O Ministério da Saúde decidiu retomar nesta quarta-feira, 22, a orientação para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a covid-19. Apenas a vacina da Pfizer está autorizada para essa faixa etária.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu limitar a vacina para esse grupo alegando “eventos adversos a serem investigados” e falta de evidências científicas consolidadas sobre o benefício da imunização para os jovens.
Leia mais: “Senado aprova criação de novo tribunal, que ficará em Belo Horizonte”
Durante coletiva na noite de hoje, o secretário-executivo da pasta, Otávio Moreira Cruz, disse que a suspensão era uma “medida cautelar” e acrescentou que “os benefícios da vacinação são maiores que os eventuais riscos de efeito adversos”.
O anúncio ocorre após um comitê formado por representantes do ministério, da Anvisa e da Fiocruz confirmar que a morte de uma jovem de 16 anos de São Bernardo do Campo não está relacionada com a vacinação contra o coronavírus.
STF
Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski já havia decidido que Estados e municípios têm autonomia para prosseguir com a vacinação de adolescentes sem comorbidades, mesmo contrariando o Ministério da Saúde.
Para o magistrado, a competência concorrente entre os entes federativos permite que governadores e prefeitos, em situações excepcionais, ajustem o Programa Nacional de Imunizações às suas realidades locais, desde que as motivações estejam amparadas em evidências científicas.
Uma temeridade. Não justifica. Qual benefício nesta faixa etária? Nenhum,já que os vacinados podem contrair e transmitir a Covid.
Insentão dá nisso!
Todo ser minimamente informado já viu e deveria ter visto desde sempre que vacina chinesa supostamente tentando conter praga chinesa daria nisso, não aceitei essa porcaria e lamento que um médico tenha caído nessa conversa.
Ops, processar? Com que judiciário? Acho que o dedo médio foi pra nós…
Nada como ter cofres gordos para processar…