O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu neste domingo, 26, a ida à China dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Ambos são executivos da J&F, controladora da JBS — maior produtora de proteína animal do mundo.
“Tem de reconhecer que é a maior empresa de carnes do mundo”, afirmou o ministro, em conversa com jornalistas na Embaixada do Brasil em Pequim. “É uma empresa que gera muitos empregos, muitas oportunidades ao cidadão brasileiro.”
Ao ser interpelado sobre a presença dos irmãos Batista na comitiva do governo, mesmo que ambos já tenham sido presos no passado, Fávaro respondeu que o Brasil precisa “olhar para a frente”. “Se alguém deve alguma coisa, que pague pelo que deve”, observou. “Agora, tem de olhar para a frente. Olhar centenas de milhares de brasileiros que têm seu trabalho garantido.”
Delação em 2017
Os irmãos são donos do frigorífico JBS, o maior exportador de proteína animal do mundo. Há alguns anos, a empresa se tornou alvo de várias investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MP), como a Operação Greenfield, a Operação Lava Jato e a Operação Cui Bono. Na época em que firmaram um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os irmãos filmaram o então presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), os aconselhando a manter boas relações com o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB).
Joesley e Wesley também entregaram à PGR gravações em que o ex-senador Aécio Neves (PSDB) e a irmã, Andreia Neves, supostamente negociaram a quantia de R$ 2 milhões para o pagamento de advogados.
Quem paga a conta?
Apesar de Lula não participar da visita a Pequim, os empresários brasileiros que faziam parte da comitiva seguiram no país asiático. Motivo: a China é o principal mercado do grupo J&F. As empresas do conglomerado exportam carne, celulose, minério de ferro e manganês aos chineses.
No sábado 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que teria de adiar a viagem à China. A nova data para a ida do petista à Ásia está em negociação entre as autoridades chinesas e as brasileiras. Ainda não há um dia definido.
Pelo menos três sindicalistas embarcaram na comitiva presidencial que viajou à China. Lula convidou Miguel Torres, presidente da Força Sindical, e Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ambos aceitaram o convite. Também estão na lista João Pedro Stedile e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior.
As centrais solicitaram ao governo que participassem da missão. Segundo Nobre, os investimentos chineses “são muito bem-vindos”. Mas é preciso passar o recado de que é necessário respeitar as legislações trabalhista e ambiental. “Vamos lá para deixar claro que aqui tem sindicato”, afirmou.
O governo ainda não informou quem vai pagar as despesas com a viagem dos sindicalistas. Em entrevista à CNN Brasil, o presidente da CUT disse que não sabe. “Isso está sendo resolvido pela minha secretária junto com o governo”, disse. “Melhor perguntar para o governo.”
Esses irmãos especialmente Joesley, que participaram da farsa forjada da DELAÇÃO PREMIADÍSSIMA contra o presidente Michel Temer, editada pelo PGR JANOT, homologada pelo defensor MST FACHIN sem sequer ter periciado tão fajuta gravação e loucamente transmitida pela GLOBOLIXO, não poderiam estar compondo delegação brasileira na China porque ainda são devedores do ACORDO DE LENIÊNCIA pelos crimes cometidos.
Essa farsa desestruturou o governo Temer e paralisou a importante reforma da previdência que estava praticamente aprovada em Maio/2017.
Não entendo porque Temer não se manifesta a respeito do massacre que sofreu dos ministros FACHIN e BARROSO naquele período.
😂😂😂 esse ser humano abjeto que é ministro, concorda completamente na corrupção que seria a saída para eles, vai ficar milionário ou bilionário
Vejam quanto entrou na conta dele.
isso, esqueçam ficha criminal !
esqueçam o joesley day !
esqueçam os bilhoes do BNDES com jurinhos subsidiados que foram usados para comprar frigorificos nos EUA !
quem é que liga pra um bando de branquelos ricaços ficando mais ricos com dinheiro do trabalhador ?
nessas horas nao tem capitalismo malvadao , empresario explorador , nao tem lulex pichulex enchendo a boca pra dizer que essa gente nao trabalha , so vive do suor alheio
bando de 171 do inferno
Joelle e inadimplente no BNDES?
pronto, chegou o bulinador de mulheres da esquerda pra zurrar em favor do partidao
Segundo Carlos Fávaro, o Brasil tem de ‘olhar para a frente’, com certeza. O Povo tem que olhar para a frente e baixar do poder todos esses corruptos, impostores, ineptos e toda uma manada de oportunistas. O Povo tem que olhar para frente e atropelar a corrupçao, por bem ou por mal, com chumbo ou sem chumbo o povo tem que colocar um fim a essa quadrilha que tomou o poder.
A ladainha do ‘milhares de empregos’ para justificar qualquer roubalheira aos cofres públicos. O pior de tudo isso é o deboche que esses parasitas políticos praticam. Olhar para a frente e esquecer os bilhões roubados.
Nada de otário subjugado.
Esses jbs são bandidos de carteirinha.
E estão cuspindo nos pratos que nunca deixaram de comer, prometeram ao NOSSO DEUS NINE a picanha e não forneceram[presta a atenção stf à minha deferência ao marcola político lulajanja].
Pagando o BNDES, pagamos nós não é?
Cobrem dos açogueiros e da Cristina, a kirthiner, também da facção.