publicidade
Política

Ministério Público do TCU pede investigação sobre visita da ‘Dama do Tráfico’ ao Ministério da Justiça

Luciane é mulher de um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho

Luciane Farias, mulher de um dos líderes do Comando Vermelho | Foto: Reprodução/ Instagram
Luciane Farias, mulher de um dos líderes do Comando Vermelho | Foto: Reprodução/ Instagram

O subprocurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MP-TCU), Lucas Rocha Furtado, solicitou nesta terça-feira, 14, uma investigação sobre a visita de Luciane Barbosa Farias ao Ministério da Justiça. Conhecida como “Dama do Tráfico”, ela visitou a pasta duas vezes neste ano.

Mulher de um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho, Luciane foi recebida por assessores do ministério liderado por Flávio Dino.

Receba nossas atualizações

+ Advogada foi paga pleo Comando Vermelho antes de levar ‘Dama do Tráfico’ a ministério, fiz jornal

No documento, Furtado cobra explicações sobre o caso e diz que, “qualquer que fosse o interesse público alegado para justificar o encontro, certamente não se tratava da única via disponível, cabendo ao órgão público selecionar interlocutores que respeitem a moralidade pública exigida das instituições oficiais”. 

“A sociedade não aceita mais, por parte das autoridades, condutas imorais e suspeitas”, escreveu o subprocurador. “Sobretudo quando é pública e notória a precariedade dos serviços que lhe são oferecidos, especialmente os que concernem à segurança pública.”

Quem é a Dama do Tráfico, mulher de um dos líderes do Comando Vermelho

boulos janones muher de líder do comando vermelho
Boulos posa ao lado de Luciane Barbosa Farias [direita], conhecida como ‘Dama do Tráfico’, mulher de um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho | Foto: Reprodução/Instagram/associacaoliberdadedoam

Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias. Com apelido de Tio Patinhas no mundo do crime, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé (AM).

+ Leia as notícias de Política na Revista Oeste

Em 2022, ano em que o marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas. Na internet, a entidade afirma atuar em favor de presidiários. A mulher do líder do Comando Vermelho aparece como presidente da associação, que, entre outros pontos, busca articular “melhorias para os familiares, internos e egressos dentro da legalidade”.

Na função de presidente do instituto, a mulher de Tio Patinhas foi para Brasília em maio. No dia 4 daquele mês, Luciane postou uma foto em que aparece ao lado de Boulos, pré-candidato com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Paulo. Pelo Instagram, ela afirmou ter sido “recebida e ouvida com toda atenção” pelo parlamentar.

Leia também: “Flávio Dino fala em processar ‘autores de mentiras’ e diz que recebeu alerta de jornalista”

2 comentários
  1. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Ah indícios fortes que o tráfego chegou na política do Maranhão e Amazonas e agora migrando para o governo federal.
    O que Dino foi fazer no morro carioca no jncio do governo? Intrigante.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.