Ao tomar posse nesta segunda-feira, 6, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, confirmou que o banco irá financiar obras em países de esquerda, prática adotada pelos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff entre 2003 e 2016.
Nesse período, cerca de 80 obras nas ditaduras da Venezuela e de Cuba e em outros países governados pela esquerda na América Latina e na África receberam financiamento vultosos e com excelentes condições, como longo prazo para pagamento e baixa taxa de juros. As duas ditaduras e Moçambique deram calote e até hoje não pagaram os financiamentos.
Em viagem à Argentina, em 24 de janeiro, Lula confirmou o retorno dos financiamentos internacionais, suspensos nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Agora, na posse, Mercadante disse que “o presidente Lula tem toda a razão quando diz que o BNDES tem de ser um banco parceiro do desenvolvimento e da integração regional”. “O nosso desenvolvimento passa necessariamente pela integração da América Latina, pela parceria com os países do sul global”, declarou Mercadante, no discurso de posse.
Segundo Mercadante, militante petista histórico e até então presidente da Fundação Perseu Abramo, um braço do PT, “o Brasil será ainda maior quando atuar em conjunto com os seus vizinhos”. “O Brasil é mais da metade do território, do PIB e da população da América do Sul. Estamos irrevogavelmente inseridos neste contexto geográfico e histórico. Nosso destino está portanto indissoluvelmente ligado ao destino da nossa região.”
Coordenador do programa de governo de Lula, havia dúvidas se ele, de fato, poderia assumir o cargo no banco público, considerando que a Lei das Estatais proíbe, pelo prazo de 36 meses, que pessoas que tiveram participação na campanha eleitoral assumam cargos na diretoria e nos conselhos das estatais. O Tribunal de Contas da União (TCU), entretanto, não observou infringência à lei. Mercadante foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Casa Civil nos governos de Dilma Rousseff (PT).
Relacionadas
Alguém me explica como confiar num governo que alardeia mundo afora que temos de trinta a cento e vinte milhões de famintos no país, ao mesmo tempo em que declara que vai usar o dinheiro destes mesmos famintos para financiar obras no exterior, e pior, em países que já nos deram calotes. Isso sim é genocídio.
o dinheiro não é dele
parece que aqui está tudo bem! e a taxinha de 10% dá muita grana ao staff! volta às cenas dos crimes.
Então podemos considerar os verdadeiros genocidas, vão fuder o Brasil para dar dinheiro sem retorno pra cambada de vagabundos apátridas e se dizem democratas? Ditadura do inferno com aval dos poderes podres
Então não sei como pode ser feito isso…se o atual governantes do país não tem ética alguma, ele acusa, mente sem provas ofendendo a moral do Bolsonaro um absurdo fala que ele é que organizou os atos de vandalismo, que Cuba é Venezuela não pagaram o empréstimo por causa dele, todo dia ele acusa de alguma coisa. Governar para melhorar o país não só fica falando mentiras não tem lei contra isso um presidente mentir acusar um ex-presidente, vê se o Temer entrou e ficou chamando ele de ladrão e presidiário no caso não estaria mentindo ele é, foi julgado e condenado.
Fora isso falou mais de uma vez que foi GOLPE o impitmam de Dilma …como pode os.ministros senadores e deputados ficarem queitos, não bastasse seus seguidores estão fazendo disso im discurso e bandeira…isso é ter ética é postura de um governante…ou é postura de um mentiroso patológico que mente p ser eleito engana milhares com promessa de vida melhor e no primeiro mês correr para emprestar dinheiro para os países que apoiam o comunismo, só para ter aliados pq acha que pode se perpetuar no poder com o apoio deles. Só fico admirada de ele falar que isso é bom para o Brasil sim para as empreiteiras…porque para o povo carente NAO GERA empregos, moradias hospitais escolas, segurança que isto que o país precisa Mas oque me deixa mais triste é que tem quem aplaude…
O PT sendo PT.
Tem um monte de países ainda devendo dinheiro ao BNDES referentes à generosidade de Lula e Dilma. Aí entra esse comunista já anunciando que vai dar (o nosso) dinheiro à ditaduras da America “Latrina” a fundo perdido, porque esses países jamais pagarão de volta.
Esse governo está enfiando os pés pelas mãos desde o primeiro dia. A tendência é piorar.
Essa ideia é peculiar de pessoas da esquerda
Financiar países arruinados pelo socialismo !
