são iguais aos milhões de iguais brasileiros de omissos, covardes, venais, corruptos, etc.!
Com as fraudes eleitorais e as negociatas para a Presidência do Senado, não vislumbro alguma solução para o bem do Brasil e o nosso, naturalmente!
Esse é um processo tabajara bem ao estilo Brasil. A coisa toda é tão flagrantemente fake q é de dar vergonha. O agente 86 era mais competente do q a PF brasileira. A sanha para pegar e condenar é tanta q o processo vira essa patacoada. E o careca está tão cego q nunca desiste…
Essa processo de perseguição esta EIVADO de irregularidades e inconstitucionalidades mas….. Como é o Torquemada Tupiniquim quem esta conduzindo…. $ENHOR $UPREMO E AB$OLUTO….. Quem tem o poder de estancar tantos desmando e ditadura não o faz…… E assim seguimos….. até não sobrar mais nada a nao ser o povo na rua mendigando um pedaço de pão enquanto esses dai estarão comendo carne folhada a ouro lá nas arábias. SOCORRRRRROOOOOOOOOOO!!!!!!!!!
Enquanto não engaiolarem o cabeça de ovo teremos que ver estes absurdos diariamente.
Muita canalhice . Quem vai parar essa PF aparelhada é o tirano q se acha o dono do país?
O covarde e omisso do Pacheco o pior Presidente do Congresso de todos os tempos, esse individuo concorrerá a governador de MG , contamos com a dignidade dos mineiros p na elegê-lo. Sem o voto impresso, ficamos a mercê das sacrossantas urnas do TSE.
Ora, o País tomado por criminosos já absolutamente sem qualquer vergonha na cara, assumindo abertamente esse fato para que ninguém tenha qualquer dúvida; esperar o quê?
Deixamos acontecer, com nossos irmãos, pais, filhos, cônjuges, amigos, parceiros, etc., fomos fracos no embate, fugimos, nos omitimos. Deu nisso!
Agora muito esforço para impedir a continuidade desses criminosos no poder e luta para evitar, ao máximo, a idiotização de mais jovens e adolescentes, já que crescem e vão virar adultos imaturos, lépidos e fagueiros, jogando contra si e contra o Brasil sob mando desses criminosos!