O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que a descriminalização das drogas poderia ajudar a reduzir o número de presos no país. “Temos de tratar isso como uma questão de saúde, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição”, declarou, em uma extensa entrevista à BBC News Brasil, publicada nesta terça-feira, 7. Segundo ele, o presidente Lula já pediu especificamente providências sobre o sistema carcerário.
Segundo Almeida, “a dinâmica do Estado brasileiro se desenvolveu a partir de uma falsa ideia de que a punição seria, de alguma forma, o elemento fundamental do combate à criminalidade”. “O presidente Lula falou especificamente comigo sobre isso e me pediu que nós pudéssemos pensar no âmbito em formas de fazer com que as pessoas que estão presas e que não deveriam mais estar possam sair do sistema carcerário”, declarou.
Questionado se é a favor da descriminalização das drogas, o ministro assentiu. “Sou a favor. A guerra às drogas é um prejuízo mortal”, afirmou. “Eu acho que a guerra às drogas, a forma com que se combatem às drogas causa um prejuízo irreparável na sociedade brasileira”. E acrescentou que a questão das drogas não se resolve com prisão ou punição. “Pautado na experiência, na experiência de outros países, temos de tratar isso como uma questão de saúde pública, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição.”
O ministro também comentou sobre uma ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2015 para a descriminalização das drogas. “Eu, particularmente, sou favorável a que essa ação seja julgada, e que essa questão seja resolvida no Brasil”, afirmou à BBC. Almeida disse, no entanto, que não haveria nenhuma tratativa com o STF para pautar o julgamento. “Não existe nenhuma questão relativa a isso, até porque isso é parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública.”
Numa sociedade em que os números da violência apavoram a população, o ministro disse que discutir o tema do desencarceramento não será fácil. Segundo ele, é tarefa do Estado brasileiro preparar a sociedade para a discussão sobre o desencarceramento, “uma vez que estamos falando de ciência. Não é uma questão de achismo. Não é uma opinião”. No entanto, ele não citou qualquer estudo que comprove sua opinião.
Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), feito pelo Ministério da Justiça, relativos a junho de 2022, mostram que o número de presos no Brasil é de 837 mil pessoas. Entretanto, mais de 90% dos homicídios do país e a maioria esmagadora de furtos e roubos não são solucionados e ficam impunes, de acordo com várias fontes, inclusive a ONG Sou da Paz.
Relacionadas
Nada que não tenha sido avisado ao povo na campanha,votaram neles pq quizeram,agora tá aí,e ainda diziam que era fake news😂😂😂confia vai confiando que o barba de beuzebu n veio pra brincar não. Já já ele manda fechar as igreja tbm pq disseram q era fake news mas tudo q disseram q era fake news da direita,a esquerda já tá pondo em prática e em votações no congresso. #FicaDeZoioPovo👀👀👀
À esquerda não luta pelo o viciado,luta pela liberação das drogas.Não luta pela criança ,mas pelo o pedófilo.Ela não luta pela propriedade,ela luta pelo o invasor.Ela não luta contra os bandidos ,Ela luta pelo o fim da polícia.Ela não luta pelo trabalhador,Ela luta pelos sindicatos.Ela não luta pela educação,Ela luta pela doutrinação.E todos fingem de cegos
É isso aí! Eles precisam soltar todos os narcotraficantes, estupradores, assassinos e por ai vai. Afinal, segundo as urnas maravilhosas do Butão, há pelo menos 58 milhões de potenciais presidiários para ocupar esses lugares. O cabeça lustrada xerifão já está doido para “defender a democracia”, do jeitinho que fez com o campo de concentração repleto de velhinhos, mulheres e crianças manifestantes.
O Excelentíssimo Senhor Ministro só vê a situação do preso, nao tem uma visao da sociedade, como um todo e pela sua afirmação quer tirar a questao da Segurança Pública para a pasta da Saúde Publica!!! E ainda, ele nao esclareceu o que fazer com parcela expressiva dos traficantes que nao sao usuários!!!! Em destaque os chefoes do tráfico, vai tratar a questao como Saude Pública??? A Lei vigente já excluiu o usuario da prisão!!!! O projeto é taxar a droga com impostos elevados, mantendo o comércio paralelo de drogas, só que sera um crime cuja pena é menos severa, contrabando e descaminho? Soluções mágicas nao existem, com exceção da anulação dos processos do Lula!
Essa turma e suas frases ou ações, vejam só, e / ou, um maestro e seus vários músicos instrumentistas.
Liberar traficantes….
Acho (ministro acha) que não resolve com punição, mas não apresenta uma solução ou minimamente uma sugestão.
Quanto aos números da violência que apavoram a população, o ministro ventila “preparar a sociedade par discussão…” das duas uma ou outr, ou um OBA! o governo vai melhorar o ensino fundamental, médio e superior; ou outro OBA! todos vão ter aulas gratuitas de defesa pessoal, porque, se depender de pessoas com mentes assim, todos vão de se acostumar a serem apavorados.