Esse cara é um comunista louco, internar ele em um hospício!
Um sujeito despreparado arrotando promessas. Tomara que o banco tenha um conselho cheio de bom senso patriota.
Acorda congresso, são vocês que tepresentam o povo. E impeçam que o nosso dinheiro seja jigado no ralo. Veja o gasoduto de biometano que foi inaugurado em SP, isso é dar viabilidade ao nosso dinheiro, criando empregos aqui, e não nos paises de caloteiros comunistas.
O banco do Foro de São Paulo.
É um cara de pau!! “o BNDES tem de ser um banco parceiro do desenvolvimento e da integração regional”, sim, concordo, mas integração regional BRASILEIRA. Ora bolas, temos que trabalhar e pagar impostos para bancar obras no exterior, e pior, em países que sabemos que irão dar o calote. É o fim mesmo!! Mercadante!? Como esse cara tem espaço na política ainda?! Só com Lula mesmo…. FAZUELI!!!
O Congresso Nacional (se ainda existe), isto é, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, juntamente com o Ministério Público e a Polícia, precisam impedir que aconteça NOVAMENTE essa FARRA MACABRA com o dinheiro público, isto é, do dinheiro pago por todos nós, através de impostos.
Esses supostos governantes não são “donos” dos cofres públicos, não têm “livre disposição” dos recursos públicos, muito menos para financiarem DITADURAS SANGUINÁRIAS, REGIMES GOVERNAMENTAIS ALOPRADOS, Argentinas da vida, Venezuelas da vida, Nicaráguas da vida e republiquetas similarmente repugnantes.
Cara sai dos quintos do inferno e quer jogar dinheiro do cidadão pra esses lixos ditadores da América Latina
Volta pro seu inferninho maldito
Enquanto isso há três semanas atrás meu rosto inchou e precisei de atendimento médico aqui no Rio de Janeiro onde moro e é governado pelo Dudu. Fui a uma UPA e quatro hospitais e não fui atendido em nenhum, faltam pouco te dizer: vai morrer em casa.
“O SISTEMA É F***!”
faisuelenordeste
Na virada do século 19 para o 20 a Argentina era a Europa Sul-americana. Em 1910 na comemoração do centenário da Independência Platina vieram comitivas de governantes, reis e rainhas de toda a Europa. Peron devastou o país adotando as políticas de Mussolini de quem era fã incondicional e nunca mais o país se levantou, pois fecha seus balanços no vermelho a um século. A Venezuela não faz tanto tempo assim era um país rico e desenvolvido já que possui as maiores reservas de petróleo do mundo. O Chile iniciou seu processo de desmonte no ano passado. Agora chegou a vez do Brasil e o Führer de nove dedos, descondenado por ministro comunista se encarregou de destruir a nação brasileira.
O BNDES não foi constituído para com o dinheiro dos brasileiros financiar obras em outros países. Todo o dinheiro amealhado para os cofres do banco tem como procedência tributos que diretamente e/ ou indiretamente saem dos nossos bolsos. Quem autorizou tais empréstimos? Nós cidadãos não fomos consultados nem tampouco conhecemos em que condições os empréstimos seriam concedidos. Já vimos essa história antes com malogradas operações em que o Brasil somente perdeu dinheiro duplamente. Primeiro porque houve países que não nos devolveram os empréstimos concedidos, outros que jamais tiveram a intenção de nos pagar, haja vista as garantias, por exemplo, que Cuba nos deu para honrar os dinheiros emprestados, garantias a base dos famosos charutos fabricados na Ilha, que, por evidente somente um louco, ou um ladrão concordariam com esse tio de lastro dado. O segundo prejuízo veio do fato de que o dinheiro saído do Brasil para as construtoras envolvidas na obra da construção do Porto de Mariel parte dele retornava sob o manto da corrupção para os bolsos de petistas pagos pelas construtoras. O ex Ministro Palocci revelou em sua delação premiada, que a Odebrecht garantira ao atual presidente um crédito no exterior que somava 300milhões de reais. Como concordar com um segundo tempo de roubalheira?
