O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, culpou o Banco Central (BC) pelo fracasso em relação à política de juros. Ele deu a declaração nesta quarta-feira, 28, a jornalistas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Está faltando estudar um pouco fundamentos da economia”, disse Marinho, ao referir-se ao BC.
Ministro do Trabalho diz que Banco Central precisa “estudar fundamentos da economia”.
— Metrópoles (@Metropoles) March 27, 2024
“Existem duas maneiras de controlar a inflação. Uma forma é restringir (…) mas é a forma burra de fazer. O jeito inteligente é você controlar a inflação pela oferta”, afirmou Luiz Marinho… pic.twitter.com/MfKYXQotoP
De acordo com o ministro, há duas maneiras de controlar a inflação. A primeira, que chamou de “burra”, é restringir a circulação de dinheiro. Conforme Marinho, esse modelo ocorre por meio do aumento de juros e do corte de crédito.
Leia também: “Trabalhadores não devem ter o direito de rejeitar imposto sindical, diz ministro Marinho”
A segunda forma, de acordo com o ministro, é a “inteligente”. Essa se faz “quando se controla a inflação por meio da oferta”.
O que Marinho quis dizer
O ministro disse que, ao expandir a oferta, as empresas “abrem as portas para o emprego”. Quando o número de empregos cresce, aumenta a “demanda de consumo”. “É assim que se controla a inflação de forma inteligente”, afirmou.
Leia mais: “‘Se a Uber quiser sair do Brasil, problema da Uber’, diz ministro do Trabalho”
Marinho disse também que as empresas precisam aumentar o planejamento, para garantir o aumento na oferta de produtos e serviços.
Ele afirmou que as companhias precisam “bater à porta” de bancos públicos e privados, para garantir investimentos e aumentar a produtividade. De acordo com Marinho, o BC deve colaborar com a economia por meio da redução de juros.
Leia também: “Ministro de Lula elogia decisão do STF sobre imposto sindical, mas quer ir além”
Marinho disse ainda que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro ficaram acima da média. O órgão registrou 306,1 mil carteiras assinadas naquele mês.
Você, de cloaca fechada, é um sábio, sinistro Marinho.
Esse sindicalista está com toda moral para cima do Campos Neto, laureado economista: Vá estudar para entender de controle da inflação… É, pois é, é nisso que dá votar nesses vagabundos.
E o próprio Marinho que tem que estudar economia.
Primeiro, ele tem que passar no vestibular, depois, quem sabe consegue passar para corte e costura.
Esse Marinho é um ladrão analfa, quer ensinar ao Roberto Campos economia financeira, basta comparar os currículos. Ele dava certo como ministro do trabalho da faixa de gaza
O marinho deveria ficar roxo de vergonha ao criticar quem sabe o que faz. Inveja , o povo de , SBCnão pode nem ouvir o esse nome , foi péssimo prefeito.
Esse ministro deve ter sido colega de classe da deslumbrada. Sua única dúvida é saber se oliveira dá uva ou é pé de sobrenome.
Um fracassado que governou SBC que hoje não se elege nem para vereador fora os processos que caíram sobre seus ombros vem falar de um gênio da economia, só esse partido PT para mentir para o povo brasileiro.
Inacreditável que esse sindicalista queira dar sula a um economista respeitafo no mundo totdo. O nelhor banco crntral do mundo ter de ouvir asneiras de wuem nunca fez nada.