Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse temer “tempestades” que podem vir com a presidência de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral. “A atuação do juiz trepidante deve ser afastada”, disse Mello, em entrevista publicada nesta quinta-feira, 31, pela BBC.
“Vamos adotar temperança, vamos adotar compreensão sem abrir mão da prevalência das regras jurídicas”, defendeu Marco Aurélio. “Sob a minha ótica, a atuação judicial de Moraes vem sinalizando que ele vai ser muito incisivo como presidente do TSE. Que os demais integrantes compreendam que nem tudo o que ele pensa que é bom para o país é aconselhável no contexto existente.”
Marco Aurélio manifestou uma de suas preocupações: “Por exemplo, se por isso ou por aquilo houver o indeferimento do registro do atual presidente da República numa tentativa de reeleição, aí eu não sei o que poderíamos ter.”
Em inúmeras ocasiões, Marco Aurélio Mello se desentendeu com Alexandre de Moraes. O ex-ministro chegou a chamar o colega de “xerife” em virtude dos inquéritos que miram aliados do presidente Jair Bolsonaro. Marco Aurélio deixou a Corte em julho de 2021 e foi substituído por André Mendonça.
Leia também: “A censura reinventada”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 105 da Revista Oeste
“A atuação do juiz trepidante deve ser afastada”…CONCORDO!!!!…TEMOS GAZELA SALTITANTE, AGORA JUIZ TREPIDANTE…
RÔTO FALANDO DO RASGADO…
Nesse caso STF e TSE, a manifestação do ex decano do STF Marco Aurélio Mello é um ATO ANTIDEMOCRÁTICO, ou somente de fosse do presidente Bolsonaro e seus eleitores?
FINALMENTE !!!
UM JUIZ SERIO COM OPINIÃO PRECISA E HONESTA .
Continua sendo difícil de se acreditar que alguém com esta mentalidade (?) seja ministro de uma suprema corte, mesmo num país mais corrupto e cruel. Seria nosso caso ?
MAM deveria ter essa postura quando estava na Corte. Enquanto estava lá, era mais um que, sistematicamente, sabotava o Governo e o Brasil. Agora que voltou a ser um ‘reles mortal’, quer vir dar uma de equilibrado.
Antes tarde do que mais tarde… E acho que a postura equilibrada foi a FORMA (postura) utilizada para dar o cerne do CONTEÚDO claro recado da resposta à pergunta final da BBC, que é este abaixo, com ênfase na oração final de MAM, começando com –>> “Por exemplo, se por isto ou aquilo houver o indeferimento da candidatura de Bolsonaro…”: (Por isso ou aquilo? Tá bom…)
…………..
BBC News Brasil – “O senhor prevê tempestades por conta da atuação de Alexandre de Moraes?”
Marco Aurélio Mello – “Sim, porque sob a minha ótica a prática judicante (atuação judicial) dele vem sinalizando que ele vai ser muito incisivo como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Que os demais integrantes compreendam que nem tudo o que ele pensa que é bom para o país é aconselhável no contexto existente à época […] Por exemplo… se por isso ou por aquilo (houver) o indeferimento do registro do atual Presidente da República numa tentativa de reeleição… aí eu não sei o que poderíamos ter”.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60938528
“Quando os homens são bons e honestos, as leis são desnecessárias; quando são maus e corruptos, as leis são inúteis”.
Benjamin Disraeli, 1804 – 1881, político conservador britânico, escritor, aristocrata e Primeiro-Ministro do Reino Unido em duas ocasiões.
Alexandre de Moraes tem se mostrado ser um juiz antibolsonaro e parcial em algumas de suas decisões anticonstitucionais, portanto, arbitrarias! É um juiz fora da lei, pois joga fora das quatro linhas, que deve sofrer impeachment o mais rápido possível!
É curioso e ao mesmo tempo estranho observar que os ministros de STF, enquanto vestem a toga, prolatam decisões absurdas que ferem o direito e espancam o senso comum e, depois, quando se aposentam, parecem recobrar a sagacidade e a visão lógica dos fatos.
Todos os ministros do STF sabem que o X é um psicopata que leva qualquer crítica para o lado pessoal e tem sede de vingança. Como diz o Augusto Nunes, é um incapacitado completo para o cargo de ministro da corte. Entretanto só o Marco Aurélio é capaz de criticá-lo pois já não tem o desprazer de conviver com ele. Quem convive com o diabo tem que ignorar o rabo.
