As manifestações recentes feitas pela presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticando declarações de apoio de lideranças religiosas ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), serviram como pólvora entre os parlamentares que integram a Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados. Na análise dos legisladores que integram o colegiado, Gleisi pode dificultar as conversas do grupo com o presidente eleito, que assume o comando do país no dia 1º de janeiro.
As divergências entre os petistas e os integrantes da bancada evangélica não são recentes, mas tomaram proporções maiores nesta semana, depois que o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, pediu em uma live que os fiéis perdoem o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O bispo era um dos aliados do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“Não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer”, disse Macedo. “O diabo quer acabar com sua fé, com seu relacionamento com Deus devido a Lula ou dos políticos. Não dá, não dá, minha filha, bola para frente, vamos olhar para frente”, pediu o bispo.
Gleisi, que é uma das integrantes da equipe de transição por parte do presidente eleito, usou suas redes sociais horas depois para destilar uma resposta repleta de ressentimentos, distante de aliados de Lula que defendem que as divergências religiosas precisam ser apartadas da política.
“Dispensamos o perdão de Edir Macedo. Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso. A nossa consciência está tranquila”, bradou Gleisi Hoffmann.
Edir Macedo alinhou-se com todos os presidentes da República desde Fernando Collor (PTB-AL), em 1989. O bispo possui um histórico de idas e vindas com o petista. Quando Lula se candidatou pela primeira vez, ele incentivou a demonização do presidente eleito.
Em 1992, Macedo foi preso, acusado de charlatanismo, e Lula foi um dos poucos políticos a visitá-lo na prisão. Contudo, nas campanhas seguintes, a Universal voltou a hostilizar o petista. Briga que ficou para trás. Em 2002, ambos se reconciliaram, quando Lula elegeu-se pela primeira vez na história.
Já em 2018, inicialmente, o bispo optou por apoiar Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito. No entanto, declarou apoio a Bolsonaro, quando ficou claro que o ex-governador de São Paulo não tinha chances de ganhar aquela eleição.
A pólvora Edir Macedo
Ainda que não tenha mandato, Edir Macedo exerce uma ampla influência sobre a bancada, que cresce sua importância no Parlamento a cada eleição. Dos 513 deputados, 20% integram a bancada. Entre os parlamentares do grupo está o o deputado federal mais votado, Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve quase 1,5 milhão de votos.
É exatamente pela influência exercida que o ataque feito por Gleisi ao bispo causou desconforto entre os integrantes da Bancada Evangélica, que já se organizam para cobrar posicionamentos do novo governo a partir da próxima semana.
“Não se chega ao poder de salto alto, usando de arrogância contra um líder de milhões. A arrogância precede a queda!”, afirmou o deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP).
Captar o voto dos evangélicos foi uma das principais batalhas travadas por Lula nesta eleição. O PT chegou a criar núcleos de evangélicos em mais de 20 Estados para tentar recuperar os votos que perdeu entre 2016 e 2018. O próximo passo é a criação de comitês que unam líderes neopentecostais — vertente do cristianismo — aos demais partidos de esquerda, como o PSB. Tradicionalmente, os evangélicos são alinhados às pautas defendidas por Jair Bolsonaro (PL).
Esses pseudo-evangelicos sofrem da Sindrome de Datã, não veem a hora de cair no colo do Faraó. No fim já sabem o que acontecerá, vão todos para o buraco.
Esse Edir Macedo é um crápula!
Perdoo o Marcola, porque assume quem é, mas não perdoo o Lula, por se achar inocente, sendo o maior corrupto da história; e esse Edir Macedo? sempre querendo vantagens de quem assume o poder. Como pode dizer que é um pastor?
Edir Macedo, Gleisi,Lula, tudo farinha podre do mesmo saco!
Colocaram um ministro da Fazenda a altura dos eleitores do Des.Ladrado, o Poste Raradad para manejar o gado de 2a classe, asnos, jegues e muLas. Logo-logo faltará capim para vocês. Hah, a picanha era uma metáfora, se fosse verdade o 3L de manguaça, cachaceiro e pinguço comeria a carne e a vocês apena o sebinho, e olhe lá, não é, já se esqueceram que na anterior ele mandnou vocês comerem ovos!
Essa senhora, além de ser “a amante” da planilha da Odebrecht (segundo os delatores), certamente é a presidenta do gabinete do ódio do ex-presidiário. Então o que ela fala, escreve ou pratica não causa surpresa. Agora, lamentável religiosos votando em gente como o ex-presidiário.
Não adianta querer passar a mão no cachorro que late pra você que certamente ele irá morder a sua mão, bem feito pra você Edir Macedo
Tidos farinha da mesma mandioca , tira o dinheiro que alimenta essas paixões não fia um
VOCÊS PENSAM QUE CACHAÇA É ÁGUA ???
Enquanto isso la de cima : Deus ta so olhando…
Luiz , quem te falou que isto é mulher?
