O ministro da Educação de Lula, Camilo Santana (PT), extinguiu a Secretaria de Alfabetização (Sealf) da pasta. O órgão foi criado pelo então ministro Ricardo Vélez Rodriguez, em 2019, com o objetivo de combater a alta taxa de analfabetismo no Brasil.
O objetivo do órgão era “planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos”. O decreto desta segunda-feira, 2, cria a “Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão”.
O último ministro da Educação do governo Bolsonaro, Victor Godoy, criticou a medida. De acordo com ele, a Secretaria trouxe ganhos para o país.
“Para quem prometeu priorizar a alfabetização, o governo Lula já começa com erros graves”, disse Godoy. “A Sealf trouxe ganhos comprovados e científicos para a alfabetização. Com essa ação, todo o trabalho de quatro anos pode ser perdido. O discurso tem que vir acompanhado da prática.”
A Sealf se destacou por vários trabalhos entregues. Apenas um dos cursos oferecidos pelo programa “Tempo de Aprender”, por exemplo, conta com a inscrição de 240 mil pessoas e mais de 2 milhões de acessos.
Apesar da mudança na secretaria, em discurso de posse no cargo, o ministro da Educação de Lula afirmou que a alfabetização é “prioridade absoluta” para o país.
Já era de se esperar! O brasileiro é alienado e vai continuar assim.
O BRASIL ESTA SEM PRESIDENTE, TEMOS UM IMPOSTOR LADRAO FRAUDADOR Q USURPOU O CARGO, E UMA GALINHA COMO PRIMEIRA-LADRA…E NAO ME FALEM EM 2026, ACABOU, NAO TEMOS MAIS ELEIÇOES, TEMOS FRAUDAÇOES…..obrigado aos ISENTOES, culpados por este traste estar de volta, que por seu “apoio” permitiu a implementação da FRAUDE pelo TSE
Concordo plenamente com as suas palavras.
Eu já espero o final do governo para ver o que eles vão dizer, mas já suponho que a resposta vai ser que não tinha dinheiro, esperem só.
Quanto mais analfabetos no Brasil, mais fácil para os petralhas controlarem as massas.
Para o PT quanto mais burro e alienado for o povo, melhor. Geração Paulo Freire. Que venha logo o meteorito.
Faz sentido…! Afinal, pessoas bem alfabetizadas geralmente começam a ter “idéias” blasfemas sobre a seita e isso é heresia punida com a morte.