Mais uma notícia que relaciona o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do socialista Flávio Dino, e a organização não governamental (ONG) que tem como presidente a mulher de um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho — e conhecida pela alcunha “Dama do Tráfico”. A pasta deu prosseguimento a solicitações feitas pelo autointitulado Instituto Liberdade do Amazonas.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), o ministério confirmou que “seguiu trâmites habituais” ao receber pedidos da ONG, que atua em favor de presidiários. A fundadora e presidente da entidade é Luciane Barbosa Farias. Conhecida como “Dama do Tráfico” no submundo da criminalidade, ela é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”.
Leia mais:
Preso no ano passado, “Tio Patinhas” cumpre pena em presídio em Tefé (AM). Com condenação a 31 anos de prisão, ele é um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas. Desde a prisão dele, Luciane, por meio do Instituto Liberdade do Amazonas, propaga a ideia de defender os “direitos humanos” de presidiários. Com esse projeto, ela chegou a ter vez no Ministério da Justiça.
O pedido da “Dama do Tráfico” ao Ministério comandado por Dino
Num primeiro momento, depois da revelação de que recebeu de portas abertas a “Dama do Tráfico”, a pasta chegou a afirmar que “não houve qualquer outro andamento do tema” pleiteado pelo instituto. Agora, contudo, a pasta informa que consultou as demandas de Luciane junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Conforme o Estadão, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério da Justiça não fornece documentos. Contudo, a plataforma permite a consulta de pedidos feitos junto à pasta. Assim, o SEI divulga que registrou a “denúncia” por parte da entidade da “Dama do Tráfico”, de reclamações sobre o sistema penitenciário, em 2 de maio. Trata-se, a saber, do dia em que ela teve reunião, na sede do órgão, com Rafael Velasco, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Leia também: “‘Dama do Tráfico’ diz que tratou das ‘mazelas’ do sistema prisional no Ministério da Justiça”
Ao admitir que o pedido do instituto de Luciane seguiu os trâmites legais, a equipe do Ministério da Justiça afirma rejeitou o processo. “Um parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que descartou o risco. Com base nisso, o pleito foi indeferido.”
Além disso, o instituto da “Dama do Tráfico” pediu ao ministério inspeção nos presídios de Manaus. No caso, contudo, a Senappen rejeitou a demanda. Isso porque não caberia à secretaria “liberar acesso a presídios estaduais”.
“Quanto aos pleitos da Associação Instituto Liberdade do Amazonas, eles não foram entregues ou enviados ao secretário Rafael Velasco”, afirma, em nota o Ministério sob comando de Dino. “Ambos foram enviados à Ouvidoria da Senappen via e-mail, sendo gerado o processo que seguiu os trâmites habituais.”
As polêmicas da mulher do “Tio Patinhas” com o governo
Os pedidos que tiveram andamento no Ministério da Justiça não são, contudo, as únicas polêmicas envolvendo a “Dama do Tráfico” e órgãos — e integrantes — do governo Lula. Na terça-feira 14, revelou-se que membros da pasta de Dino receberam a mulher do “Tio Patinhas” em duas oportunidades. Além disso, em maio, Luciane visitou o Conselho Nacional de Justiça e conversou com os deputados André Janones (Avante-MG) e Guilherme Boulos (Psol-SP). No mesmo mês, a “Dama do Tráfico” passou pela sede do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, de Silvio Almeida.
A pasta de Almeida confirmou, aliás, que custeou as passagens para Luciane ir a Brasília.
Leia também: “O teatro da segurança de Lula”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 190 da Revista Oeste
Se o senhor Dino visitou o Complexo da Maré e foi bem recebido, porque CV não retribuir a visita?
Recomeçaram os diálogos Cabulosos …!
Estão em pleno andamento neste desgoverno.
Percam as esperanças, o Carniça Maldito não vai demitir o paquiderme maranhense. Sómente a povo conseguirá acabar com essa corja.
Por determinação do dinossauro, marcola foi transferido para Brasília, será mera coincidência.
Se tivéssemos uma Suprema corte não virada para o crime e um governo não ligado só crime , esse meliante já estaria preso .
Quanto mais mexe mais fede. Já, já vão descobrir que o Dino levou ela pra jantar.
Hummmm precisa investigação forte sobre esse homem. Primeiro ida ao morro e agora isso…sem contar sumiço de imagens….
É possível que o tráfego esteja no poder e poderemos ser uma Colômbia do passado com tráfego no poder
Como tudo nesse desgoverno, não vai dar em nada, os patriotas vão continuar presos, bandidos soltos e nós pagando tudo isso como contribuinte. Viva a democracia relativa.
ONG a favor das vítimas da sociedade? O que na verdade estamos pagando com esse dinheiro? Será que existe uma ONG para a família das vítimas que perderam o mantenedor da família em um assalto? Não né!
“Comissão de energia nuclear ?”. É, será que temos algum problema com o(s) responsável(is) pela “protocolização” de pedidos ou a idéia é construir uma ANGRA IV em Manaus, supervisionada pela ONG da “senhora dama”. Tudo é possível, quem viver verá …
A esquerdalha sempre foi consorciada ao crime organizado: só não se sabe qual deles governa o País!
Esse aí é mais sujo do que pau de galinheiro. Está no governo certo.