O presidente da Argentina, Javier Milei, ganhou a medalha “3is: imbrochável, imorrível e incomível” de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, na manhã deste domingo, 7. Eles estiveram em uma reunião a portas fechadas com os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o encontro ocorreu em um hotel em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A medalha entregue por Bolsonaro é um gesto em tom de ironia reservado para seus aliados políticos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Antes do encontro privado, Milei tomou café da manhã com políticos próximos a Bolsonaro. A irmã de Milei, Karina Milei, e o ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, também participaram.
Ao término da reunião, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, conversou com a imprensa e disse que “foi ótimo”, mas não forneceu detalhes sobre as discussões. Ele mencionou, em tom de brincadeira, que o futebol foi um dos temas abordados.
Javier Milei também se encontrou com empresários locais. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, afirmou que a reunião teve como foco as relações comerciais entre o Estado e a Argentina.
“Foi um belo encontro para falar de democracia, economia e animar a direita”, comentou Mello.
Estavam presentes na reunião Mário Cezar Aguiar, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Otto von Sothen, do Grupo Tigre, Dilvo Casagranda, da Aurora, Edilson Zanatta, da Farben, e um representante da XP Investimentos.
Primeira visita de Javier Milei
Esta é a primeira visita oficial de Javier Milei ao Brasil desde que assumiu a Presidência da Argentina, em dezembro do ano passado. O libertário não se encontrará com Lula.
Leia também:
Os líderes dos dois países trocaram críticas por meio da mídia e redes sociais ao longo da semana. Lula declarou que Milei deveria pedir desculpas pelas “bobagens” ditas sobre ele e o Brasil, enquanto o libertário reiterou suas acusações. Ele chamou o presidente brasileiro de “comunista” e “corrupto”.
Javier Milei encerrará sua visita ao Brasil com uma palestra na Conferência de Política Ação Conservadora (CPAC) na tarde deste domingo.
Ao chegar em Balneário Camboriú, neste sábado, 6, à noite, Milei foi recebido por Bolsonaro e assistiu ao final do jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa América.