A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o desmatamento na Amazônia Legal no segundo mês do presidente Lula bateu recorde por um “ato de revanche”. A declaração foi dada na segunda-feira 27, depois de encontro com o assessor especial para o clima do governo norte-americano, John Kerry, que esteve no Brasil para discutir ações ambientais.
“Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos continuar trabalhando, este é o nosso objetivo”, declarou Marina, a jornalistas. Sem dar detalhes, a ministra disse que houve o que foi identificado como uma “ação criminosa” e que o governo está se preparando para o enfrentamento.
Na sexta-feira 24, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados parciais de fevereiro, que mostravam 209 quilômetros quadrados (km²) desmatados até o dia 17 de fevereiro — a maior marca para o mês em toda a série histórica, iniciada em 2015.
Mesmo com o recorde no seu segundo mês à frente do Ministério do Meio Ambiente, Marina criticou o governo passado. “Nós não somos como o governo anterior, os dados são transparentes. As pessoas têm acesso aos dados em tempo real, exatamente para que a gente possa atuar de acordo com a gravidade do problema.”
Os dados divulgados pelo Inpe utilizam a mesma metodologia adotada no governo de Jair Bolsonaro. O monitoramento das áreas é feito pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), alertando tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação, com extração ou queimadas.
Todas as sextas-feiras o Inpe disponibiliza os dados da semana anterior. Os números do mês de fevereiro serão fechados na próxima semana, em 3 de março.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área total de oito Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
Vejas as áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro, entre 2015 e 2023, conforme dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe:
- 2016 — 115 km²
- 2017 — 101 km²
- 2018 — 146 km²
- 2019 — 138 km²
- 2020 — 186 km²
- 2021 — 123 km²
- 2022 — 199 km²
- 2023 — 209 km² (até 17/2)
Leia também: A verdade incendiada, reportagem de Edilson Salgueiro, publicada na Edição 130 de Oeste.
Etezinho ridiculo. O desgoverno não esquece o Bolsonaro, Marina Silva é desqualificada cono tds da equipe do Luladrão
Oi Marina , vai para casa
Gente, esse atual governo é o campeão em Ministros de uma imbecilidade impar!!!!!!
Mais uma vez, a culpa é sempre dos outros. Incompetência, cinismo, hipocrisia, … terrorismo com a função pública. Mas enquanto não sai na globo, o povão não reage. Enquanto não sai na primeira página da folha de sp, o povão não reage.
ESSA Marina E UMA IDIOTA 120 MILHOES DE BRASILEIROS PASSANDO FOME E UMA CANALHA
Desmatamento?
Culpa do Bolsonaro
Mais imposto sobre a gasolina?
Culpa do Bolsonaro…
Desaceleração do PIB? Invasão de terra pelo MST? Picanha mais cara?
Já sabemos a resposta do desgoverno!
O argumento da ministra é uma obra prima de elocubração esquerdofrênica. É o famoso “nó em pingo d’água”.
Eles têm resposta pra tudo… cada uma… !
Por que será que os PeTralhas nunca assumem a sua incompetência e mediocridade em tudo que fazem ??
Por que terceirizam aos outros, tudo que fazem errado ??
Espertalhões cinicos !!!
Quisling!
Governo medíocre ministra medíocre. 300mi de dolar não é nada. Eh esmola. O Brasil tem q falar em Bilhoes é não em milhões. Fica aí aceitando essa esmolas e assumindo compromissos medíocres pra nós. EUA quer mais é que a mate seja preservado com índio, sem índio…pra compensar os desmatamento deles.
Pilantra safada
Marina quando vc e o atual governo vão se responsabilizar pelos erros que cometem? Ao invés de dizer que é “revange”, que é uma “ação criminosa”? Quando vão crescer e responder o pq não impediram este recorde de Desmatamento, antes ainda de terminar o mês de fevereiro?
É tão fácil falar que agem “depois” que o problema acontece….isto não é ser profissional. A negligencia de vcs já deu prejuízo ao povo!
