O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Guilherme Derrite, fez um balanço do ato pela democracia deste domingo, 25. De acordo com ele, o evento na Avenida Paulista se deu sem “ocorrências relevantes” e contou com a presença de 750 mil pessoas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não tivemos ocorrências relevantes, mesmo com um público de 750 mil pessoas na avenida e em todo o entorno”, afirmou o titular da SSP-SP, em postagem no Twitter/X. “Parabéns, Polícia Militar e Polícia Civil.”
Leia mais
Na mesma mensagem divulgada na rede social, Derrite informa ter acompanhado de perto o trabalho dos agentes civis e militares escalados pelas corporações para o evento de hoje. Para o secretário, o principal era garantir a segurança dos manifestantes.
“Acompanhei os trabalhos das polícias Civil e Militar na Avenida Paulista”, afirmou Derrite. “Empenhadas em garantir a segurança das pessoas, como tem sido nos grandes eventos.”
Com a informação do secretário de Segurança, o público no ato em defesa da democracia superou a expectativa da organização. Ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República e atual advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten afirmou que esperava contar com com 700 mil pessoas.
Vídeos e imagens da Avenida Paulista
Durante o dia, fotos e vídeos mostraram que a Avenida Paulista foi tomada por uma multidão. Apesar do evento estar programado para ocorrer a partir das 15h, com trio elétrico nas proximidades do cruzamento com a Rua Peixoto Gomide, aglomerações já se formavam pela manhã. Líder da oposição ao governo Lula no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) postou vídeo que mostrava o local cheio às 9h35.
9 e 35 da manhã 25 de fevereiro, av paulista, brasileiros de todo o País em defesa de valores, a favor de um Brasil democrático e plural. Ninguém cala o sentimento de amor ao Brasil ???????? pic.twitter.com/Fmnz2dO930
— Rogério Marinho???????? (@rogeriosmarinho) February 25, 2024
Outro vídeo, obtido por Oeste, mostra a Avenida Paulista cheia do começo ao fim. A gravação, com menos de 2 minutos, mostra pessoas espalhadas desde a Rua da Consolação até quarteirões depois do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em direção ao outro lado da Paulista, no sentido Praça Oswaldo Cruz.
Vista aérea da Avenida Paulista pic.twitter.com/y7oONGlYR5
— Anderson Scardoelli (@scardoelli) February 25, 2024
Além disso, fotos mostram a multidão em diversos momentos deste domingo na Avenida Paulista.