O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) denunciou Paulo Henrique Figueiredo (MDB-MT), vereador em Cuiabá, por suposta ligação com o Comando Vermelho. O MP-MT enviou a denúncia ao Poder Judiciário nesta terça-feira, 5.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar é acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas por meio de casas noturnas e eventos musicais na capital mato-grossense. A denúncia é sigilosa e faz parte da Operação Pubblicare.
Vereador utilizava influencia no município para facilitar eventos do Comando Vermelho
Segundo o MP-MT, Figueiredo teria utilizado sua influência na Secretaria Municipal de Ordens Públicas para facilitar eventos da facção criminosa.
O vereador foi detido em 20 de setembro, por uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-MT). No entanto, foi liberado cinco dias depois, mediante decisão judicial. Ele deve seguir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o afastamento da função pública.
A situação política de Figueiredo
Além de Figueiredo, foram denunciados o ex-fiscal da Secretaria Municipal de Ordens Públicas, José Maria de Assunção; o ex-diretor de Regulação e Fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, Rodrigo Anderson de Arruda Rosa; e seu motorista, José Márcio Ambrósio Vieira.
Atualmente, Figueiredo está em seu segundo mandato e, nas eleições municipais de 2024, não conseguiu reeleição.
Com esta cara de traficante, ainda bem que não o reelegeram.