Espero que os brasileiros tenham “cerebro” pra não acreditarem nas desculpas das “narrativas” deste desgoverno. Acusam Bolsonaro do que vcs são especialistas em infringir. Que vergonha este Ministerio do Meio Ambiente.
Que desculpa mais semvergonhazinha, mais amarela, ” ops” vermelhazinha dona ministra, se no governo anterior não havia vigilância, neste que se inicia ou não iniciou nada, também não esta fazendo nada ou somente barulho para surdo ouvir.
Se esse governo que as urnas nos deram se manter por quatro anos, o que acho difícil a ladainha será essa, culpa do Bolsonaro ou vingança de bolsonarista,
Que esse ET – à-toa, feia em todos os sentidos, carente de amor, pois tem que pagar caro, pois é por demais horrível, horrenda, junto com as economias de guerra do PT e da globolixo Miriam Leitão à toa gaguejante. ( Só tem mulher horrível, reparem), falar de fake. Vai pra Varginha filhote de ET!
Cai fora Tartaruga sem Casco…!
Aderiu a mentira deslavada como boa petista e seguidora do Molusco.
Faz igualzinho ao chefe.
E quem seriam os tais revanchista, não explicou a Ministra, já que facilitada a definição da autoria e incontroversa a materialidade. A manifestação da iluminada lembra o caso das forças ocultas que sabidamente agem, mas por serem ocultas pouco se sabe (quem ou que seriam). Coisa de desgoverno, tudo ficará pior!
Mas é ou não é mesmo uma BESTA QUADRADA?
Quer dizer que o revanchismo do Carniça Maldito foi pra se vingar desatando mais? Essa “coisa” aí é “ministra”
ET, GO HOME!!!!
Infelizmente tem terrorista fora da Papuda escondido no mato tacando fogo, desmatando e garimpando ilegalmente. Pegá-los é questão de tempo. Com paciência e disposição vão pra trás das grades. O Brasil é da paz!
É mesmo uma inútil. Governo de esquerda sempre terceiriza a responsabilidade. Oras, se do lado de fora tacavam pedras, é obrigatório fazer melhor no governo.
O paletó diz tudo… A língua do “capitalista” do suor alheio vira gravata!
Essa manequim de funerária não sabe o que está falando!
Uma incompetente que decorou frases de efeito e que mente descaradamente a nivel internacional. Um verdadeiro traste (dizem que nao afunda) que voltou a tona na republiqueta comunista. Isso sim é andar para tras.
Depois dos 120 milhões de famintos,vem aí agora a vingança dos madeireiros fascistes. Toma vergonha na cara verme corrupto
Como assim ET? Revanche? Vcs vão governar ou ficar na sombra do bolsonaro kkkkk
Na minha terra, costumamos classificar este tipo de comportamento como sendo “desculpa esfarrapada”. Diriam outros: “a cara deles não queima”. A “deles”, no caso, é
a face despudorada de grande parte dos nossos politicos profissionais. Ando cansado dessa gente, não é de hoje! Independente da sua agremiação política. “É tudo do mesmo”, diria minha sábia avó materna!
M. S. não é apenas incompetente; é maldosa, dissimulada e mentirosa compulsiva. Aquela atrocidade dita sobre 120 milhões de pessoas passando fome prova isso. Como tantos outros sinistros desse governo das urnas do Butão, só está ainda em época de campanha eleitoral, pois sabe que a situação deles ficará cada vez pior, e a suposta maioria suicida cobrará num futuro próximo as “picanhas” prometidas.
#Faizueli…. Será que o marido dela voltou a exportar madeira ilegal como no passado ??
Se fosse no governo Bolsonaro a notícia seria assim: “Sem provas, ministra do meio ambiente culpa revanchismo pelo desmatamento”.
Essa marinada de lula com chuchu está cada vez mais indigesta.
kkkk. Fecha o espaço aéreo, manda o exército, a PF, o ibama, icmbio, o satélite… Não estava tudo resolvido? Cadê as forças armadas?
Desculpa nova, são criativos. Poderiam dizer que eram provocadas pelos amigos.
Desqualificada.
Tartaruga de óculos! Arre! Por que não te calas,?