É muito difícil entender a lógica constitucional dos notáveis atuais e que já passaram no STF. Como entender Marco Aurélio quando libertou traficante Andre do Rap condenado em 2a. instância mais de 20 anos de prisão e por uma questão interpretativa de prisão provisória o liberta sem colocar tornozeleira eletrônica. Decisão essa que foi reformada pela presidência do STF, mas já era tarde. O cidadão traficante evadiu-se. E nessa mesma CORTE, Alexandre de Moraes instala tornozeleira em um parlamentar. FUX segura por 4 anos aquela famigerada LIMINAR para pagamento de AUXILIO MORADIA a juizes, procuradores e assemelhados que muito custaram aos cofres públicos até receberem aumento salarial para encerra-la. ROSA WEBER segura desde SET/21 ação impetrada pelo governo federal questionando a constitucionalidade da forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis, e rapidamente mantem processos contra o governo Bolsonaro mesmo após a PF e a PGR pedindo seu arquivamento. E o Barroso, Fachin, Carmem, Moraes e Lewandosky com suas interpretações infantis da CF?
Lembro que Gilmar Mendes quando foi Advogado Geral da União, afirmou que o STF tomava decisões de um MANICÔMIO JUDICIÁRIO.
Enfim, é muito importante que se renove o SENADO FEDERAL única CASA que pode dar um basta nesses togados do STF.
Quando cursei o bacharelado em direito sempre ouviamos falar do Alexandre de Morais como uma das referências em doutrina constitucional, hj me pergunto será que foi ele mesmo que redigiu aquelas obras de direito constitucional?
Com a visível dificuldade que ele tem de expressar verbalmente o pensamento quando fala, convenhamos…
Escrever -ou falar- são atos de expressar, por escrito ou pela fala, o pensamento que antecede tais atos.
Tão simples assim.
Marco Aurélio manda o segundo recado. O embate final de Moraes x Bolsonaro vai ser qdo o primeiro tentar impugnar a candidatura. Aí a espada vai agir.
No alvo. MAM simplesmente entregou esse jogo.
A entrevista de um ex-juiz do STF por 31 anos, ex-decano recém saído da corte, é toda ela interessante, mas o alerta CLARÍSSIMO de MAM está na última pergunta e na sua resposta.
Pela falta de repercussão no consórcio de jornaleiros e antagolixos da vida, na minha opinião MAM entregou todo jogo armado contra Bolsonaro ali. Notem a técnica usada para dar o recado: ” …se por isso ou aquilo houver indeferimento da candidatura de Bolsonaro…”
Acho que MAM sabe MUITO e o silêncio do consórcio de jornaleiros a respeito dessa “entrega” é ELOQÜENTE DEMAIS. Peço permissão para colar aqui a pergunta e a resposta na íntegra, tal como está na publicação original da BBC:
BBC News Brasil – “O senhor prevê tempestades por conta da atuação de Alexandre de Moraes?”
Marco Aurélio Mello – “Sim, porque sob a minha ótica a prática judicante (atuação judicial) dele vem sinalizando que ele vai ser muito incisivo como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Que os demais integrantes compreendam que nem tudo o que ele pensa que é bom para o país é aconselhável no contexto existente à época […] Por exemplo… se por isso ou por aquilo (houver) o indeferimento do registro do atual Presidente da República numa tentativa de reeleição… aí eu não sei o que poderíamos ter”.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60938528
🎯
Sim, Luiz Carlos. Obrigado. Seu o comentário é claríssimo pela imagem utilizada.
O recado de MAM foi dado por quem sabe e que, embora ex-insider, com toda certeza tem informação de dentro. Aliás, só por curiosidade, acrescento que tenho visto o primo ex-presidente e hoje senador que o nomeou ao STF em palanques de Bolsonaro… E volto a repetir: passadas mais de 24 horas, o silêncio do tal con$orcio de jornaleiros e de outros antagolixos da vida fica cada vez mais eloqüente.
CONCORDO PLENAMENTE. SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER. O PRESIDENTE E AS FORÇAS ARMADAS PRECISAM FICAR DE OLHO ABERTO! SE TIVÉSSEMOS UM SENADO DIGNO DOS SALÁRIOS QUE RECEBEM JÁ TERIA SIDO POSTO EM VOTAÇÃO PEDIDO DE IMPEACHMENT DA CRIATURA!
A CULPA PELA SITUAÇÃO DE INSTABILIDADE JURÍDICA ATUAL, ALÉM DA ATUAÇÃO TRESLOUCADA DO CARECA, É A COVARDIA DO PODER LEGISLATIVO EM APRECIAR E VOTAR LEI QUE DETERMINE A ALTERAÇÃO DAS REGRAS PARA A COMPOSIÇÃO DO STF, BEM COMO A DETERMINAÇÃO DE PRAZO DETERMINADO PARA OS MANDATOS DOS SEUS MINISTROS! É DE ACENTUAR QUE ESSAS CRIATURAS JAMAIS RECEBERAM UM VOTO POPULAR, MAS AGEM COMO SE FOSSEM OS DONOS DA VERDADE, OS INTOCÁVEIS! O CIDADÃO CONTRIBUINTE E ELEITOR, OU SEJA, O LEGÍTIMO SOBERANO, NÃO TEM A OPORTUNIDADE DE ESCOLHE-LOS COMO SEUS REPRESENTANTES, TEM APENAS A OBRIGAÇÃO DE PAGA-LOS E ATURA-LOS! NINGUÉM MERECE! JÁ PASSOU DA HORA DE POR UM BASTA NESSA SITUAÇÃO.
