Ministro pede inquérito contra Folha após artigo que pede morte do presidente

Determinação foi do ministro da Justiça, André Mendonça, com base na Lei de Segurança Nacional
-Publicidade-
Folha entrará na mira da PF | Foto: DIVULGAÇÃO
Folha entrará na mira da PF | Foto: DIVULGAÇÃO | folha de s. paulo - andré mendonça

Determinação foi do ministro da Justiça, André Mendonça, com base na Lei de Segurança Nacional

folha de s. paulo - andré mendonça
Folha entrará na mira da PF | Foto: DIVULGAÇÃO

O ministro da Justiça, André Mendonça, determinou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito contra o jornal Folha de S. Paulo após a publicação do artigo “Por que torço para que Bolsonaro morra”, do articulista Hélio Schwartsman. Segundo Mendonça, com a publicação, a Folha infringiu artigos da Lei de Segurança Nacional.

-Publicidade-

Leia mais:Twitter deixa mensagens de ódio propagarem contra Bolsonaro

De acordo com o ministro, o jornal pode ser enquadrado nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional. Para o ministro, ao defender publicamente a morte de um presidente, o colunista da Folha feriu princípios básicos do Estado democrático de direito. “Não há direitos fundamentais absolutos. As liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais.Tais direitos são limitados pela lei”, descreveu o ministro pelas redes sociais.

O artigo

No artigo, Schwartsman foi além de fazer mero questionamento sobre eventuais benefícios relacionados à morte do presidente. De acordo com o articulista, Bolsonaro “prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida”. Ele, que é ex-editor do jornal, afirma ainda que a morte do político salvaria outras vidas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Espero que processe mesmo. Esse pessoal da Folha de SP não respeita a instituição Presidência da República. Bolsonaro é Presidente do Brasil gostem eles ou não. Perderam credibilidade totalmente, pq não sabem fazer um jornalismo imparcial.

  2. O Governo Bolsonaro ainda não acabou, mas a Folha já . Há muito tempo…
    Certamente, o articulista atrai para si parcela da culpa por estar nosso país ainda chafurdando.

  3. Tomara que o STF se redima dos últimos atos e dê guarida ao pedido do Sr. Ministro da Justiça.
    Mas, sinceramente, não acredito que isso vá ocorrer.
    Agora, se as ofensas tivessem sido direcionadas a um dos ministros do STF…

  4. O certo seria enquadrar num processo duro, o jornalista, e o jornal Folha de São Paulo (que há muito se tornou folhetim político de esquerda), pois ambos se esqueceram à tempos o que é ser e fazer jornalismo sério. Ambos deveriam ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional, sem qualquer hesitação dos Ministros do STF.
    A pena e a multa, para ambos, dessa vez, tem que ser exemplar, para frear os abusos que são cometidos diariamente, através desse patético orgão de imprensa !!! Cadeia pro Jornalista e pros Editores Chefes (Diretores) desse jornal chinfrim !!!

  5. Quero ver qual vai ser a deciçao dos deuses do STF agora vamos quem e o STF se eles blindarem a folha temos que tomar uma deciçao drastica contra essa organizaçao

  6. A Folha está chegando ao paroxismo. Ainda bem que cancelei minha assinatura que já havia mais de 30 anos. Fui poupado, portanto, de receber em casa tamanha excrescência vomitada pelo blogueiro abjeto Hélio Schwartsman. No lugar da Folha e Veja, estou assinando a Revista Oeste.

  7. Os políticos conservadores devem adotar a mesma estratégia de marketing da esquerda. Judicializar todas as questões desse tipo ou acusações mentirosas, caluniosas, etc, diariamente, em todas as instâncias da Justiça brasileira e dependendo do caso internacionais para manchete no exterior. Isso vale no minimo ima semana de TV e Jornal. E notícia para mostrar nas eleições. Numa Guerra as armas usadas devem ser equivalentes ou superiores às do oponente. Processo neles!

    1. Isso não é liberdade de imprensa , é discurso de ódio. Se fosse algum jornalista ligado a Bolsonaro já estaria até com tornozeleira mesmo sem ser julgado.e o Twitter? Se fosse alguém da direita já estaria bloqueado na plataforma. Dois pesos e duas medidas. Cuidado seletivo para não propagar o ódio. Da esquerda pode .

  8. Parabéns Bolsonaro 22. O resto é “Folha” virada. Ô André Mendonça, só você tá lendo o Hélio, esse gás nobre q sai pelo traseiro.

      1. A Folha virou folhetim político há muito, não mais faz jornalismo.

  9. A que ponto chegamos!!!!! Liberdade de expressão e opinião sim, mas dentro dos limites da lei!!!!! Ministério da Justiça e Polícia Federal devem agir com todo o rigor para que ações como essa nunca mais se repitam, não importa quem seja o presidente de república!

    1. Espero que processe mesmo. Esse pessoal da Folha de SP não respeita a instituição Presidência da República. Bolsonaro é Presidente do Brasil gostem eles ou não. Perderam credibilidade totalmente, pq não sabem fazer um jornalismo imparcial.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.