Mercadante critica impeachment de Castillo: ‘Inaceitável’

Petista afirma que a decisão ‘quebra a institucionalidade’ do Peru
-Publicidade-
Aloizio Mercadante é contra o <i>impeachment</i> de Pedro Castillo
Aloizio Mercadante é contra o impeachment de Pedro Castillo | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos líderes da equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), qualificou como “inaceitável” o impeachment do presidente do Peru, Pedro Castillo. O líder peruano foi afastado do cargo nesta quarta-feira, 7, depois de dizer que dissolveria o Congresso.

“Não sabemos se o primeiro movimento é só uma narrativa de golpe ou se houve realmente uma tentativa de golpe”, observou Mercadante, em coletiva de imprensa realizada nesta tarde. “Qualquer que tenha sido a verdadeira história, é inaceitável. É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia, o Estado Democrático de Direito.”

O petista acredita que “qualquer tentativa de construir soluções que não passem por eleições limpas e reconhecidas traz inúmeros prejuízos à sociedade”. Mercadante citou como exemplo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e os protestos contra a falta de isonomia no processo eleitoral no pleito deste ano.

-Publicidade-

Mais cedo, Castillo dissolveu o Congresso, decretou um “governo de exceção” e convocou novas eleições. Pouco depois, os parlamentares aprovaram o impeachment do presidente peruano. Foram 101 votos em favor da deposição. Trata-se da terceira tentativa de impeachment em 16 meses.

A dissolução do Parlamento foi denunciada como “golpe de Estado” pelo presidente do Tribunal Constitucional do Peru, Francisco Morales, pelo ex-presidente Ollanta Humala e pela ex-vice-presidente Dina Boluarte. De acordo com a imprensa local, Castillo foi preso.

O jornal La Republica informou que o político peruano foi levado por policiais até uma delegacia em Lima, capital do país. Castillo e a primeira-dama, Lilia Paredes, foram vistos arrumando as malas momentos antes da prisão do presidente peruano. Eles pretendiam deixar a cidade.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

25 comentários Ver comentários

  1. Impressiona como esses PTistas falam de democracia como discurso automatico. Sem o minimo constrangimento nem respeito a inteligencia alheia.

  2. E pensar que ao final da década de 80 eu admirada o Mercadante, acho que até ele se admirava e tinha razões para isso.
    Depois que o PT entrou no Poder, foi envolvido e seduzido por “maracutaias” que nem ele sabe como entrou e jamais vai conseguir sair.
    Vai morrer achando que está certo, mas com dúvidas que o atormentam. Mas uma coisa também é certa, não tem mais o mesmo brilho nos olhos e dignidade do final dos anos 80. O PT lhe roubou.

  3. e a globonews tentando igualar ele com bolsonaro?!? agora o mercadante do pt está defendendo um “bolsonaro peruano”? é pior do que lixo essa imprensa do brasil.

  4. É UM BAITA DE UM BANDIDO!
    ESSA TURMA PRECISA SER EXTERMINADA DE UMA VEZ POR TODAS!
    1)https://exame.com/brasil/mercadante-tentou-comprar-silencio-de-delcidio-diz-veja/
    2)https://oglobo.globo.com/politica/pgr-aponta-indicios-de-corrupcao-em-repasses-mercadante-aloysio-18742859
    3)https://ww4.al.rs.gov.br/index.php/noticia/308392

  5. O cúmplice do Larápio, fazendo comparações de golpe , estado democrático, eleições limpas, tudo uma narrativa bisonha de quem por meios fraudulentos , voltaram a cena do crime.

  6. “O jornal La Republica informou que o político peruano foi levado por policiais até uma delegacia em Lima, capital do país. Castillo e a primeira-dama, Lilia Paredes, foram vistos arrumando as malas momentos antes da prisão do presidente peruano. Eles pretendiam deixar a cidade.” Parabéns aos peruanos, algo de sentando, enfim, pois comunismo não…..

  7. esse daí não fez nada a vida inteira, pousa de defensor da democracia, mas já trabalhou de verdade em algum momento de sua vida??? ser petista e pousar na radiografia não é trabalho, pfv.

    1. Congratulações ao congresso peruano!!! Golpe é o que o tirano que foi preso tentou dar! Gente hipócrita! Acham que o povo é idiota! Deixe o senhor molusco tentar isso aqui! Voltará para a cadeia!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.