Mesmo depois de o União Brasil desembarcar da chamada “terceira via”, MDB, PSDB e Cidadania reafirmaram nesta quarta-feira, 11, a intenção de lançar um candidato único à Presidência da República. Em nota, os partidos disseram que serão realizadas pesquisas para a definição do nome.
Os presidentes do MDB, deputado Baleia Rossi, do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, deputado Roberto Freire, que participou por videoconferência, reuniram-se hoje na sede do PSDB em Brasília, onde avançaram em “critérios convergentes para a escolha do candidato único”, que serão: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.
Relacionadas
“Os parâmetros iniciais foram propostos pelo MDB e aprimorados pelos presidentes das demais agremiações. Serão agora apresentados à aprovação das instâncias partidárias e aos postulantes à Presidência, para que, em curto prazo, seja apresentado ao povo brasileiro um projeto democrático que aglutine esperança no futuro do país”, disse os dirigentes.
Pelo MDB, a pré-candidata ao Planalto é a senadora Simone Tebet, de Mato Grosso do Sul; ela já disse que não aceita ser vice em uma eventual chapa à Presidência. Pelo PSDB, o pré-candidato é o ex-governador de São Paulo João Doria. Os dois enfrentam resistências dentro dos próprios partidos.
Federação entre PSDB e Cidadania
Também nesta quarta-feira, o PSDB e o Cidadania protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro de federação partidária. O relator do pedido será o ministro Ricardo Lewandowski. Este é o segundo pedido de federação, o primeiro foi protocolado em abril por PT, PCdoB e PV.
Diferente das coligações, nas federações os partidos se unem por pelo menos quatro anos, e não somente no período eleitoral. De acordo com o pedido entregue ao TSE, a federação entre PSDB e Cidadania tem como objetivo defender, entre outros pontos, a democracia e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Cada idiotice. São todos da esquerda radical. Cidadania do comunista Roberto Freire e psdb, NÃO muda nada. Existe Bolsonaro e o restolho
Este monte de partido eh só para comer dinheiro do contribuinte….