Prestes a deixar o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que confia no sistema eletrônico das urnas de votação. “É o sistema que mais preserva a vontade do eleitor”, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, na sexta-feira, 2. “Não há o manuseio de cédula, não há um mapismo como havia no passado”, acrescentou.
O magistrado afirmou, ainda, que não entende por que o presidente Jair Bolsonaro defende o voto auditável. “É uma ironia ele apoiar o voto impresso porque foi eleito pelo sistema atual. Eu não entendo”, declarou. Ao analisar o cenário político do país, Marco Aurélio não acredita que a democracia esteja em risco. “Não há espaço para saudosismo”, concluiu.
Especialista levanta dúvidas sobre o software das urnas
Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, no mês passado, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.
“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.
Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Defendo o Voto Aberto para conhecer os votos dos Imparciais.
que debilóide.. n entende… só um beócio não entende!
Troca de todos ministros do STF urgente
NÃO ENTENDI PORQUE O VOTO AUDITÁVEL NÃO PRESERVA A VONTADE DO ELEITOR?????????!!!!!!!!!!!! ALGUÉM PRECISA DA OPINIÃO DESSE MINISTRO????????
TCHAU QUERIDO, ATÉ NUNCA MAIS.
Enquanto tivermos estes vermes no sinédrio vai ser dificil algo mudar neste País, os caras aparelharam o castelo de Grayskull.
É muita canalhice, o voto auditável não preserva a vontade do eleitor?????? VSF
Ultimamente decano do STF vai direto para o ostracismo, esse está a caminhopor de fazer companhia ao pavão de Tatui.
Não, seu MAM. Você está totalmente equivocado. A urna Borroso é uma fraude em sua totalidade. O objetivo de vocês, dessa corte nefasta, é um só: eleger, a qualquer custo, o carniça (vulgo Lula), o maior larápio já defecado por essas plagas. Nem no apagar das luzes de sua saída, você dá uma dentro. Daqui a pouco cairá no esquecimento (ainda bem!), e ninguém se lembrará de você, como não se lembra do “juiz de merda”.
Essa besta quadrada tinha que terminar fazendo a única coisa que sabe: defecar pela boca.
Ainda falando merda? SUMA da vida pública com sua aposentadoria bem paga por nossos impostos!
Vovô Marco, vai cuidar dos netinhos e para de encher o saco.
aproveita e vai procurar saber por onde anda o andre do rap !
ESSE MINISTRO É AQUELE QUE AO FALAR PARECE FAZENDO FORÇA NA PRIVADA?
VÁ COM DEUS E AS PULGAS
O cara não vê já foi, acabou, pijama nele!
Vai timbora carniça, o esquecimento t espera.
Em breve ninguém mais se lembrará do cabo eleitoral que tú fostes.
Esse aí é mais um que já vai tarde.
nao e’. so’ o voto auditável que ele nao compreende e’ um mundo de coisas que esse clubinho STF nao entende ou finge
Mas quem perguntou? Isso é assunto de quem faz é se submete às leis eleitorais
SRS. MARCO AURELIO O POVO NÃO ACREDITA NO RESULTADO ASSIM COMO INUMEROS PAISES DESENVOLVIDOS.
QUEREMOS VER NOSSO VOTO IMPRESSO E DEPOSITADO EM URNA !!!!!
Perguntar para um biltre do STF sobre voto impresso auditável é o mesmo que perguntar o PCC ou Comando Vermelho se eles concordam com as operações policiais.
Outro sacripanta pernóstico e ridículo. Realmente apenas o Brasil, Butão e Banglasesh possuem sistemas eleitorais seguros, infalíveis e infraudáveis. Todos os demais países do mundo são subdesenvolvidos, atrasados, inseguros e bagunçados, não é mesmo?
Ativismo judicial na defesa do indefensável.
O que esperar de um sujeito que liberta um dos bandidos mais perigosos do pais , saia logo, saia de fininho e va viver no ostracismo porque nao sera benvindo na sociedade.
Inexplicável a resistência de alguns ao voto auditável. Somente o flerte com a fraude, no próximo pleito, pode justificar um argumento tão vazio. Auditagem garante a transparência nas eleições.
Sera que o decadente decano Marco Aurelio não tem competência para entender que o Bolsonaro diante dos descalabros judiciais recentes da SUPREMA CORTE, exige assim como o povo brasileiro que o voto eletrônico seja mais transparente? É muito difícil entender porque até partidos que em passado recente (2015) aprovaram o voto impresso como os tucanos que tenho vergonha de ter seguido esse partido, agora não apoiem o VOTO IMPRESSO.
Se for por falta de adeus pode sumir, você já deu muito prejudico para o povo brasileiro.
Completamente esclerosado mesmo. Ou pura má fé.
O próprio fato do voto não poder ser auditado já é uma fraude .