publicidade
Política

Ministro de Lula vota para derrubar veto ao marco temporal

Carlos Fávaro foi exonerado do Ministério da Agricultura e Pecuária para, inicialmente, votar favorável à indicação de Flávio Dino para o Supremo

Carlos Fávaro - ministro da agricultura - lula - veto marco temporal
O ministro Carlos Fávaro durante sessão no Congresso; sobre marco temporal, ele votou contra o governo Lula | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira, 14, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que instituiu a tese do marco temporal para demarcação das terras indígenas. Partiu do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), ministro da Agricultura e Pecuária do governo federal, um dos votos responsáveis por barrar a decisão do petista.

+ Leia mais notícias da Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Fávaro foi exonerado temporariamente do cargo no Executivo na terça-feira 12. Ele deixou a Esplanada dos Ministérios para apoiar a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na Câmara dos Deputados, o placar foi de 321 a 137 para a rejeição do veto ao marco temporal. No Senado, 53 senadores votaram pela derrubada do veto e 19 pela manutenção. O trecho estabelece a data da promulgação da Constituição Federal, 5 de outubro de 1988, como o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Carlos Favaro
Redutos eleitorais do ministro Carlos Fávaro, duas cidades de Mato Grosso receberam obras de R$ 42 milhões da Agricultura, o que levantou suspeitas de favorecimento | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao votar contra o governo Lula, Fávaro marcou posição em favor da demanda da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), colegiado ao qual ele já fez parte. Conhecida popularmente como bancada do agro, a FPA congrega mais de 300 parlamentares e é defensora da tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas — ou seja, as demarcações só deveriam ocorrer em propriedades ocupadas por esses povos na data de promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Ministros exonerados para ajudar Dino

Além de Fávaro, Lula exonerou outros três ministros com mandato no Senado para que eles pudessem apoiar a indicação de Dino, foram eles: Camilo Santana (Educação), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). Além do ministro da Agricultura, somente Renan Filho ainda permanece na Casa. O chefe dos Transportes seguiu a orientação do governo e votou a favor da permanência do veto presidencial.

Leia também: “Lucro dos produtores rurais cai no governo Lula”


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim
    Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim

    É preciso tomar remédio pra vômito , pra ler notícias de política, no Brasil !!! Aqui está concentrado o maior número de canalhas do mundo nesta função, que deveria ser honrada!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade