Marco Aurélio Mello se manifesta contra o voto auditável

O sistema atual preserva a vontade do eleitor, disse o ministro do STF
-Publicidade-
O magistrado vai deixar a Corte em 12 de julho
O magistrado vai deixar a Corte em 12 de julho | Foto: NELSON JR./STF

Prestes a deixar o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que confia no sistema eletrônico das urnas de votação. “É o sistema que mais preserva a vontade do eleitor”, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, na sexta-feira, 2. “Não há o manuseio de cédula, não há um mapismo como havia no passado”, acrescentou.

O magistrado afirmou, ainda, que não entende por que o presidente Jair Bolsonaro defende o voto auditável. “É uma ironia ele apoiar o voto impresso porque foi eleito pelo sistema atual. Eu não entendo”, declarou. Ao analisar o cenário político do país, Marco Aurélio não acredita que a democracia esteja em risco. “Não há espaço para saudosismo”, concluiu.

Especialista levanta dúvidas sobre o software das urnas

-Publicidade-

Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, no mês passado, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.

“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.

Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

28 comentários

  1. Sera que o decadente decano Marco Aurelio não tem competência para entender que o Bolsonaro diante dos descalabros judiciais recentes da SUPREMA CORTE, exige assim como o povo brasileiro que o voto eletrônico seja mais transparente? É muito difícil entender porque até partidos que em passado recente (2015) aprovaram o voto impresso como os tucanos que tenho vergonha de ter seguido esse partido, agora não apoiem o VOTO IMPRESSO.

  2. Inexplicável a resistência de alguns ao voto auditável. Somente o flerte com a fraude, no próximo pleito, pode justificar um argumento tão vazio. Auditagem garante a transparência nas eleições.

  3. O que esperar de um sujeito que liberta um dos bandidos mais perigosos do pais , saia logo, saia de fininho e va viver no ostracismo porque nao sera benvindo na sociedade.

  4. Outro sacripanta pernóstico e ridículo. Realmente apenas o Brasil, Butão e Banglasesh possuem sistemas eleitorais seguros, infalíveis e infraudáveis. Todos os demais países do mundo são subdesenvolvidos, atrasados, inseguros e bagunçados, não é mesmo?

  5. Perguntar para um biltre do STF sobre voto impresso auditável é o mesmo que perguntar o PCC ou Comando Vermelho se eles concordam com as operações policiais.

  6. SRS. MARCO AURELIO O POVO NÃO ACREDITA NO RESULTADO ASSIM COMO INUMEROS PAISES DESENVOLVIDOS.
    QUEREMOS VER NOSSO VOTO IMPRESSO E DEPOSITADO EM URNA !!!!!

  7. nao e’. so’ o voto auditável que ele nao compreende e’ um mundo de coisas que esse clubinho STF nao entende ou finge

  8. Não, seu MAM. Você está totalmente equivocado. A urna Borroso é uma fraude em sua totalidade. O objetivo de vocês, dessa corte nefasta, é um só: eleger, a qualquer custo, o carniça (vulgo Lula), o maior larápio já defecado por essas plagas. Nem no apagar das luzes de sua saída, você dá uma dentro. Daqui a pouco cairá no esquecimento (ainda bem!), e ninguém se lembrará de você, como não se lembra do “juiz de merda”.

  9. NÃO ENTENDI PORQUE O VOTO AUDITÁVEL NÃO PRESERVA A VONTADE DO ELEITOR?????????!!!!!!!!!!!! ALGUÉM PRECISA DA OPINIÃO DESSE MINISTRO????????
    TCHAU QUERIDO, ATÉ NUNCA MAIS.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site