O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, informou nesta quinta-feira, 3, que o partido não fará nenhuma federação partidária em 2022.
Segundo ele, embora a legenda respeite os demais pré-candidatos, seguirá “na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet” para disputar o Palácio do Planalto.
Relacionadas
“No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV”, disse Baleia Rossi se referindo a propaganda partidária obrigatória, que voltou a ser exibida.
O MDB chegou a iniciar negociações para se federar ao União Brasil e ao PSDB. Mas hoje Rossi afirmou que a decisão de não seguir com tratativas sobre uma federação foi comunicada a todos os senadores, deputados e diretórios do partido.
Ao contrário das coligações, as federações não terminam depois da disputa eleitoral. Embora preserve a autonomia operacional e financeira de cada partido, a associação implica atuar em bloco no Congresso por pelo menos quatro anos.
O presidente do MDB informou, no entanto, que o partido manterá “as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”.
Ele citou nominalmente os nomes dos presidentes do União Brasil, deputado Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo para afirmar que o diálogo entre eles “está aberto”.
União Brasil
Em 15 de fevereiro, Luciano Bivar, declarou que seu partido e o MDB “caminharão juntos” mesmo que não seja possível fechar uma federação partidária.
“O martelo já está batido, nós e o MDB vamos caminhar juntos. Isso está certo. Vamos caminhar juntos para tentar a federação. Se, por acaso, não for possível fazer federação, porque você tem que ver os Estados, aí nós vamos caminhar juntos independente da federação”, disse, na ocasião.
O negócio é pesquisar muito, de preferência votar em novos candidatos. Essa esquerda mdb, psdb, ub, psol, pt … precisa ser afastada da vida do povo.
Em 2023 Bolsonaro trocará mais dois do stf, de 2027 a 2033 Tarcísio trocará mais 5.
Essas “ORGANIZAÇÕES” chamadas de partidos, já fazem um estrago sem federação, imaginem juntas!