To contigo Miranda. Nem a Pau
Durante o governo Bolsonaro eu assisti uma entrevista de um diretor ou presidente do BNDS, acho que foi na jp, onde expôs como foi feito os empréstimos do governo do pt a estes países. Foi perguntado como poderia ser evitado estes tipos empréstimos, foi respondido, houve mudanças nos estatutos do Banco, e que qualquer empréstimo fora destas normas, teria que ser aprovado pelo o congresso. Não tenho facilidade para pesquisas, mas se alguém puder pesquisar sobre este assunto, gostaria de saber sobre isso.
O dono do TCU é Renan Calheiros, personagem proeminente nas colunas policiais da República, cujos Processos dormitam sob flácidos traseiros de quem deveria fazer a Lei e a Constituição serem cumpridas, mas vivem num compadrio escancarado, cúmplice e nojento com meliantes contumazes. Como sempre pode piorar aqui no Brasil, o Presidente do TCU, o senhor Bruno Dantas, é moleque de recados, estafeta, despachante de luxo, capacho, alcoviteiro, serviçal, X nove, bajulador do bandidão Renan Calheiros. Daí, que Leis, Normas e preceitos constitucionais são deflorados a gosto da cleptocracia da extrema esquerda. Não tem o mínimo dessa joça dar certo!
Parece que, com o atual governo, chegou o momento de encarar o “líder” que tanto faz lembrar o bandido Joãozinho Bem-Bem, personagem de “A hora e vez de Augusto Matraga”, conto de João Guimarães Rosa, e clamar pela misericórdia divina: “- Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelas lágrimas da Virgem Maria”, foram as palavras que desencadearam o fim do bandido. No conto, esse clamor foi ouvido pela justiça divina; queira Deus que seja ouvido quando for clamado por nós.
Ele está com uma aparência de muito desgaste, está bem caquético, os quatro anos de jejum não lhe fizeram bem. Certamente volta com muita ganância e com a inteligência, que já era notoriamente muito baixa, ainda mais prejudicada. Será um desastre.
Era evidente que o Lulitler iria fraudar a eleição. Da última vez em que os socionazifascistas estiveram no poder, roubaram mais de um trilhão.
Porque não fraudariam uma eleição para roubarem mais alguns trilhões desta vez?
Eu baixei pessoalmente os arquivos gerados pelas urnas e os analisei. Achei exatamente o que o argentino Fernando Cerimedo encontrou: uma fraude evidente, matemática e inquestionável. As urnas antigas roubaram 11% dos votos do Bolsonaro e os passaram para o Lulitler Stalinácio Luladrão de Silvério.
É óbvio que esses financiamentos do BNDES mandam gordas comissões para os criminosos integrantes da quadrilha petista.
Esses bandidos não foram eleitos. São usurpadores, e têm que ser removidos do poder o mais rápido possível por qualquer meio disponível.
Ele legalmente não tomou posse. Ele se apossou do que é NOSSO. Riem e nos chamam de manés. Logo veremos os argentinos dizerem: ” Como os brasileiros são bonzinhos, né?”
O curioso é que não tem dinheiro pra matar a fome dos brasileiros, nem pra aumentar o salário mínimo, nem para fazer o brasileiro de baixa renda não pagar imposto de renda mas tem pra financiar obras em ditaduras amigas. Essa bondade toda só com países onde a transparência do dinheiro é duvidosa é bastante estranha. Será que tem rachadona?????
Curioso, uma quadrilha reconhecidamente corrupta e condenada em várias instâncias ‘volta à cena do crime’, decide e anuncia que dará continuidade ao mesmo ‘esquema fraudulento’ de enviar bilhões para ditadores amigos e ninguém, nada, nenhum outro poder ou órgão publico se manifesta, se contrapõe, impede a negociata. São os donos do brazil. Lembrando que o cabeça de ovo e sua turma cansaram de intervir e bloquear ações do governo anterior. Para que sustentamos tantos políticos naquela pocilga chamada Congresso ???
Não adianta. Esses aí só querem pão e circo. Apoiaram o Lula por ser, o apoio, “bonitinho”, pra pertencer a um grupo. Os artistas , o amor. Não sabem nem o que é política.
Os PTralhas não tem nenhum respeito pelo dinheiro dos pobres
Calma! isso é o inicio da roubalheira. Novidade nenhuma, agora é so fazer o L.
As garantias aos empréstimos serão:
Banana do Equador
Geladeiras velhas e vazias da Venezuela
Pico sauer do Peru
Coca…na da Colômbia
Ingressos pra show de tango da Argentina
E
O charuto de sempre de Cuba
Viva-se com isso.