Viva os direitos humanos!!!, já os humanos direitos terão de se preparar para discussões afins…. ah imaginem o que vai ser dos cidadãos….
Tá certo. Se no Brasil já houve a descriminalização da corrupção, o que tem de mais a descriminalização das drogas? Já somos uma republiqueta mesmo, vamos dar um passo à frente diante do abismo e virar um narcoestado logo de uma vez, pô!
Constrói mais presídios e forma mais policiais. Mais jogar esses bandidos nas costas da sociedade desarmada é mais fácil né?
Devia servir de exemplo: inserir drogas na própria família e compartilhar os resultados daqui um ano.
Esse sujeito precisa ler o livro A Construção da Maldade: Como ocorreu a destruição da segurança pública brasileira, do Roberto Motta. Assim, talvez, uma leitura em linguagem fácil ele aprenderia o básico sobre a realidade brasileira.
Cada ideia de jirico! Se estes drogados que estão soltos, vivem roubando celulares, arrancando portões de alumínio para vender em ferro velho, para consumir a droga, imagina todos os presos saírem, não poderemos sair nas ruas pra nada.
Mais um incapaz mostrando a que veio. Quanto desastre nesse desgoverno.
Mais um parasita!
Que Anta é essa ? Custará menos construir prisões e o exército trabalhar para combater o trafico nas fronteiras.
O que ele quer é bandido solto e militares plantando coca e maconha nas casernas.
Porque esse senhor não pede para soltar Marcola e o Beira Mar e os coloca em seu ministério para ressocializa-los e irem juntos fazer um trabalho na cracolandia
Pra esse pessoal da esquerda, roubar celular, tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro não são crimes! Deveria soltar todos os bandidos e prender pessoas por crime de opinião e fake news!
Entendo ele, a guerra às drogas causa um prejuízo irreparável.
Verdade, um prejuízo irreparável aos traficantes.
Está tudo invertido e previsto com a volta da quadrilha a cena do crime, baseado na ciência de sempre e de botequim é claro.
OUTRO VAGABUNDO!
Um canalha vitimista e mimizento que, como muitos do governo do Larápio, engrossa a massa esquerdopata que adoece o País…
Os generais que traíram a Pátria em troca de altos salários e cargos apoiam todas as decisões do governo comunista e corrupto que foi implantado no Brasil e estão de acordo com a proposta do ministro para dar carta branca ao narcotráfico, as organizações criminosas e a liberação dos encarcerados, os “MANÉS’ pagadores de impostos que se lasque.
Mais um dos débeis mentais que compõe este governo que é uma verdadeira vergonha. Porquê será que eles não incluem no debate as famílias que foram arrasadas em função de envolvimento de seus entes queridos com as drogas.
Dia após dia é só decepção com a quadrilha
No mínimo, esse pseudoministro deve ser usuário de drogas.
Pernóstico e arrogante, querendo transformar o Brasil na California do Sul.
Mais um farsante que, nós contribuintes, somos obrigados a sustentar.Esse picareta mentiu descaradamente quando fala em “guerra às drogas”,em experiências de outros países e em encarceramento por consumo de drogas.Não existe um preso sequer,no Brasil, só por ser usuário de drogas.Ele mente na cara dura.
Ótimo, mostrem ao mundo do que o governo atual é feito. Pessoas como o Pedrinho Matador, estupradores em geral (diplomados ou não) e até os que cobram propina por vício são doentes com graves transtornos mentais – questão de saúde que causa profundos problemas sociais. Se já está adoecido, punir para quê? Libertem todos dos manicômios judiciais. Assim ficaremos todos preocupados com os criminosos violentos e não notaremos os criminosos de colarinho branco, como os corruptos e corruptores, praticando seus crimes impunemente.
Olha quanta estupidez.
Nos EUA as drogas foram liberadas na maioria dos estados.
O resultado foi mais de Cem mil mortes por overdose, aumento de mais de 40% de suicídio, e crescimento descontrolado da criminalidade.
Que ideia de “jênio”!
Vamos descriminalizar todos os demais crimes, assim acabamos com todos os crimes.
Ele quer impor. Se for feita uma consulta pública ou até plebiscito ele vai chorar pelo resultado. A incompetência ou a cabeça formada com ideologia da destruição da sociedade ordeira e pacífica é uma meta da esqueda?
É por isso que a esquerda na Vale nada. Quer descriminalizar para reduzir presos e nao pra tratar e curar os dependentes.
Também é um tipo de jabuti, tão a gosto de certos parlamentares. Com a desculpa de soltar alguns meros viciados liberam junto centenas de traficantes perigosos. Nenhuma novidade.
Logico!
É o PT sendo PT.
Vão soltar todos os bandidos da cadeia.
Isso aí é parte do processo de venezuelização do Brasil.
Fabricam delinquentes(“prender um jovem que rouba um celular para tomar uma cervejinha”) e os querem livres, incoerência, a sociedade paga de todo jeito