Uma pergunta off topic a outros/as assinantes: desde ontem, por volta das 16:30 horas, eu não estava conseguindo “Enviar” meu(s) comentário(s) por —> “ERROR (algo ligado a CAPTCHA).
Acabo de ter sucesso na postagem das 16:03 .
Alguém mais enfrentou esse contratempo?
LCM
Sim. Tive o mesmo problema.
Obrigado, Marisa
LCM
Tbm tive, pensei que era por causa palavrão que tinha escrito!
TAMBÉM TIVE O MESMO PROBLEMA.
Obrigado, Arlete.
Sim
Sim, e por 2 vezes escrevi à revista oeste, porem sem resposta, até conseguir finalmente. Com avançada idade (76) e não entendendo muito da lógica midiática até cheguei a pensar que estava cometendo escritos antidemocráticos. Enfim, pelo jeito deve ter sido algum problema técnico.
ll
PARA QUEM JA ADVOGOU PARA FACCOES E OBVIAMENTE CONVIVEU , ISSO QUE ESTA FAZENDO E FICHINHA, ALGUEM TEM QUE DAR UM FIM NISSO E SIMPLESMENTE , SERIA OS BANDIDOS (COVARDES) SENADORS COM CAPIVARA LONGA , CASO NAO SEJA POR ESSE MODO REALMENTE O STM TEM OBRIGACAO MORAL DE FAZER.
O acovardado “PARLAMENTO BRASILEIRO” (?) comandados (?) pelo ARTHUR LIRA e “pachequinho”, um rondoniano travestido de mineiro, estão amedrontados, humilhados, mas nem tanto ofendidos, rendidos e literalmente falando, colocados “de quatro” pelo Xerife XANDÃO e chantageados pelo STF e STE lulopetista, puxadões do PT, tranformados em verdadeiros tribunais de excessão, nos mesmos moldes da SS, dos enfurecidos bolcheviques, das milícias de Lenin, Stalin e KGB, no “paredão do Fidel e Che Guevara, nos juizes do Pol Pot, Kim Jong-un, Chaves e Maduro. Será que estamos inventando ou mentindo.!!!
PS: Daniel Silveira, desista e se renda por uma questão estratégica. Você não pode ser totalmente anulado.. Não adianta mais neste momento, ficar dando murro em ponta de faca. Chega de ser Don Quixote. Você só tem apoio de parte dos parlamentares bolsonaristas e de nenhum dos 2 Ministros(?) do Supremo, nomeados pelo Presidente.!!!.
Lamentavelmente, só depois da aposentadoria, o Ministro ,que libertou um mega traficante dentre outras supremas loucura, recobra a sensatez.
Moraes realmente acha que ele é o dono do Brasil. O cara não tem limites, já provou ser despreparado, tecnicamente e emocionalmente. O STM não pode se omitir, pois estamos sob grave risco de uma convulsão social.
Cadê o STM ? porque em um país sério os juízes da suprema corte são extremamente imparciais! Absurdo o que estamos vivendo no Brasil
E os recem chegados não irão se pronunciar?
O que estão esperando para acabar com esse espetáculo pirotécnico?
Prestem muita atenção na fala do MAM. Ele já deixou claro com todas as letras que o TSE VAI IMPEDIR A CANDIDATURA DO PR!!! Se eu fosse o Bolsonaro já me antecipava e agia. A hora que ele abrir o olho pode ser tarde demais. Quando ele pensar que não, pode ser preso e aí não vai ter a quem reclamar.
Qdo os iluminados se aposentam e termina o corporativismo, eles se tornam pessoas sensatas, mas aí pouco importa.
Pelo manos apareceu alguém nesse oceano de covardia para encarar o canalha “trepidante”.
Apesar de Marco Aurélio Mello não haver sido um bom ministro e ter agido em conluio com os vermelhos do STF, incluindo o próprio Moraes, agora ele se pronuncia, ainda que acanhadamente, comprovando a interferência de Moraes que, gerando mais insegurança jurídica, horroriza o Brasil que ama a democracia.
Eles são todos iguais. Mesmo pensamento. Veja as atitudes do Fachin.
Seria tão simples acabar com esta instabilidade. Façam o impechiman deste cara, para voltar a ordem neste país. Este cara só aje por diferenças pessoais, chego a pensar que ele é um psicopata.