O subprocurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MP-TCU), Lucas Rocha Furtado, solicitou nesta terça-feira, 14, uma investigação sobre a visita de Luciane Barbosa Farias ao Ministério da Justiça. Conhecida como “Dama do Tráfico”, ela visitou a pasta duas vezes neste ano.
Mulher de um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho, Luciane foi recebida por assessores do ministério liderado por Flávio Dino.
+ Advogada foi paga pleo Comando Vermelho antes de levar ‘Dama do Tráfico’ a ministério, fiz jornal
No documento, Furtado cobra explicações sobre o caso e diz que, “qualquer que fosse o interesse público alegado para justificar o encontro, certamente não se tratava da única via disponível, cabendo ao órgão público selecionar interlocutores que respeitem a moralidade pública exigida das instituições oficiais”.
“A sociedade não aceita mais, por parte das autoridades, condutas imorais e suspeitas”, escreveu o subprocurador. “Sobretudo quando é pública e notória a precariedade dos serviços que lhe são oferecidos, especialmente os que concernem à segurança pública.”
Quem é a Dama do Tráfico, mulher de um dos líderes do Comando Vermelho
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias. Com apelido de Tio Patinhas no mundo do crime, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé (AM).
+ Leia as notícias de Política na Revista Oeste
Em 2022, ano em que o marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas. Na internet, a entidade afirma atuar em favor de presidiários. A mulher do líder do Comando Vermelho aparece como presidente da associação, que, entre outros pontos, busca articular “melhorias para os familiares, internos e egressos dentro da legalidade”.
Na função de presidente do instituto, a mulher de Tio Patinhas foi para Brasília em maio. No dia 4 daquele mês, Luciane postou uma foto em que aparece ao lado de Boulos, pré-candidato com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Paulo. Pelo Instagram, ela afirmou ter sido “recebida e ouvida com toda atenção” pelo parlamentar.
Leia também: “Flávio Dino fala em processar ‘autores de mentiras’ e diz que recebeu alerta de jornalista”
A indignidade é escancarada !
Ah indícios fortes que o tráfego chegou na política do Maranhão e Amazonas e agora migrando para o governo federal.
O que Dino foi fazer no morro carioca no jncio do governo? Intrigante.