Muita hipocrisia de todas as partes: Países que importam madeira de florestas das américas, nos crucificam pelos desmatamentos. Porque não proibem em seus países a importação de madeiras nativas? Quanto aos níveis de desmatamento no desgoverno atual, era esperado: É de muitos parlapatões, como seu chefe, e pouca ação concreta; a no ser quanto a perseguição de seus desafetos. Aí é pura competencia.
Marina Silva mas pode chamar de incompetente que ela atende.
Fora L…! Mais uma Falsa, incompetente, desprezível e inútil no bolo de m… que é este país do ex-presidiário, FORA lula!
Como uma débil mental pode ser Ministro de Estado? A imbecilidade predomina entre os asseclas do dilmo. Estamos irritados com tanta falta de respeito com a coisa pública. Estarrecedor essa figura receber um visitante estrangeiro e falar tanta abobrinha…
A diferença entre líderes de verdade e medíocres políticos empodeirados é que os primeiros bucam soluções os segundos buscam culpados.
Vc acha que ele quer saber sobre o que vc escreveu? Eles estão lá com um único objetivo, roubar muito e acabar com o país
Tem que provar o que diz!
Por mais que seja difícil de acreditar nas boas intenções dessa Alienígena, está claro o reflexo de por pessoas incompetentes em cargos de extrema importância.
“Os dados são transparentes”. Assim como os 120 milhões de famintos são transparentes (ninguém consegue ver, a não ser na cabeça ‘desmatada’ de neurônios desta senhora). A inflação, as perdas na Bolsa , as promessas de campanha não cumpridas, o aumento de ministérios e escolha de ministros de reputação incomum, sigilos a rodo e outras mazelas é tudo ‘revanche’ também?
Essa é a ministra atual, será que o marido ou ex marido continua desmatando tbm sobre sua proteção como no passado
Boa Moura. Cabeça desmatada de neurônios…
Gostava mais dela quando ela hibernava por quatro anos. Isso lhe dava pouco tempo para distorcer os fatos e culpar os outros pela sua incompetência já conhecida até mesmo pelo Lula que a exonerou em 2008. O problema do Lula é que não tem muito mais o que escolher. Alguns políticos até teriam as “condições básicas” para ser escolhidos, mas alguns deles preferem ficar fora desse barco que o Lula comanda porque percebem que o timoneiro já não leva muito jeito para conduzir a coisa toda.
Ué, se o governo anterior não era transparente quanto à esses dados, então ela e a corja dela acusavam com base no quê? nos próprios intestinos?
Essa gutcha e outra anta petralha.
Continua sem saber o que faz nem o que diz! Altamente despreparada – sem novidades – para o cargo que recebeu em paga à subserviência partidária.
Eliza Matsunaga para ministério da cidadania; Suzane Richtofen para ministerio da familia; Marcola para ministerio da justiça; eita timaço do Lula e seus comunistinhas de mierda! Bandidos terroristas!!!
Não pode esquecer do Boulos para reforma agrária!!!!
Essa esquerdalha tem desculpas pra tudo e nunca assume suas incompetências.
Marina SELVA, deixa de ser Hipócrita e assume tua falha! Quem é dona da pasta do meio ambiente, agora, e tu.
Para de mimimimimi e vai trabalhar.
Chamou o molusco de ladrão e quadrilheiro e agora está lambendo as botas do ex-presidiário !!!
Ora, ora!!!
Está aí uma boa ilustração da diferença entre o discurso e a teoria com a realidade.
Vindo desta senhora cujo marido é devastador da floresta não tem como dar crédito a sua fala.
Essa ministra Marina fez uma coleta em Davos para saciar a fome dos 120 milhões de miseráveis do Brasil, mas até agora não divulgou o valor coletado. E nem diz como resolverá o problema da fome dos seus miseráveis. Em vez disso prefere atacar o governo predecessor. Isso é típico de esquerdopatas os quais não tem competência de governo, mas sabem roubar nosso dinheiro.
Essa declaração tem uma de duas bases: vigarice ou dissonância cognitiva.