A Marinha do Brasil contratou serviços de internet da Starlink para navios por meio de empresas não autorizadas a revender os produtos para uso militar. Documentos mostram que as contratações violam as regras da empresa. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira, 21.
A Marinha firmou pelo menos sete contratos com empresas para obter internet dos satélites de baixa órbita da Starlink. As empresas vencedoras são micro e pequenas, sem autorização formal da companhia norte-americana.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A Starlink exige que empresas sejam credenciadas como revendedoras para manter controle sobre seus clientes finais. As empresas devem enviar documentos à provedora de internet para participar de licitações no setor de defesa.
Leia também:
Empresas compram material da Starlink como pessoa física
Micro e pequenas empresas compram kits da Starlink como pessoa física, instalam nos navios e faturam à Marinha como pessoa jurídica. A Marinha alega não haver irregularidades nas contratações.
O diretor-executivo da Telespazio Brasil, uma das empresas certificadas pela Starlink, afirmou que as Forças Armadas brasileiras não têm seguido as normas da companhia norte-americana. Elas correm o risco de ter os sinais de internet cortados.
A Starlink não respondeu às indagações da reportagem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a prestação do serviço com determinado sistema satelital requer acordo entre as partes envolvidas.
Se vc comprar um kit daqueles que se intala em imóveis, ele vai funcionar em um navio. Porém, por triangulação, a Starlink vai saber onde está a antena, e se esta está fixa ou em movimento. Daí os planos diferenciados para instalação em Motorhomes (mais caro do que os residenciais) e para Navios (muito mais caros do que os dois anteriores) que exigem antenas com indice de proteção Ex (intrinsicamente seguros).
Frouxas Desalmadas são assim. Agem por debaixo dos panos, pelas costas. Quero ver na hora que o país neccessitar, o que irão fazer. Provavelmente convocar os civis.
MB afundando junto com o desgoverno.
Os melancias fazem de tudo para se dar bem…
As Forças Armadas no Brasil não passam de uma sem vergonhice.
A Marinha comandada por marginais
Brasil, como um todo, um país de trambiqueiros.
Piratas à vista!!!