Gasolina para apagar o 🔥. Agora o mundo real do Brasil acabou. Estamos Entrando num INFERNO sem volta. Corruptos e ladrões no poder.
Este posicionamento está absolutamente correto. Este é o trabalho que está pela frente, pressionar o Congresso, ao invés de fazer manifestações pirotécnicas que não levam a nada, distraindo a população do que é absolutamente importante.
O evangegues qe votaram no PT queriam uma colher de chá do PT, vcs vão tomar é no c#u@…
OS DOIS SÃO FARINHA DO MESMO SACO ELA A COXA CORRUPTA DA ODE RETCH E ELE UM EX DONO DE CASA LOTÉRICA QUE USA A RELIGIÃO PARA ENRIQUECER PARA ENGANAR TROUXA. HA MUITAS RELIGIÕES SÉRIAS POR AÍ. MAS ESSE CARA AO SÓ CEGO QUE NÃO VÊ. SEU MACEDO A BÍBLIA DIZ:SEJA O SEU SIM SIM E O NÃO NÃO. ENTENDEU SEU VIRA CASACA DE ACORDO COM OS VENTOS POLÍTICO E FINANCEIROS?
Essa mulher é o “gabinete do ódio” em pessoa.
Adorei, Gleisi, assim que se trata traidores e é isso que merecem. Agora, a bancada evangélica faz um L.
Ela é uma senhora que tem muita raiva e ódio dentro do seu coração, por isso está cega no momento. Ela deve ter acumulado toda essa raiva desde que foi anunciado que ela fazia parte da planilha da Odebrecht, e depois ainda teve que assitir os candidatos petistas item a missas e o ex presidiário rastejar pedindo votos para os cristãos, afirmando que até era contra o aborto.
Sou evangélica com quase 30 anos servindo Cristo, tenho princípios bíblicos, e jamais votei ou votaria na esquerda, não preciso de homens para influências políticas. A palavra de Deus tem tudo, só não sabe ou não aprende quem não a abre.
Sei lá, a impressão que dar é que os veículos de imprensa que a pouco tempo estava pró governo e antagônicos à esquerda, parece que com resultado das eleições arregaram suas posturas.
Estavam do lado do Presidente quando achou que poderia se reeleger, agora começam a paparicar aos poucos a equipe do novo governo que se iniciará com medo de represálias que é certo que terão.
A Jovem Pan é um exemo disso, a Record aos poucos vai pendendo para alinhar-se ao novo governo e o SBT anda com algumas notícias muito estranhas recheadas de sensacionalismos, percebi isso na greve dos Caminhoneiros.
Isso concordo
A jovem pan já foi por mim demitida
Vira casaca. Carona
Seu programS com comentaristas são uma zona com todos falando ao mesmo tempo.
Ninguém entende nadinha
FORA JOVEM PAN
Única coisa que Amante e o ladrão de nove dedos Lula devem ganhar uma etapa num presídio federal. Fraudadram as eleições, novas eleições devem ser convocada.
Impressionante as desgraças que vem no pacote do bandido. É insuportável ver essa daí. Por outro lado, ela é tão idiota, que costuma fazer burradas assim.
me recuso a chamar de irmão um sujeito q vota num bandido genocida e amigo de outros como ele.
Descarado foram os representantes dos “evangélicos”. DEUS nunca sentará para dialogar com o “demônio”, ou sequer se cumprimentarem, simplesmente porque o “bem” e o “mal” por toda eternidade serão antagônicos. Quem é de Deus não conversa com o “capeta” ou sua subordinada e adepta.
O Edir Macedo não tem bandeira infelizmente é um falso profeta pra ele o importante é ganhar dinheiro não importa de onde venha.
O PT tem o apoio dos milionários parasitas, da imprensa, dos globalistas, da militância togada, das oligarquias do nordeste, dos políticos oportunistas, dos docentes doutrinadores e seus alunos amestrados, dos idiotas úteis, dos “manos” e mais o resto da cambada. Deve ser por isso que a “Amante” está tão arrogante.
Acredito que Pelo menos ela está sendo coerente são inimigos gente, não adianta vir com esse discurso de perdão agora que o outro tá lá no poder.
Isso só serve para mostrar como nós, os pagadores de pesados impostos para sustentar toda essa gente, somos tratados como idiotas. Eles, TODOS, pulam no barco do vencedor. São feitos do mesmo lixo.
Tudo se ajeita, é só dar um carguinho aqui, uma secretaria acolá que fica tudo bem. Se for um ministério, tem a garantia do céu.
Essa vai tomar na PEC.
Eleito????
Pois é. Eleito ??? eu digo “nomeado” !!!
Ela tá coberta de razão Milhões de “evangélicos”traíram Bolsonaro e votaram em um ladrão corrupto chefe de quadrilha a favor do aborto contra a família princípios valores cristão e depois querem lamber o saco do 9 dedos
Isso eu também concordo