MALDITA IDEIA, TIRAR DO MEU BOLSO SEM MINHA AUTORIZAÇÃO PARA DAR A MALDITOS COMUNISTAS VAGABUNDOS QUE NÃO PRODUZEM NADA, O BRASIL NÃO AUTORIZA ESSE CRIME.
Até agora Lula vem cumprindo promessas de campanha. Ainda não vi a tal da picanha e da cerveja na mesa do brasileiro. O Brasil, mais uma vez, vai levar um enorme calote desses países de Esquerda onde nada deu certo. Torço logo pelo Impeachment de Lula.
Quem disse que vai emprestar(dar) dinheiro pra ditaduras não foi só mercadante, o chefe dele também. Um país que de 33,milhões de miseráveis, segundo o Mula, salta pra 120 milhões em um ano, segundo a Malina fazer isto é no mínimo irresponsabilidade
Aproveite e cumpra a promessa de campanha do corrupto maior e isente de imposto de renda aos que ganham até R$5.000,00. Aproveite e transforme os ianomanis em uma naçao rica e independente.
Pelo que vejo projetos em Atibaia e Guaruja voltarao com toda força. Depois o STF limpa tudo.
Pais de instituiçoes podres e hipocritas. Vergonha de ter um corrupto como presidente.
Bravo, sr. ministro. Vamos todos afundar juntos.
Nenhum centavo para os supostos 120 milhões de famintos da marina sirva no Brasil.
Nenhum centavo para os 215 milhões de famintos de justiça no Brasil.
Deve estar escondendo muitos trilhões lá fora com essa conversa fiada de financiamento.
Até o coroné ciro chamou o duplo ex-presidiário de chefe de quadrilha.
Marina sirva chamou o ex-presidiário de corrupto e lavador.
Alckmin chamou o ex-presidiário de criminoso…
Esse Mercadante , é tão ruim quanto o poste do Haddad, outro esquerdista fracassado .
O Mercadante não afirmou em nenhum momento que o BNDES irá financiar países de esquerda, mas toda a América Latina onde haja negócios com empresas brasileiras.
Os generais das FFAA traidores da Pátria além de apoiadores são os responsáveis por esta situação.
Os malditos entregaram o Brasil numa bandeja para os comunistas em troca de benesses e poder.
Caiu a máscara e decepcionaram o Brasil, culpados também por vários inocentes presos até hoje em um processo autoritário e ilegal.
As FFAA sabem que iriam causar mais estrago. Os de esquerda iriam se rebelar, guerra civil. Por fim, mídia forte bombardeando a imagem de golpe. Mortes, conflitos, etc. E daí, teria uma ditadura de direita. Quem acreditou em FFAA também não pensou direito. Ditadura da toga deve ser combatida de outro jeito. O problema todo foi deixar chegar nisto.
O dinheiro do povo brasileiro trabalhador e pagador de impostos sendo usado para financiar ditaduras socialistas latino-americanas?!? NEM A PAU!!!… TEMOS DE DAR UM BASTA NISSO AGORA!!!!!!!!…
Concordo
Quem vai fiscalizar estes absurdos empréstimos do BNDE as ditaduras de esquerda ?
Esse dinheiro é nosso e não pode ser usado para subsidiar obras no exterior.
A duras penas o ultimo governo recolocou o banco de pé não é para estes miseráveis voltarem a distribuir para Cuba Venezuela e Argentina.
Quantas obras temos que terminar no Brasil que este dinheiro seria muito bem-vindo para resolver PRIMEIRO os cidadãos BRASILEIROS.
Mas claro que o Brasil vai financiar outros paises esquerdopatas, pois é desta forma que roubam nosso dinheiro e ficam milionários da noite para o dia. Todos ficam milionários as nossas custas. Eleições tem consequências, quem votou no Luladrão esta tendo o governo que merece, um governo que fará de todos nós meros miseráveis servidores socialistas.
Epa!! Porque até agora ninguém falou em dinheiro para picanha e cervejinha? A ministra afirma para o mundo que tem 120 milhões de brasileiros passando fome.
Vão acabar com nosso dinheiro, rapinagem começou ….
E quem disse que eles representam o Brasil?
Devemos começar Já uma recao a fala do MERCADANTE : BNDES / DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO SERÁ USADO COM O POVO BRASILEIRO. # MERCADANTE NÃO