Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirma que a Polícia Federal (PF) teria pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para realizar busca e apreensão no gabinete do deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP), mesmo sem ter indícios contra ele.
Segundo a publicação, a PF apresentou uma petição para justificar a operação em benefício de Nascimento. O parlamentar integra a bancada evangélica e atuou para que seu partido apoiasse a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo o texto da PF, a finalidade era evitar “qualquer resquício de dúvida da ausência de sua participação na empreitada criminosa”, em referência a investigação sobre a suposta existência de uma “Abin [Agência Brasileira de Inteligência] paralela” na gestão de Bolsonaro.
Para realizar uma busca e apreensão é preciso ter dois elementos: indício de autoria e materialidade do delito.
Moraes nega pedido da PF
O pedido teve parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi negado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Leia também: “Investigação na Abin: menção a Moraes e Gilmar se resume a dois parágrafos”
O relatório apresentado a Moraes com o pedido de busca e apreensão foi assinado pelo delegado da PF Daniel Carvalho Brasil Nascimento.
O jornal afirma que o nome do deputado Gilberto Nascimento teria sido identificado no arquivo apreendido pela PF na sede da Abin em outubro de 2023.
Parlamentares querem proibir buscas e apreensões no Congresso
Leia também: “Caso Abin: AGU não descarta que registros foram apagados no governo Lula”
A Câmara avalia votar texto que proíbe operações de busca e apreensão no Congresso; enquanto o Senado aprovou no ano passado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe decisões individuais de ministros do STF.
É …..patriotas, contrariar a saga petista (leia-se esquerda canalha no poder) tornou-se um “crime horrorível”. É tudo virou ameaça ao “estado democrático de direito”. Então, vamos “baixar a bola” e deixar para chutar no momento que ela estiver à altura do pescoço.
Vanos anotar o nome desse delegado da PF, para quando essa fase negra acabar, ele ter de encarar um bom tribunal. Fishing expedition é ilegal.
QUE PF É ESSA, MEU DEUUSSS? DE TANTO VER DESMANDOS TOMOU GOSTO PELA FESTA DE PRENDER INOCENTES? ENOJANTE!!!
PF com o Apoio do Cabeça de Ovo está se achando…
Só que a boa avaliação que tinha, está indo por água abaixo.
TUDO TEATRO!!
Só para ingles ver… ELE É KASSAB… ninguem mexe com kassab aliado de jose serra… só bocós…ainda acreditam e se deixam enganar por essa esquerdalha nojenta.
A direita TEM de por FOCO nos grupos empresariais que pratrocinaram TODO esse desmando instalado no BOSTIL desde 2018.
Quando este país restabelecer o estado de direito os integrantes dessa GESTAPO terão que responder pelos atos praticados..
Este país virou um prostíbulo a céu aberto.
As leis por aqui, virou um amontoado de..
A PF e PGR exorbitaram váaaarias vezes , não é somente Xandão que atropela a ordem econômica.
É espantoso como uma instituição antes respeitada sofre uma metamorfose tão grande e se converte numa Gestapo tupiniquim.