Marco Aurélio Mello, sobre Gilmar: ‘Ultrapassou todos os limites’

Atritos vinham ocorrendo entre ambos nos bastidores do Supremo
-Publicidade-
Marco Aurélio vai se despedir da toga em 12 de julho,
Marco Aurélio vai se despedir da toga em 12 de julho, | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A menos de um mês de deixar a Corte, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello teceu críticas ao colega de toga Gilmar Mendes. Segundo o decano, ocorreram “descompassos” na relação entre ambos. Os atritos internos vinham acontecendo há tempos. “Ultrapassou todos os limites imagináveis na crítica ao meu desempenho, à minha vida de juiz”, disse Mello, em entrevista ao Programa do Bial, na terça-feira 29.

“Não podia admitir a agressão sofrida e continuar convivendo com ele”, acrescentou, ao mencionar que os dois eram amigos, no passado. “Gerei essa cerimônia de não manter o diálogo, a não ser julgando no caso concreto. Busquei preservá-lo e a mim próprio”, concluiu o juiz do STF. Marco Aurélio vai se despedir da toga em 12 de julho, depois de 31 anos de atuação no Supremo. O presidente Jair Bolsonaro estuda quem será o substituto.

Leia também: “Gilmar Mendes manda o SUS aceitar autodeclaração de gênero em consultas”

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

22 comentários Ver comentários

  1. Houve um tempo em que eu tinha o ministro Maro Aurélio em alta conta. Ele está há 30 anos na Corte. Já teve uma postura melhor e mais condizente, muito diferente dos últimos anos. Aos poucos eu percebi que os ministros do STF atuam como uma equipe, em defesa de interesses que nem sempre se identificam com os que seriam naturais para a Suprema Corte. Também existe lá aquela coisa do “tira bom” e “tira mau”. É uma peça de teatro. Um se expõe e quando o desgaste é excessivo, se recolhe e outro assume o posto. Os mais novos na Corte costumam cumprir uma “escala de desgaste” mais apertada que os mais antigos. Deve ser para dar retorno aos padrinhos (Presidente ou Senadores). É uma dinâmica perfeitamente identificável. Por tudo isso, as votações do plenário são, muitas vezes, imprevisíveis, incompreensíveis e surpreendentes. Algo assim contribui para a justiça? Um povo sem justiça se autodestrói. Gilmar mendes? Esse não merece nem um comentário.

  2. Dá pra ver que as “excelências” não merecem estar onde estão… levar conversinhas de comadre a um programinha de fofocas. è uma vergonha!

  3. Quando e como será possível uma CPI para quebrar o sigilo telefônico, telemático, bancário e as reuniões internas da CORTE SUPREMA, como fizeram com o poder Executivo? Se publicamente se ofendem e desqualificam como poderemos investigar suas ilibadas reputações?

    1. Quem tem essa prerrogativa é o senado…voce realmente acha isso possivel?!?!? A camara ja deu tiro no pe apoiando prisao de um deputado (que ate aquele momento era ilegal..) …tamo fu…

  4. Juízes bandidos, ali colocados por bandidos, apenas para protegê-los. Não se importam com as leis, e muito menos com o país. Fazem parte da mesma quadrilha.

  5. Vocês são todos farinha do mesmo saco, MAM. Tudo nivelado por baixo. Em meus 74 anos, bem vividos, graças a DEUS, nunca vi uma corte (corte?) tão obcecada em destruir o País, em impedir a governabilidade de um presidente eleito democraticamente. Daqui a pouco, ninguém se lembrará de você, como não sem lembra do “juiz de merda”.

    1. O pior é que continuarão com generosa e imoral aposentadoria e generosamente remunerados por ricas bancas de advocacia para se tornarem sócios e consultores.

  6. Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes são os piores, se assim pode-se dizer. A escória da escória. Como podem ocupar essas cadeiras? Rasgam a constituição, fazem o que querem para caçar seus desafetos. Nosso Brasil agoniza por causa de gente como essa.

    1. Espero que essa corte, se assim podemos chamá-la, seja destituída o mais breve possível. O Brasil não irá longe caso esses Canalhas ali permaneçam.

  7. Um morde e assopra danado esse tribunal…na verdade um bando de canalhas, sem nenhum ou pouco saber juridico e colocados ali de por “asseclas”…tamo fu…ah, o que Bolsonaro colocou segue a mesma linha…a ver o proximo…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.