O advogado-geral da União, Jorge Messias, pediu aplausos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, 14, durante uma cerimônia da Advocacia-Geral da União (AGU) para a entrega de condecorações a autoridades em Brasília.
“Se hoje o Brasil vive uma democracia plena, somos muito gratos ao seu trabalho”, disse Messias, sem mencionar as reportagens da Folha de S.Paulo sobre supostas irregularidades na condução de inquéritos no STF.
O evento, realizado no Clube Naval de Brasília, reuniu membros da cúpula dos Três Poderes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizam a conduta de Moraes ao compartilhar informações entre seus gabinetes na Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas redes sociais, Messias também defendeu Moraes. “O ministro Alexandre de Moraes sempre se destacou por seu compromisso com a justiça e a democracia”, escreveu.
“Do mesmo modo, tem atuado com absoluta integridade no exercício de suas atribuições na Suprema Corte”, acrescentou. “Suas decisões contaram com a fundamentação e regularidade próprias de uma conduta honesta, ética e colaborativa que merece nossa admiração e apoio.”
Moraes utilizou TSE para investigar apoiadores de Bolsonaro
O gabinete do ministro Alexandre de Moraes utilizou o TSE para investigar jornalistas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das fake news, criado em 2019.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, mensagens trocadas pelo próprio magistrado, por assessores e por integrantes do TSE mostram que o setor de combate à desinformação da Corte Eleitoral, então presidida por Moraes, serviu como braço investigativo do STF.
As mensagens, trocadas entre agosto de 2022 e maio de 2023, revelam que o TSE foi usado para investigar e abastecer o STF com relatórios — muitas vezes sem registro oficial.
Leia também: “A verdade prevaleceu”, editorial da Revista Oeste
Em alguns momentos, assessores de Moraes mencionaram a irritação do magistrado com a demora no atendimento às suas ordens.
“Vocês querem que eu faça o laudo?”, teria perguntado o ministro, em uma das mensagens. “Ele cismou. Quando cisma, é uma tragédia”, comentou um dos assessores, referindo-se ao magistrado. “Ele está bravo agora”, disse outro.
O juiz instrutor Airton Vieira, próximo de Moraes no STF, foi um dos principais responsáveis por solicitar relatórios ao TSE. Eduardo Tagliaferro, chefe da assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) no TSE, também esteve envolvido.
Leia também: “Quem são os 9 deputados da base de Bolsonaro que Moraes mandou investigar”
Tagliaferro deixou o cargo em maio de 2023, depois de ser preso sob suspeita de violência doméstica contra a mulher, em Caieiras (SP).
É uma quadrilha coesa e determinada a manter o poder nazista que adquiriram. Soltaram Lula e muito mais. Estilo Venezuela. Não vão parar. Congresso comprado facilmente. Executivo nem se fala. Judiciário muito confortável para seguir mantendo o sistema bem alimentado..não vejo solução !
Esse tal não aquele moleque de recado da presidenta Dilma Roussef que levaria o ato de nomeação do ex presidente Lula para um cargo de ministro a fim de livrá-lo da prisão, é esse, o BESSIAS? Então está explicado!
O lixo humano tomou conta do país.
“Bessias” é o Bedel dos esquerdopatas a muito tempo.
Bessias o puxa saco da AGU, ganhou o cargo por ser o estafeta se Dilma Rousseff, ao levar recado ao ladrão mor do Brasil.
QUE VERGINHA HEIN SENADORES.? MORAES GOVERNANDO EM SEUS LUGARES
Observemos as figuras citadas neste texto!
São altamente contagiosos, a simples presença desses “doentes”, infecta o ar….
A AGU. Convenhamos: é uma figura desclassificada.
Realmente é preciso reconhecer. A CAMBADA SE ENTENDE. Esse indivíduo, o menino de recado da Dilma Rousseff, mais conhecido por Bessias, é o que comanda
Lixos … vagabundos… cadeia neles.
O melhor da foto é a cara do soldado obrigado a participar dessa farsa. Diz tudo!
NOJO!! BANDIDOS! VAGABUNDOS!!!
Ridículos o “careca cismado “ e o Bessias da anta Dilma com essas faixas ridículas penduradas dada por uma unidade das frouxas armadas como se alguém desse alguma importância para isso
tudo bandido na mesma estirpe, uma facção pior que PCC e CV
A cara do capacho vagabundo, dá nojo!
O tal “Bessias” já se tornou conhecido pela cumplicidade com os crimes da Dilma. Continua atuando na defesa do crime.
Isso demonstra que quem defende bandidos continua sendo membros desse desgoverno petista, está explícito o crime de Alexandre de Moraes e vem o Bessias querendo defender o réu, mostra que realmente o Brasil precisa se livrar desse sistema .
Defendendo um membro do governo, stf braço gestapo desse governo ilegítimo …
Advogado-Geral da União: Uau!!! É um alto cargo no Governo brasileiro, responsável por representar a União (Lula) em questões judiciais e administrativas e fornecer consultoria jurídica ao governo federal (Lula). Assumiu o cargo em agosto de 2023 (Lula), tem experiência significativa na área jurídica e já ocupou outros cargos importantes na administração pública. O que será que acontece quando um AGU protege um M do STF? Idealismo político? A Censura dos brasileiros que brigam pela verdade e transparência dos Órgão Públicos? é a Censura política: repressão de ideias ou informações consideradas desfavoráveis ao Governo (Lula) ou ao regime em poder (STF/STE).
Prezados redatores da revista Oeste:
É mais que necessário reformular suas colocações, assim deve ficar:….. sinistro do desgoverno pulha…..
Ou seja, democracia que essa gente defende é a mesma que Maduro pratica: perseguir opositores
esse caboclo tem cara de IMBEssías mesmo!
Esses caras são uns tremendos gozadores da cara de nós brasileiros. Ou ainda fumam erva estragada ou outras, ou só mau caratismo mesmo. Saíram das trevas da ignorância, ganharam luz atravéz do maior crime e se acham estrelas. E nós assistindo tudo quietinhos.